O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de qualquer empresa. Por meio dele é possível conseguir clientes, estabelecer parcerias duradouras e promover melhorias no negócio. Porém, existem diferentes tipos de atendimento e cada um tem seu objetivo.
Cada público-alvo, deve ser abordado pelo meio que faz mais sentido e cada empresa deve aderir aquele que melhor supre suas necessidades comerciais. Mas com tantas opções, fica difícil definir qual é a mais adequada.
Pensando nisso, separamos um conteúdo para ajudar você a identificar qual o ideal para o seu negócio! Ficou curioso? Continue a leitura!
Formas de atendimento
O atendimento é o contato básico entre empresa e cliente. Porém, ele pode ser realizado em diferentes formatos e abordagens.
Sendo assim, é essencial que a empresa conheça os principais tipos e utilize os mais eficientes. Saiba quais são eles a seguir.
Atendimento humanizado
O atendimento humanizado, por premissa, é aquele que o foco não é o problema e sim a pessoa — com o intuito de, além de fornecer a solução, permitir que o cliente tenha uma boa experiência. Para isso, existem técnicas que podem ser implementadas, como:
— escutar ativamente o que o cliente diz;
— oferecer soluções viáveis para a pessoa;
— ter empatia.
Atendimento robotizado
Nesse caso, como o próprio nome sugere, o atendimento é realizado por robôs ou soluções de inteligência artificial, seguindo roteiros predefinidos baseados em comportamentos.
Para isso, antes da implementação, são realizados estudos para entender quais as dúvidas mais recorrentes e que podem ser respondidas por esses robôs.
Atendimento básico
O atendimento básico é aquele que não utiliza uma estratégia específica e que não foi baseado em estudos. Assim, mesmo que possam servir para situações esporádicas, não é o mais indicado para o setor comercial.
Principais tipos de atendimento ao cliente
Agora que você já sabe quais os formatos de assistência, entenda os diferentes tipos de atendimento ao cliente e como são aplicados:
Visita
Esse é o mais tradicional, porém, pouco utilizado para o relacionamento assíduo. É mais comum ser aplicado quando há necessidade de acompanhamento com o cliente no pós-venda, por exemplo.
Como o próprio nome sugere, a visita é quando o time comercial comparece presencialmente ao encontro do cliente, a fim de entender gaps, oportunidades de melhorias ou apenas realizar vendas.
Atendimento online
O atendimento online é todo e qualquer ato realizado através de uma plataforma conectada na internet ou rede social.
Muitas empresas que estão começando utilizam esse recurso, já que tem um menor custo e pode ser mais fácil de ser implementado. Porém, deve ser utilizado com segurança e de forma estratégica, a fim de alcançar objetivos específicos.
Chats
Podendo ser online ou não, os chats são os canais de atendimento mais utilizados atualmente.
Não é difícil entrar em um site e encontrar um chat na parte inferior da página. Realizado com o apoio de inteligência artificial ou pessoas reais, são aplicados para a solução de problemas mais rápidos e que não tem complexidades.
É bastante indicado para situações que não necessitam de um segundo atendimento e nem de um relacionamento a longo prazo.
Telefone
O mais comum e mais utilizado ainda no meio de tanta tecnologia, esse recurso é um dos principais responsáveis pela construção de relacionamento com o cliente e pela resolução de problemas em um menor tempo, nada como ouvir a voz do cliente, certo?
Porém, o telefone gera custos tanto com a linha, quanto operacionais, já que é necessário contratar pessoas para atender ou realizar as ligações. Por isso, deve ser utilizado estrategicamente.
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É importante lembrar que os tipos de atendimento ao cliente citados, não são exclusivos e devem ser utilizados de forma complementar, já que cada um tem seu papel, objetivo e funcionalidade.
Ah! E sobre os gastos com a telefonia de qualidade, e que pode fazer a mudança em seu negócio, não se preocupe! Já existem empresas especializadas em oferecer esse serviço, principalmente de telefonia digital.
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