Confira os principais tipos de atendimento ao cliente!

Na imagem tem uma mulher realizando tipos de atendimento ao cliente, onde ela está com um fone com microfone de frente para um computador.

O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de qualquer empresa. Por meio dele é possível conseguir clientes, estabelecer parcerias duradouras e promover melhorias no negócio. Porém, existem diferentes tipos de atendimento e cada um tem seu objetivo. 

Cada público-alvo, deve ser abordado pelo meio que faz mais sentido e cada empresa deve aderir aquele que melhor supre suas necessidades comerciais. Mas com tantas opções, fica difícil definir qual é a mais adequada.

Pensando nisso, separamos um conteúdo para ajudar você a identificar qual o ideal para o seu negócio! Ficou curioso? Continue a leitura!

Formas de atendimento 

O atendimento é o contato básico entre empresa e cliente. Porém, ele pode ser realizado em diferentes formatos e abordagens.

Sendo assim, é essencial que a empresa conheça os principais tipos e utilize os mais eficientes. Saiba quais são eles a seguir.

Atendimento humanizado

O atendimento humanizado, por premissa, é aquele que o foco não é o problema e sim a pessoa — com o intuito de, além de fornecer a solução, permitir que o cliente tenha uma boa experiência. Para isso, existem técnicas que podem ser implementadas, como:

— escutar ativamente o que o cliente diz;

— oferecer soluções viáveis para a pessoa;

— ter empatia.

Atendimento robotizado

Nesse caso, como o próprio nome sugere, o atendimento é realizado por robôs ou soluções de inteligência artificial, seguindo roteiros predefinidos baseados em comportamentos. 

Para isso, antes da implementação, são realizados estudos para entender quais as dúvidas mais recorrentes e que podem ser respondidas por esses robôs.

Atendimento básico

O atendimento básico é aquele que não utiliza uma estratégia específica e que não foi baseado em estudos. Assim, mesmo que possam servir para situações esporádicas, não é o mais indicado para o setor comercial.

Principais tipos de atendimento ao cliente

Agora que você já sabe quais os formatos de assistência, entenda os diferentes tipos de atendimento ao cliente e como são aplicados: 

Visita

Esse é o mais tradicional, porém, pouco utilizado para o relacionamento assíduo. É mais comum ser aplicado quando há necessidade de acompanhamento com o cliente no pós-venda, por exemplo. 

Como o próprio nome sugere, a visita é quando o time comercial comparece presencialmente ao encontro do cliente, a fim de entender gaps, oportunidades de melhorias ou apenas realizar vendas.

Atendimento online

O atendimento online é todo e qualquer ato realizado através de uma plataforma conectada na internet ou rede social.

Muitas empresas que estão começando utilizam esse recurso, já que tem um menor custo e pode ser mais fácil de ser implementado. Porém, deve ser utilizado com segurança e de forma estratégica, a fim de alcançar objetivos específicos.

Chats

Podendo ser online ou não, os chats são os canais de atendimento mais utilizados atualmente. 

Não é difícil entrar em um site e encontrar um chat na parte inferior da página. Realizado com o apoio de inteligência artificial ou pessoas reais, são aplicados para a solução de problemas mais rápidos e que não tem complexidades.

É bastante indicado para situações que não necessitam de um segundo atendimento e nem de um relacionamento a longo prazo.

Telefone

O mais comum e mais utilizado ainda no meio de tanta tecnologia, esse recurso é um dos principais responsáveis pela construção de relacionamento com o cliente e pela resolução de problemas em um menor tempo, nada como ouvir a voz do cliente, certo? 

Porém, o telefone gera custos tanto com a linha, quanto operacionais, já que é necessário contratar pessoas para atender ou realizar as ligações. Por isso, deve ser utilizado estrategicamente.

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É importante lembrar que os tipos de atendimento ao cliente citados, não são exclusivos e devem ser utilizados de forma complementar, já que cada um tem seu papel, objetivo e funcionalidade. 

Ah! E sobre os gastos com a telefonia de qualidade, e que pode fazer a mudança em seu negócio, não se preocupe! Já existem empresas especializadas em oferecer esse serviço, principalmente de telefonia digital.

Com qualidade e preço justo, a FaleMais se destaca no mercado de telefonia. Quer entender mais sobre as nossas soluções e como podemos ajudar o seu negócio? Acesse nosso site e conheça melhor nossas soluções.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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