7 dicas infalíveis para motivar a equipe de cobrança

equipe de cobrança

Motivar a equipe de cobrança é uma tarefa que pode parecer complicada, pois, afinal, trata-se de um departamento que trabalha sob constante pressão e conta com uma rotina que é naturalmente estressante, não é mesmo?

Bom, mas a boa notícia é que dá, sim, para amenizar essa pressão com métodos simples (e econômicos) para deixar seus colaboradores motivados e focados no cumprimento das metas. Sem mais delongas, vamos às dicas!

1- Dê sempre feedbacks (positivos e negativos)

Um feedback construtivo certamente deixa a equipe de cobrança motivada a se superar. E isso realmente só é possível quando ela sabe exatamente o que precisa melhorar, corrigir ou manter, não é mesmo?

Então, reconheça sempre o esforço e os resultados da equipe de cobrança, e também não deixe de deixar claro o que o colaborador pode melhorar, ouvindo também o lado dele. O importante é que se estabeleça uma relação de confiança entre vocês — e isso vai ajudar bastante na hora de aparar as arestas e melhorar os resultados.

Neste post aqui tem várias dicas para te ajudar a criar uma cultura de feedback positivo em sua equipe.

2- Estimule um ambiente colaborativo

Valorizar as ideias e as iniciativas da equipe de cobrança é outra dica infalível para aumentar a motivação.

Isso é um fato porque se todos estamos na mesma equipe, saber que as sugestões e opiniões estão realmente sendo ouvidas pela empresa é um passo importante para transformá-la em uma cultura colaborativa — fundamental para as empresas atuais, que tem em sua maioria colaboradores da geração Y.

Na prática, você pode utilizar a famosa caixa de sugestões, e, ainda, fazer reuniões interativas (objetivas, por favor!), para estimular o diálogo e a busca por soluções entre todos, estimulando a união da equipe.

3- Ofereça um suporte tecnológico para a equipe de cobrança

Outra dica infalível é, sem dúvidas, utilizar a tecnologia para otimizar o trabalho da equipe de cobrança e aumentar a produtividade de todos.

Afinal de contas, os colaboradores não podem perder tempo consertando dispositivos, improvisando recursos ou tendo que fazer retrabalho por conta de ferramentas ultrapassadas ou até indisponíveis na empresa.

Na prática, considere, por exemplo, substituir o PABX tradicional pelo PABX Virtual, que conta com uma série de recursos que facilitam o trabalho da equipe (como gravação das ligações, software personalizado, URA, etc.).

E para que o custo-benefício da empresa seja ainda maior, também considere substituir o sistema de telefonia atual pela telefonia VoIP, que garante muito mais mobilidade e agilidade à equipe de cobrança a um custo bem menor.

4- Crie campanhas motivacionais

Sejam campanhas de incentivo, de premiação, de integração ou de atividades em datas especiais, quando a equipe de cobrança sai da rotina estressante ela fica mais motivada e com energias recarregadas.

Mas é importante que essas campanhas tenham objetivos, regras de participação e de premiação bem claras, desafiando a equipe a cumprir o que foi acordado. O departamento de RH pode ajudar na criação dessas campanhas.

5- Ofereça benefícios por meio de parcerias

Nem sempre a empresa tem dinheiro para realizar premiações ao colaborador que bater as metas. Mas isso não é problema.

Uma dica utilizada por empresas de todos os tamanhos é a famosa permuta: você oferece o seu produto / serviço em troca do produto / serviço de outra empresa para que o colaborador seja devidamente premiado.

Exemplos de permutas interessantes:

– Academia;

– Escola de idiomas;

– Voucher de restaurantes;

– Ingressos de cinema;

– Vale-compras em lojas;

– Hospedagem em hotéis e pousadas;

– Pacote de viagem.

Quanto maior for a meta a ser alcançada pela equipe, maior pode ser a premiação, e, consequentemente, a motivação.

E por falar em meta:

6- Crie metas realistas

Recuperar 100% dos valores dos inadimplentes em 30 dias provavelmente não é uma meta realista, principalmente se a empresa está com um alto índice de devedores e com poucos colaboradores no departamento, não é mesmo?

Nesse caso, vale a pena criar metas mais realistas baseados em dados estatísticos e também no perfil dos seus clientes – muitos podem estar devendo por questões pontuais, e não por má fé.

Nesse caso, a equipe de cobrança deve, sim, ter metas, mas cada um dos casos de inadimplência precisa ser estudado para que se chegue ao número de recuperações que se pode fazer no mês.

Metas realistas e cobrança personalizada motivam muito a sua equipe. Lá no final do post colocamos um link com técnicas de cobrança que podem ajudar no cumprimento delas.

7- Comemore as vitórias junto à equipe de cobrança

Levando em conta que cobrar alguém é uma tarefa realmente desafiadora, nada mais justo do que a empresa comemorar as vitórias de cada colaborador, principalmente nos casos de grandes cobranças.

Nesses casos, use e abuse da criatividade para que a celebração seja memorável, mas de maneira simples: um pequeno coffee break, uma menção honrosa durante a festa de final de ano, enfim, o importante é que o colaborador e a equipe se sinta parte da empresa e das comemorações de seus resultados positivos.

Gostou das dicas? Agora vamos para a parte ainda mais prática: conheça 5 técnicas de cobrança por telefone para a equipe de cobrança bater todas as metas! Até a próxima.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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