Endomarketing: o que é e como aplicar em sua empresa

endomarketing

Provavelmente você já tenha ouvido a seguinte frase: “Os seus primeiros clientes são seus funcionários”. E isso tem tudo a ver com endomarketing, o tema deste artigo.

Eis o fato: uma empresa que realmente cresce e conquista o público externo também investe no engajamento da equipe interna. Afinal, colaboradores satisfeitos trabalham bem melhor – e isso se reflete no próprio atendimento ao cliente.

Por isso, vamos conhecer detalhes sobre as vantagens do endomarketing e como aplicá-lo na empresa. Confira!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing interno, ou seja, focada nos colaboradores da empresa. 

Se o marketing, de modo geral, tem como base atrair e reter clientes, o endomarketing é a retenção de colaboradores, que se sentem verdadeiramente engajados na organização.

Isso quer dizer que a palavra-chave do endomarketing é engajamento

Quando a empresa tem um bom ambiente de trabalho, uma forte cultura organizacional e colaboradores motivados, essa relação saudável faz com que haja a retenção de talentos e a melhora da imagem da própria empresa. E isso faz toda a diferença no mercado.

Uma dúvida comum é a seguinte: endomarketing é a mesma coisa que comunicação interna? 

Não. Podemos dizer que a comunicação interna é uma das ações de endomarketing; portanto, são conceitos diferentes. 

Ou seja, enquanto o endomarketing é o conjunto de estratégias para motivar os colaboradores, a comunicação interna é apenas uma delas. 

Por que investir em endomarketing na empresa?

Existem pelo menos três grandes vantagens de investir em endomarketing na empresa e todas elas certamente resultam em outros benefícios.

A primeira vantagem é a motivação dos colaboradores. Com ações que melhoram a comunicação e estreitam o relacionamento no ambiente empresarial, a equipe fica mais engajada e motivada a gerar resultados. Afinal, eles sabem que a empresa investe no bem-estar organizacional.

A segunda vantagem é o aumento da produtividade. Uma das boas práticas do marketing interno (como também é conhecido o endomarketing) é a busca pela otimização dos processos, tornando o trabalho menos burocrático e mais produtivo. E no final, quem também ganha são os clientes.

A terceira vantagem é a redução do índice de turn over, que é a métrica que avalia a rotatividade dos funcionários na empresa. Com colaboradores motivados, satisfeitos, engajados e produtivos, a empresa consegue reter os talentos, o que reduz custos e faz a empresa continuar se destacando no mercado. 

Leia também: Saiba como a estratégia do cliente oculto pode ajudar a sua empresa

Quais são as principais ações e estratégias de endomarketing?

Na prática, existem várias ações de endomarketing que trazem as vantagens que citamos acima. 

As principais são:

  • Melhorias na comunicação interna: alinhar a comunicação entre a direção e os colaboradores, evitando ruídos e mal entendidos; 
  • Treinamento da equipe: realizar treinamentos constantes para que os colaboradores saibam que a empresa investe em seus desenvolvimentos profissionais;
  • Cultura de feedback: na cultura de feedback, o objetivo é falar e ser ouvido, tanto em relação à diretoria quanto aos colaboradores. O feedback deve sempre ser voltado para melhorias, sem desmerecer o empenho da equipe;
  • Programa de valorização de desempenho: os profissionais precisam ser reconhecidos individualmente e coletivamente quando cumprem suas metas na empresa. Além disso, um plano de carreira também traz bons resultados. 

Bom, mas como colocar tudo isso em prática? Eis algumas dicas de aplicação do endomarketing na rotina empresarial:

Escolha uma equipe para trabalhar no endomarketing

Em geral, é a equipe do RH a responsável pelo endomarketing, mas você também pode escolher outros colaboradores – até mesmo dentro do próprio setor – para essa finalidade. 

Na prática, a equipe será a responsável pelo planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos resultados. 

Conheça bem o perfil dos seus colaboradores

O que seus colaboradores esperam da sua empresa? O que eles querem? Quais são seus perfis comportamentais? Seus pontos fortes e fracos?

Saber tudo isso é fundamental para que as ações de endomarketing realmente promovam motivação, engajamento e produtividade na equipe.  

Trace objetivos e metas no endomarketing

É importante fazer um mapeamento da atual situação da empresa e dos funcionários para entender por onde começar. Por isso, estabeleça objetivos e metas a serem atingidas.

Os equipamentos estão defasados? Isso afeta a produtividade, então a renovação dos equipamentos pode ser um dos objetivos.

A equipe de vendas anda desmotivada porque a comissão não sofreu reajuste? É hora de estudar as possibilidades de aumento e bonificações.  

Centralize todas as informações

Como vimos, a comunicação alinhada é fundamental no endomarketing. Por isso, é preciso investir em tecnologias e formas de se comunicar que evite ruídos e mal entendidos.

Os colaboradores precisam ter a segurança de saberem que terão acesso fácil aos seus gerentes, caso precisem. E, ainda, de terem um canal de comunicação onde podem tirar dúvidas e alinhar procedimentos.

Pensando nisso, preparamos um post com 5 tecnologias para melhorar a comunicação interna na empresa. Leia agora mesmo!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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