Melhore seus resultados nas vendas com a tecnologia VoIP

inovação em vendas

Não tem como separar o tema inovação em vendas da tecnologia. Afinal, as principais novidades deste setor estão nos meios digitais.

Mesmo lojas físicas podem se beneficiar e investir em ferramentas tecnológicas que, de fato, ajudam a aumentar as vendas – e não de qualquer maneira, mas de forma qualificada. 

Portanto, vamos falar sobre alguns tipos de tecnologias que você já pode investir para colher os resultados? Vamos lá!

1. CRM: tecnologia de gestão de clientes

O CRM (Customer Relationship Management) já é um conhecido das empresas, sendo uma das primeiras ferramentas de inovação em vendas.

Porém, a cada dia surgem novos sistemas, com mais funcionalidades para que as empresas acompanhem cada etapa do processo de vendas e do histórico de compras dos clientes.

Mas como isso aumenta as vendas? Simples. Por meio dos vários relatórios gerados, é possível coletar informações para personalizar o atendimento e oferecer melhor experiência de compras, de acordo com o perfil de consumo de cada cliente. 

Além disso, a empresa também consegue fazer um follow-up mais detalhado, acompanhando em tempo real se um cliente já está a um tempo sem comprar, por exemplo.

2. ERP: tecnologia de automação de processos

Algumas empresas, principalmente as de pequeno porte, acreditam que o ERP (Enterprise Resource Planning) é acessível apenas aos empreendimentos de grande porte.

Mas essa ferramenta de inovação em vendas pode ser utilizada por todo negócio que conta com muitos processos operacionais.

Por automatizar os processos de vários aplicativos, o sistema de ERP ajuda a melhorar as vendas por facilitar a comunicação entre diferentes setores estratégicos, como o de marketing e vendas.

Por exemplo: ao automatizar o envio de e-mails durante uma campanha de marketing, o setor de vendas pode coletar informações precisas sobre os resultados e saberá quando entrar em contato com o potencial cliente. 

Leia também: O que é endomarketing e como aplicar na empresa? 

3. Computação em nuvem: dados de vendas integrados e com mobilidade

Considere investir em tecnologias de inovação de vendas que contem com a nuvem para o armazenamento dos dados. 

Dessa forma, a equipe de vendas da sua empresa consegue ter acesso aos dados de forma rápida e eficiente, o que resulta na melhora do atendimento ao cliente.

Além disso, se a sua empresa conta com vendedores externos, a computação em nuvem facilita muito a rotina deles, já que eles passam a ter acesso mais ágil aos dados necessários para fechar uma venda. 

4. Big Data: coleta inteligente de dados também ajuda na inovação em vendas

Imagine conseguir capturar, gerenciar e analisar um grande volume de dados de clientes que tenham informações sobre seus hábitos, perfis e comportamentos? Certamente as suas propostas de negociação serão mais assertivas.

Pois é justamente isso que as ferramentas de Big Data fazem: coletam dados desde a fase de pesquisa e prospecção de clientes, passando pelo processo de vendas, identificando potenciais clientes para aumentar o faturamento. 

Além disso, o Big Data também ajuda na segmentação dos diferentes perfis de clientes, para que a empresa consiga criar ofertas que cheguem de forma direta e condizente às necessidades desses perfis. Isso também reduz desperdício de verba destinado ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente). 

5. Voip: telefonia profissional via Internet

Por fim, a inovação em vendas também chegou na telefonia, que continua sendo um dos pilares do atendimento ao cliente.

Com a tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol), a empresa faz e recebe ligações totalmente pela internet, fazendo parte da transformação digital.

Os recursos do Voip para empresas contam com o PABX, que também é Virtual e atua em nuvem. Por meio dele, as vendas são facilitadas, pois:

  • o Voip pode ser integrado ao CRM, agilizando o atendimento ao cliente;
  • ele também pode ser integrado ao WhatsApp Business;
  • apresenta recursos para um atendimento profissional, como menu automático de atendimento, fila de espera, etc; 
  • o Voip possibilita um atendimento personalizado, como o atendimento por meio de videochamadas;
  • possibilita o acesso a números virtuais para empresas que têm clientes em diversas partes do país.

Gostou das dicas? Então comece agora os seus investimentos em inovação em vendas. Com o auxílio da tecnologia, a sua equipe ficará melhor preparada e produtiva para oferecer a melhor experiência de compras!
No próximo post, vamos falar de outra estratégia específica para inovação em vendas: Saiba o que é Omnichannel e como estruturar a sua estratégia multicanal.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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