Quer inserir uma cultura de feedback positivo na empresa, mas não sabe por onde começar ou como dar continuidade? Então este post é para você.
Não é somente de feedback negativo que vive a empresa, muito pelo contrário. Levando em consideração que o feedback é a principal ferramenta que mede o desempenho dos colaboradores, e que ele traz consequências para a rotina, passar a dar também um feedback positivo faz toda a diferença no ambiente empresarial.
Vejamos os motivos.
O que é a cultura do feedback positivo?
O feedback positivo nada mais é do que aquele que exalta os pontos positivos dos colaboradores, tais como um bom comportamento, uma resolução eficiente de um problema, o cumprimento das metas e tarefas, etc.
Quando a empresa também cria uma cultura de feedback positivo (e não somente de feedback negativo), ela demonstra que observa a jornada dos colaboradores e se preocupa com seus desenvolvimentos. Mais do que isso: ela reconhece quando aparecem resultados positivos, motivando-os a se desenvolverem ainda mais.
Quais são as vantagens da cultura do feedback positivo?
– A equipe passa a trabalhar mais unida e transparente, eliminando pontos de fofocas e ruídos.
Aumento do trabalho colaborativo.
A equipe tem a chance de expressar opiniões e pensamentos entre si e entre seus gestores, o que impede o acúmulo de ressentimentos e mágoas que podem colocar o trabalho em risco, bem como a saúde do profissional.
Cria-se uma cultura de diálogo, prevenindo conflitos e assédio moral. A empresa passa a verdadeiramente ouvir o colaborador e vice-versa.
– A cultura do feedback positivo também contribui para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, evitando ansiedades e inseguranças.
– Estímulo à maturidade e à superação de obstáculos. Os colaboradores aprendem, com o tempo, a lidarem bem com as críticas e transformá-las em algo positivo.
– Viabiliza o reconhecimento do profissional por parte da empresa, o que gera motivação para fortalecer seus pontos positivos e a trabalhar nos pontos negativos.
– A cultura do feedback positivo também dá a oportunidade de a equipe partir para um concreto plano de ação rumo ao cumprimento das metas – com as arestas devidamente aparadas.
Como colocar em prática a cultura do feedback positivo?
1- Faça um planejamento
O primeiro passo para a criação de uma cultura de feedback positivo é o planejamento por parte dos gestores. Reflita sobre a real necessidade da reunião com o colaborador e seja bem específico.
Comece anotando os pontos principais da conversa e apresente exemplos do que será dito, para a completa compreensão do colaborador. Independentemente da intenção do feedback – positivo ou negativo – trabalhe a conversa com base em pontos necessários. E, claro, avise ao colaborador sobre o tema da reunião.
2- Demonstre empatia pelo colaborador, mas seja sincero
Ter empatia significa colocar-se no lugar do outro para tentar entender suas ações e resultados.
Durante a reunião, deixe a pessoa à vontade e explique o real motivo da conversa de vocês. Procure ouvir suas explicações com empatia, mas seja sincero na hora de dar o feedback. O importante é criar uma relação de confiança entre você e o colaborador, mesmo que o feedback seja negativo.
3- Utilize a técnica do SCI
SCI – Situação, Comportamento e Impacto – é um modelo simples que ajuda na orientação do discurso do feedback durante a reunião, no qual:
– Situação é o momento em que você situa com clareza sobre o motivo da reunião e por que o colaborador está sendo abordado. Evite utilizar palavras rígidas, como “nunca” ou “sempre”. Tenha empatia, se for o caso de um feedback negativo;
– Comportamento é o relato das ações do colaborador, citando, se possível, exemplos específicos. Não inclua opiniões pessoais ou generalizações;
– Impacto é o relato das consequências causados pelo comportamento do colaborador, sejam elas positivas ou negativas.
4- Saiba concluir o feedback
Se o feedback for positivo, termine estimulando o colaborador a continuar trabalhando bem e, se for o caso, vale a pena encorajá-lo a apresentar os resultados de seu esforço para a equipe, pois, juntos, todos podem se motivar.
Caso o feedback seja negativo, encoraje o colaborador a resolver a situação e a melhorar os resultados e coloque-se à disposição para orientá-lo se ele precisar.
Não desanime no meio do caminho, mantenha a cultura do feedback na empresa. A médio e longo prazo, os resultados virão e o ambiente de trabalho será mais agradável, colaborativo e focado a resultados – sem deixar o fator “humano” de lado.
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