5 processos que podem ser automatizados com Tecnologia VoIP

Tecnologia para empresas

Quando o assunto é tecnologia para empresas, pode nos vir à mente a seguinte dúvida: como utilizá-la para melhorar os processos do meu empreendimento?

A resposta está na automatização. Em outras palavras, significa investir em ferramentas tecnológicas para gerar mais eficiência, melhor produtividade e menos custos ao se substituir determinadas atividades humanas que são repetitivas.

Um exemplo bem perceptível de automatização de processos são os caixas eletrônicos dos bancos, que otimizam o trabalho dos funcionários – e, mais ainda, os aplicativos bancários, que também simplificam vários procedimentos de forma automática e garantindo mobilidade ao cliente.

Então, no post de hoje separamos 5 exemplos de processos que você pode automatizar em sua empresa.

1- Processos financeiros

Já existem vários softwares no mercado que auxiliam as empresas a automatizar vários procedimentos financeiros ao enviar alertas e lembretes, tais como: pagamento de salários, pagamento de impostos, custos gerais, fornecedores, etc.

Esse tipo de tecnologia para empresas ajuda os funcionários do setor financeiro a lembrarem das principais datas de pagamentos da empresa, evitando atrasos, multas e maiores embaraços.

Além disso, também existem ferramentas que também enviam alertas aos clientes da empresa avisando sobre a data de pagamento de suas faturas, liberando vários funcionários desses serviços e realocando-os a outras tarefas mais ligadas ao planejamento estratégico da empresa.

2- Gestão de contratos entre a empresa, seus clientes e fornecedores

Um bom exemplo de tecnologia para empresas são os aplicativos e softwares específicos para o fechamento de contratos entre a emprese, seus fornecedores, prestadores de serviços e clientes.

Essas ferramentas auxiliam na gestão de todos esses contratos, o que pode incluir, ainda, a assinatura de contratos por meio de assinatura eletrônica e certificação digital, tornando as operações seguras e a negociação bem mais prática para ambos os lados – inclusive existem apps que alertam sobre contratos a vencer, pendências e demais prazos.

3-E-mail marketing

Tendo em vista que o e-mail marketing continua em alta para a captura e a fidelização de clientes, nada melhor do que utilizar uma tecnologia para empresas que automatiza o envio periódico desses e-mails.

Basta criar uma lista de clientes, que pode ser segmentada, e criar antecipadamente os e-mails a cada um desse grupo, com promoções, ofertas, vale-descontos, newsletters e outros informativos.

Imagine o tempo economizado ao se enviar centenas e até milhares de e-mails por semana a todos os clientes da empresa de uma só vez?

Além disso, essas ferramentas de e-mail marketing também proporcionam o acompanhamento de todos esses envios. Dá para saber quem abriu o e-mail, quem não abriu, os melhores horários de envio e outras informações fundamentais para a sua equipe de marketing seguir com as estratégias.

4- Controle de estoque

A tecnologia para empresas também é bastante utilizada no controle de estoques, principalmente no setor de varejo.

Afinal de contas, gerenciar todas as entradas e saídas de mercadorias de forma manual é um trabalho que leva tempo, sem contar a chance de erros que pode prejudicar os resultados da empresa.

Nesse caso, dá para utilizar ferramentas que acompanhe todas essas entradas e saídas, além de realizar estimativas de quais produtos estão sendo mais vendidos, quais estão com data de vencimento próximo, bem como gerar alertas sobre os produtos que precisam ser repostos. Imagine o tempo que a sua equipe economizará!

5- O atendimento telefônico ao cliente também pode utilizar tecnologia para empresas

Por fim, o último exemplo de tecnologia para empresas que otimiza e automatiza processos é o uso da tecnologia Voip, que gera mais mobilidade à sua equipe de atendimento telefônico.

Na prática, as ligações em Voip são feitas pela internet, o que proporciona um atendimento de qualidade a partir dos computadores e dispositivos móveis que a empresa já utiliza – o que reduz bastante os custos.

Além disso, ao se contratar um PABX Virtual, que funciona em nuvem, a empresa passa a contar com muitos recursos profissionais para agilizar o trabalho da equipe, tais como:

– Menu automáticos de atendimento (URA);

– Espera personalizada;

– Gravação de voz;

– Correio de voz;

– Encaminhamento de chamadas, etc.

Bom, essas foram apenas alguns exemplos de como a tecnologia para empresas vêm agregando valor ao trabalho de toda a equipe, o que se traduz em resultados positivos para a marca.

Mas como tudo se resume a uma excelente comunicação – algo que toda empresa precisa ter – saiba agora como a telefonia Voip contribui para os melhores resultados em seu negócio. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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