Serviço Voip: o que é, como funciona e principais vantagens

Serviço Voip

A sua empresa tem um volume considerável de ligações e a conta vem ultrapassando os limites orçamentários? Pois então, separe alguns minutinhos para conhecer o que é o serviço Voip.

Essa tecnologia, que vem sendo utilizada por muitas empresas que precisam resolver, pelo menos, duas demandas importantes: os custos das chamadas (ainda mais se elas fazem muitos DDDs) e a necessidade de modernizar e alinhar a comunicação interna e externa.

O que é Voip e como funciona um serviço Voip?

Voice Over Internet Protocol, ou, “Voz sobre IP”, o serviço Voip nada mais é do que você passar a fazer e a receber chamadas exclusivamente via Internet – e não mais por linhas analógicas.

Um bom exemplo de serviço Voip é o Skype e também o WhatsApp, já que você faz e recebe chamadas a partir de números de telefone. 

Mas quando falamos de empresas, os aplicativos mencionados acima não atendem perfeitamente, já que elas precisam contar com vários recursos profissionais para melhorar o atendimento – como já explicamos neste post aqui

Bom, dissemos que a tecnologia Voip funciona via internet. Mas quais recursos a empresa precisa ter para que ela funcione corretamente?

  • internet de boa velocidade para que a chamada não sofra picotes (entre 30 e 80kbps de velocidade dedicados por ligação);
  • computadores e/ou dispositivos móveis (notebooks, tablets e smartphones) que tenham acesso a internet;
  • fones de ouvido ou headsets, caso as ligações sejam feitas em computadores;
  • um softphone – que é um software ou aplicativo que você baixa e que servirá como o painel de controle do serviço Voip;
  • uma conta ativa de Voip.

Caso a empresa já tenha investido em aparelhos de telefone, basta investir em adaptadores ATA para que o sinal analógico seja convertido em digital. Outra opção é investir em telefones IP, que já contam com suporte para o serviço Voip e seus recursos profissionais. 

Viu só? Não é preciso de muito para que o serviço Voip funcione, e essa é uma das grandes vantagens da tecnologia, já que é possível iniciar uma boa estrutura de atendimento telefônico com recursos acessíveis.

E falando em vantagens:

Quais são as vantagens do serviço Voip para as empresas?

  • Economia: os custos das chamadas pela internet ficam bem mais em conta comparados com as chamadas analógicas – e ligações entre ramais são gratuitas. Além disso, o custo-benefício também se justifica com uma série de recursos, caso a empresa opte por investir em um serviço Voip com PABX virtual.  
  • PABX virtual: e por falar nele, o PABX virtual é um excelente recurso acessível para empresas que querem tornar o atendimento telefônico profissional sem gastar muito. Ele funciona totalmente em nuvem e oferece recursos como gravação de chamadas, menu automático de atendimento, fila de espera personalizada, correio de voz (cujas mensagens são automaticamente enviadas a um e-mail cadastrado), etc.
  • Número 0800: sim, o serviço Voip proporcionou que o número 0800 também ficasse acessível (financeiramente falando) a empresas menores – no Voip esse serviço também funciona em nuvem, mas sem perder a qualidade e os benefícios, como você pode ver neste post aqui.
  •  Mobilidade: uma grande demanda das empresas está em relação ao custo das chamadas dos funcionários que permanecem fora da empresa, como vendedores externos, profissionais em home office e em outras filiais. Nesses casos, o serviço Voip proporciona uma comunicação interna alinhada, já que garante a mobilidade de todos sem que isso comprometa o orçamento. 
  • Otimização: a transmissão de dados de uma ligação com o serviço Voip ocupa menos espaço se comparado com uma ligação analógica. Por exemplo: em uma ligação analógica de 15 minutos teria uma velocidade de 128 kbps/s e a transmissão de dados levaria 10 minutos – e no serviço Voip, a velocidade seria de 64 kpbs/s e a transmissão de dados levaria 5 minutos. Isso quer dizer que com Voip, a empresa fica com mais tempo livre para outras ligações, otimizando a comunicação e a produtividade do call center. 

Bom, já deu para perceber que o serviço Voip veio para ficar, não é mesmo? Então o próximo passo é conhecer quais são os planos Voip da FaleMais, seus custos e para quais empresas eles são indicados. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!