Saber como instalar Voip em sua empresa é sinônimo de, pelo menos, duas características principais: economia na conta de telefone e um atendimento com recursos mais profissionais. Que empresa não quer uma gestão de call center assim, não é mesmo?
No entanto, muitos empresários têm dúvidas de como implementar Voip em suas empresas sem alterar muito a forma como usam o telefone diariamente. A boa notícia é que simples e fácil migrar da telefonia convencional e configurar Voip.
Separamos um passo a passo simples para você saber por onde começar. Se ficar com alguma dúvida sobre o assunto, é só entrar com contato conosco, combinado?
Passo 1: Tenha os equipamentos necessários
O primeiro passo para aprender como instalar Voip é saber quais são os equipamentos necessários para utilizar esse sistema. Em seguida, faça um levantamento da quantidade exata que deverá ser providenciada, caso haja necessidade.
Vamos a eles:
ATA
O ATA (Adaptador de Telefone Analógico) é um aparelhinho que cabe na palma da mão, mas não deixa de ser muito poderoso. Através dele é possível usar a telefonia Voip sem a necessidade de ficar preso a um computador, ou seja, é possível usar um aparelho de telefone comum, inclusive um telefone sem fio.
Nesse sentido, o ATA pode ser adquirido caso você decida continuar utilizando os seus aparelhos de telefone convencionais em vez de substituí-los por computadores, dispositivos móveis ou telefones IP.
A vantagem é que muitos desses aparelhos ATA fazem o controle de qualidade do serviços (QoS), onde basicamente é separado uma velocidade da internet exclusiva para o Voip. Assim, a qualidade de voz nas chamadas tende a ser bem maior.
Além disso, alguns ATAs tem a possibilidade de integrar-se com a uma linha de telefone analógica, e dessa forma a empresa usa o mesmo número de telefone que já possui para receber chamadas; e ao for fazer chamadas, usa a telefonia Voip que tem melhores tarifas do que a telefonia convencional.
Os preços de um aparelho ATA vão de R$ 250,00 a R$ 400,00 dependendo do modelo e funcionalidades disponíveis.
Telefone IP
O telefone IP é basicamente um aparelho de telefone fixo comum, porém tem a capacidade de se conectar diretamente à internet, também sem a necessidade de um computador ligado.
Então, ele é um opção de como instalar Voip substituindo os aparelhos fixos convencionais.
Esse aparelho, portanto, é a junção de um ATA com um aparelho de telefone fixo. Ou seja, ele possui as mesmas características de um adaptador ATA e alguns modelos também fazem o controle da qualidade (QoS).
A vantagem de um telefone IP é que alguns modelos de mercado possuem áudio em HD (alta definição) o que proporciona uma qualidade de conversação ainda melhor. É indicado para quem já procura uma solução “tudo em um”: mais fácil de configurar e com qualidade.
A média de preço de um telefone IP varia de R$ 300,00 a R$ 600,00 dependendo do modelo e funcionalidades disponíveis.
PABX Híbrido
Uma central PABX híbrida é como uma central telefônica convencional, com a vantagem que, por ser híbrida, é possível integrar com a telefonia Voip.
Com um PABX híbrido é possível usar vários aparelhos de telefone ao mesmo tempo, e todos esses telefones podem usar a telefonia Voip para fazer e receber chamadas.
É mais indicado para empresas que possuem vários departamentos e tem necessidade de recursos profissionais, como transferência interna de chamadas e integração com uma ou várias linhas de telefone convencionais (analógicas). Dessa forma, dá pra usar os dois tipos de telefonia (convencional e Voip) no mesmo equipamento.
Um PABX híbrido é um aparelho mais robustos, e, por isso, os preços variam de R$ 700,00 a R$ 8000,00 reais dependendo da quantidade de ramais e portas disponíveis no equipamento.
Mas aqui vai uma vantagem da telefonia Voip: você pode utilizar um PABX Virtual que já vem integrado em alguns planos Voip. Com isso, o sistema funciona todo em nuvem, não tendo a necessidade de adquirir um aparelho de PABX. Entenda mais sobre isso neste post aqui.
Computadores e dispositivos móveis
Outra possibilidade de uso da telefonia Voip é por meio de computadores e dispositivos móveis (como tablets e smartphones) que tenham acesso a internet – já que a tecnologia funciona por meio da internet, essa é uma grande vantagem.
Então, essa é uma ótima maneira de utilizar o melhor da telefonia virtual e garantir a mobilidade da equipe, otimizando e integrando toda a comunicação interna da empresa.
Passo 2: tenha uma internet de qualidade
Tendo os dispositivos certos – aparelhos de telefone com ATA, telefones IP, computadores ou dispositivos móveis – outro passo de como instalar Voip é certificar-se da qualidade da conexão de internet da empresa.
Recomenda-se que ela tenha uma velocidade mínima entre 30 e 80 kbps (quilobytes por segundo) dedicados por ligação. Por exemplo:
Se a sua empresa tem 15 colaboradores conectados ao Voip e realizando ligações ao mesmo tempo, saiba que cada uma dessas chamadas utilizará uma velocidade máxima de 80 kbps.
Logo, 15 ligações x 80 kbps = 1.200 kbps de velocidade de internet sendo usada em todas as chamadas.
Se 1 MB (megabytes) de internet corresponde a 1.024 kb (quilobytes), então a sua empresa precisa ter uma internet, com, no mínimo, 2 MB de tamanho (já que a regra de 3 deu o resultado de 1,17 MB). Em outras palavras, pagar por essa quantidade de internet não é nada caro para o empreendimento.
Passo 3: adquira um softphone
Saber como instalar Voip também significa saber como ele vai funcionar na tela do seu aparelho de telefone e/ou computador.
A resposta é simples: o softphone, que funciona com a interface do sistema Voip por onde as ligações serão efetuadas. Em outras palavras, trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis ou um software a ser instalado em seu computador para que a telefonia funcione.
Confira neste post aqui dois exemplos de softphones e como eles funcionam.
Passo 4: escolha uma operadora que tenha planos Voip de qualidade
Um passo importante de saber como instalar Voip é escolher qual plano mais de adapta às demandas da empresa.
Nesse sentido, é importante escolher uma operadora que possua duas vantagens básicas: não ter contrato de fidelidade (o que evita que sua empresa fique sujeito à multas por cancelamento do contrato) e a possibilidade de testar a qualidade do Voip antes de adquirir o plano.
A boa notícia é que a FaleMais cumpre esses dois requisitos – além de ser devidamente autorizada pela Anatel. Aqui nós ajudamos você a escolher o melhor plano e a configurar Voip da maneira correta em sua empresa.
Nesse caso, confira aqui as características e os preços de todos os nossos planos Voip.
Em seguida, teste gratuitamente a qualidade da nossa telefonia Voip.