Comunicação e endomarketing: por que é tão importante para o sucesso das empresas?

Comunicação e endomarketing

Você conhece a importância de se trabalhar com comunicação e endomarketing dentro da sua empresa?

Em tempos de estreitamento da relação entre marcas e clientes, principalmente por conta das redes sociais, alinhar a comunicação interna com a sua equipe é uma poderosa ferramenta estratégia de gestão.

No post de hoje, vamos entender o significado de comunicação e endomarketing, bem como todas as vantagens para a empresa e por onde começar.

O que é comunicação e endomarketing?

Quando falamos em comunicação e endomarketing, estamos nos referindo à comunicação interna que a empresa precisa fazer dentro dela.

Mas apesar desses dois termos se complementarem, existe uma diferença entre eles.

Enquanto a comunicação interna tem o objetivo de informar e manter todos os colaboradores devidamente alinhados ao discurso da empresa, o conceito de endomarketing é colocar em prática as estratégias de marketing interno nela.

Como assim? A comunicação interna tem o papel informar e eliminar ruídos de comunicação entre os colaboradores – mas é o endomarketing que vai motivá-los e estreitar suas relações com a empresa que trabalham. É o famoso “vestir a camisa” da empresa.

Quando o time está todo alinhado com a cultura da empresa, e, ainda, está engajado, ele acaba virando um “cliente interno”, divulgando a marca de forma espontânea na sociedade. E isso é fundamental para reforçar a imagem da empresa lá fora.

Quer um exemplo? Imagine que a sua empresa decida realizar uma ação de sustentabilidade – por exemplo, os colaboradores e gestores passarão um dia percorrendo os parques da cidade recolhendo o lixo e promovendo ações de conscientização.

Se a sua empresa não trabalhar a sustentabilidade dentro de suas próprias paredes, isso pode gerar uma repercussão negativa, caso essa informação “vaze”. Não estamos dizendo que a empresa deve maquiar suas estratégias, fingindo ser ou fazer o que não é e não faz. Mas realmente ser engajada dentro e fora de suas paredes, para que o discurso esteja, de fato, alinhado, e a marca não seja pega em contradição.

Viu como comunicação e endomarketing caminham juntos?

Quais as vantagens da comunicação e endomarketing para o sucesso das empresas?

– O discurso e os objetivos da empresa ficam alinhados. Mais do que manter todos a par dos objetivos e do planejamento estratégico da empresa, a comunicação interna faz com que o time trabalhe focado nesses objetivos, o que afeta diretamente o crescimento do negócio.

– Aumenta a produtividade da equipe. Erros e atrasos em projetos podem ser evitados ou minimizados quando a equipe está com a comunicação interna bem alinhada entre si. E com a estratégia de endomarketing, aumenta a qualidade do trabalho, pois o retorno que a equipe terá fica mais evidente.

– Diminui a rotatividade de funcionários. Investir em comunicação e endomarketing faz com que os colaboradores sintam-se motivados a permanecerem na empresa, pois o engajamento aumenta. Por isso é tão importante que o empreendimento vivencie na prática a cultura que prega para seus clientes e fornecedores.

– Evita fofocas e rumores. Quando os colaboradores sabem realmente o que está acontecendo, principalmente em momentos de crise – ou seja, quando a empresa é transparente – diminuem-se e até evitam-se especulações, rumores, teorias e fofocas falsas dentro da empresa (e que pode se espalhar para além de suas paredes).

– A equipe sente que realmente faz parte da empresa. Ver que um funcionário realmente se identifica com seu local de trabalho traz inúmeros benefícios – aliás, em momentos de crise, ele vai defendê-la, pois faz parte dela. Por isso é tão importante manter uma boa comunicação e uma adequada política de feedbacks (incluindo os feedbacks positivos).

– Melhora a imagem da empresa no mercado. Praticar comunicação e endomarketing, ou seja, abrir canais de comunicação com a sua equipe, também demonstra que a empresa se preocupa com ela e está atenta a ouvi-la e a valorizar seus potenciais. E isso certamente ecoa no mercado e valoriza a sua marca perante o público externo.

Como implementar comunicação e endomarketing na empresa?

A seguir separamos algumas estratégias para você trabalhar a comunicação e endomarketing em sua empresa:

1-Integre a equipe: crie na empresa um ambiente de confraternização e integração entre todos, incluindo gestores e diretores. Comemorem conquistas, promovam momentos de descontração e criem projetos juntos.

2-Capacite a equipe: quando o colaborador sabe que a sua empresa é um local onde ele pode crescer profissionalmente, aumentam-se as chances de engajamento.

3-Utilize ferramentas de comunicação interna: mantenha todos sempre bem informados sobre as ações e os objetivos da empresa. Nesse caso, vale apostar em canais de comunicação, tais como murais de aviso, impressos, newsletter, intranet, rede social corporativa, rádio corporativa, etc. É importante que todos saibam onde encontrar as informações que precisam.

4- Invista em ferramentas de integração de equipes: manter departamentos bem alinhados pode ser um desafio para as empresas. Mas existem ferramentas que facilitam essa integração – como a telefonia Voip, por exemplo, que ajuda a integrar as equipes de marketing e vendas, evitando desalinhamento das estratégias e ruídos na comunicação.

5- Divulgue bons exemplos: salários e plano de carreira certamente são bons motivadores, mas ações simples, como a divulgação de bons exemplos também são certeiras para a comunicação interna. Destaque boas práticas, elogie funcionários (o “funcionário do mês” é um bom exemplo disso) e crie premiações por bom desempenho. Essas são boas estratégias de comunicação e endomarketing.

E então? Você já coloca em prática algumas dessas ações de comunicação e endomarketing em sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco!

Aproveite e descubra como o PABX Virtual pode otimizar a comunicação interna em sua empresa. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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