5 passos essenciais para motivar a equipe de vendas

motivar a equipe de vendas

Se você é gestor, precisamos falar sobre esse tema: motivar a equipe de vendas e televendas.

Ter um time motivado (o que inclui você também) é essencial para que a rotina de trabalho fique mais leve e os contratempos sejam trabalhados com foco e perseverança rumo aos resultados.

Nesse sentido, infelizmente muitas empresas e seus gestores acreditam que a responsabilidade de se motivar é de cada colaborador, mas não é bem assim. Além disso, por conta da sobrecarga de trabalho, muitos gestores também se sentem desmotivados.

É claro que cada um de nós precisa encontrar seus motivos para encarar um dia de trabalho – sejam eles emocionais, materiais e financeiros – mas é também responsabilidade da gestão motivar a equipe de vendas como um todo, assumindo essa responsabilidade para si e, assim, construir um time forte e estável.

Bom, para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 passos essenciais. No final do texto, deixe o seu comentário comentando a sua experiência sobre o assunto, combinado? Vamos lá:

Passo 1: Construa metas bem claras para toda equipe

Por mais que a equipe de vendas tenha meta, o fato é que elas precisam ser aprimoradas e estarem bem claras – desse modo, cada colaborador sabe sua missão e como fazer para cumpri-la.

Bom, as metas devem ser tanto individuais quanto da equipe como um todo, pois assim, um colaborador vai motivando o outro para que, juntos, todos cumpram sua missão e comemorem.

Outras dicas:

– Construa metas realistas diárias e semanais para que a equipe consiga cumprir a meta mensal sem desespero;

– Pode ser interessante construir um quadro de acompanhamento das metas com todos os colaboradores. Missão individual cumprida? Comemorem. Missão geral também cumprida? Idem. Missão não-cumprida? Reavaliem o que deu errado e o que pode ser feito para consertarem a situação;

– Construa metas de vendas e também de negociação e prospecção.

Passo 2: Flexibilize a rotina de cada vendedor (mas tenha controle sobre ela)

Um passo importante para motivar a equipe de vendas é permitir que cada colaborador crie a sua própria rotina. O importante é o cumprimento das metas.

Bom, certamente existem aqueles compromissos que o time inteiro não pode faltar, como as reuniões e os treinamentos, por exemplo, mas flexibilizar para ele organizar a própria agenda de prospecção e vendas pode ajudar nos resultados.

Nesse caso, com o time com liberdade de criar a rotina, cabe ao gestor a responsabilidade de acompanhá-la para que os objetivos sejam cumpridos.

Uma boa dica é utilizar um CRM (Customer Relationship Management), que é um sistema de gestão que você consegue acompanhar toda a rotina e o desenvolvimento dos vendedores: ligações feitas e a fazer (confira aqui algumas técnicas), visitas, envio de e-mail, follow up, etc.

Passo 3: Desenvolva a cultura do feedback para motivar a equipe de vendas

Um passo muito importante para motivar a equipe de vendas é a cultura do feedback. Na prática, isso quer dizer falar e também ouvir, promovendo uma verdadeira comunicação interna.

Aliás, uma boa parte dos problemas e conflitos ocorrem porque muitas empresas não estão dispostas a isso, e coisas simples mas que atrapalham os resultados deixam de ser resolvidos.

O gestor precisa dar tanto o feedback positivo – o que gera motivação – tanto o feedback negativo, esse, de preferência, em uma reunião particular com o colaborador. Dessa forma, com todos cientes (time e empresa) de suas evoluções e desafios, o ambiente de trabalho melhora muito.

Na prática, reúna-se periodicamente com a equipe e fique atento ao menor sinal de insatisfação, cortando pela raiz. Realizar pesquisas de clima também podem ajudar bastante para realinhar a visão.

Passo 4: Crie premiações de reconhecimento

Outra forma de motivar a equipe de vendas é o estímulo por meio de premiações pelo bom desempenho dos colaboradores.

Mas é preciso ter regras bem claras quanto a isso para não gerar problemas. O foco deve ser sempre o resultado, ou seja, o cumprimento das metas estabelecidas.

Além disso, nem sempre premiação em dinheiro é o ideal. A motivação pode estar ligada a outros fatores que estimulem os colaboradores, como por exemplo:

– Melhores condições de trabalho;

– Premiação em folga para ele descansar e ficar com a família;

– Presentes;

– Vale-compras;

– Viagens.

Portanto, converse com sua equipe para descobrir as melhores maneiras de premiá-la por reconhecimento e bom desempenho.

Passo 5: Realize treinamentos periódicos

Por fim, os treinamentos e atualizações nas formas de trabalho também ajudam a motivar a equipe de vendas.

Isso porque com os treinamentos a empresa demonstra que se preocupa com os colaboradores e com seus desempenhos profissionais. Além disso, o time fica mais seguro e eficiente para cumprir as metas.

Não se esqueça, também, de promover treinamentos e cursos de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional, que são fatores fundamentais para que todos tenham uma vida mais equilibrada e isso se reflita nos resultados de vendas.

Bom, esses foram os 5 passos essenciais para motivar a equipe de vendas. Como gestor, quais deles você utiliza e quais são os desafios que enfrenta?

Aproveite para conhecer agora um post especial sobre produtividade: 4 técnicas para administrar melhor seu tempo. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!