O que é PABX e quais as vantagens para a empresa?

O que é PABX

Se você gerencia uma empresa que precisa de mais praticidade para se comunicar entre diversos setores e filiais, então precisa saber o que é PABX.

Afinal de contas, uma boa comunicação é essencial para o crescimento de qualquer empreendimento – e não estamos falando apenas de estruturar uma linguagem simples, mas também de utilizar ferramentas e equipamentos que facilitam o acesso aos colaboradores internos, externos, além de clientes e fornecedores.

Então, sem mais delongas, vamos falar sobre o que é PABX e como esse sistema é a resposta para alinhar essa comunicação em seu negócio.

O que é PABX?

PABX é derivado da sigla em inglês Private Automatic Branch Exchange, que significa em uma tradução livre algo como troca automática de ramais privados.

Na prática, o PABX é um equipamento que centraliza toda a comunicação que ocorre via telefone. Ou seja, em vez da empresa adquirir várias linhas telefônicas para que todos os departamentos tenham seus telefones, com o PABX, basta investir em uma única linha de telefônica, já que esse aparelho interliga os diferentes aparelhos de telefone em uma central unificada.

Nesse caso, os aparelhos funcionam como ramais, que se comunicam entre si e também recebem e fazem ligações externas, já que o aparelho faz automaticamente o redirecionamento de chamadas feitas/recebidas nesses ramais. Imagine a economia financeira que o PABX significou para as empresas, não é mesmo?

Bom, mas aí a tecnologia foi evoluindo, e, com a popularização da internet e a melhora da qualidade do sinal digital, além de sabermos o que é PABX, também precisamos saber o que é o chamado PABX virtual

Quais as diferenças entre um PABX e um PABX virtual?

O PABX virtual é a evolução do aparelho de PABX, já que ele deixa de ser analógico e passa a funcionar por meio da tecnologia Voip

É simples de entender a diferente entre o que é PABX e o que é um PABX virtual. Como o sistema Voip utiliza a internet para fazer e receber ligações, não é necessário investir em um aparelho analógico de PABX para a distribuição de ramais. Agora, ele é um software em nuvem e tem as mesmas vantagens que o convencional – aliás, tem até mais vantagens.

Uma dessas vantagens é que você não precisa mais investir em aparelhos de telefone, caso não queira. O sistema Voip funciona perfeitamente em computadores e dispositivos móveis que tenham a acesso a uma internet de qualidade – mas se a empresa já tiver investido em telefones, basta utilizar adaptadores para o funcionamento do sistema. 

Quais são as vantagens do PABX virtual para a empresa?

Depois de entender o que é PABX, vamos falar sobre as vantagens desse sistema para as empresas:

  • URA integrada (Unidade de Resposta Audível), que atende as ligações de forma automática com uma gravação personalizada, o que permite que a pessoa escolha qual ramal deseja falar.
  • Ligações gratuitas entre os ramais (mesmo se localizados fora da sede da empresa).
  • Gravação de voz. 
  • Transbordo de chamadas – o PABX virtual encaminha a ligação a outro ramal, caso o principal esteja ocupado.
  • Menu de atendimento automático com mensagem personalizada.
  • Interface simples de entender, possibilitando o acompanhamento de métricas importantes para avaliar os resultados da comunicação.
  • Se a empresa tem filiais, o PABX facilita a criação de uma segmentação numerados nos ramais, facilitando a gestão de telefonia.
  • O PABX virtual também facilita o monitoramento de toda a rede, antecipando problemas e reparos programados, o que não afeta a rotina da empresa.
  • Economia na conta de telefone, já que no sistema Voip integrado ao PABX virtual, paga-se apenas por uma assinatura mensal, créditos para as ligações e a inclusão de novos ramais, caso seja necessário. 
  • Aliás, a inclusão de novos ramais é feita totalmente sem burocracia e de forma rápida, o que possibilita o crescimento sustentável da empresa. Ou seja, paga-se apenas pela quantidade de ramais que ela precisar no momento.

Quer saber mais vantagens sobre o que é PABX e como ele funciona com o sistema Voip? Então complemente esse assunto sabendo como organizar e preparar a sua empresa para a inclusão dessa nova tecnologia no setor de telefonia. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!