Como o cliente oculto beneficia sua empresa

cliente oculto

Você já ouviu falar em cliente oculto? Esse termo remete a algo misterioso, secreto, não é mesmo? Pois é exatamente isso.

Trata-se de uma estratégia muito utilizada pelas empresas para avaliar os seus pontos fracos e o que precisa ser melhorado para que elas cresçam e se destaquem de seus concorrentes.

Apesar desse nome aparentar algo difícil, saiba que implementar a estratégia do cliente oculto é algo muito simples e que traz bons resultados. Vamos conferir mais detalhes sobre o tema?

Então, continue a leitura!

O que é um cliente oculto?

Cliente oculto é uma estratégia criada para que a empresa verifique como está a experiência do cliente e quais problemas é preciso resolver.

Na prática, a empresa contrata uma pessoa que se passa por cliente – inclusive, existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Esse cliente oculto, então, vai em um determinado dia à loja para comprar um produto. Ou seja, ele faz tudo o que um cliente verdadeiro faz.

Ao finalizar a compra, o cliente oculto cria um relatório de como foi a sua experiência de compra, além dos pontos positivos e os pontos de atenção que a empresa precisa conferir. 

São analisados fatores, como:

  • atendimento;
  • ambiente;
  • qualidade do produto ou serviço;
  • facilidade ou dificuldade de comprar.

O cliente oculto também pode ser contratado para lojas virtuais e também para entrar em contato com a empresa por diferentes canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e telefone. Tudo para checar como está o atendimento ao cliente.

Existem diferentes tipos de cliente oculto e podemos destacar:

  • Cliente oculto presencial: é o que vai ao estabelecimento físico;
  • Cliente oculto com necessidades especiais: ele simula alguma necessidade especial (cegueira, surdez, etc.), para testar se os atendentes e o ambiente estão preparados para um bom atendimento;
  • Cliente oculto de e-commerce: a análise é feita totalmente pela loja virtual;
  • Cliente oculto para canais de voz: ele analisa o atendimento por telefone e por aplicativos de mensagens. 

Quais as vantagens de investir na estratégia do cliente oculto?

Apesar da tradicional pesquisa de satisfação do cliente apresentar bons resultados, o cliente oculto traz ainda mais vantagens para as empresas. As principais são:

Análise imparcial sobre os pontos de melhoria

O cliente oculto é uma pessoa que não faz parte da empresa, além de ser especializada nesse serviço. Por isso, os relatórios e análises sobre os pontos positivos e negativos são mais assertivos e ajudam na tomada de decisão.

Compreensão de como o cliente enxerga a marca

É possível entender melhor como os clientes da empresa percebem o valor da marca. Afinal, atendimento, qualidade do produto, ambiente e facilidade para comprar ajudam a tornar essa experiência a melhor possível.

Melhoria dos canais de atendimento da empresa

O trabalho do cliente oculto também ajuda a buscar soluções para otimizar o atendimento ao cliente nos diferentes canais, sejam eles presenciais, telefônicos ou virtuais. Afinal, a análise do cliente oculto também aponta melhorias a serem realizadas. 

Análise das campanhas de marketing

O cliente oculto ajuda a empresa a entender se os esforços de marketing têm dado certo, já que, como cliente, ele pode avaliar se a promessa feita nas campanhas estão sendo realmente entregues no processo de vendas. 

Leia também: Como a telefonia Voip alinha os setores de marketing e vendas da empresa

Como implementar o cliente oculto na empresa?

Bom, como dissemos, existem empresas especializadas e que oferecem o serviço de cliente oculto. 

Geralmente, elas cumprem as seguintes etapas do processo:

  • Conversa inicial para entender os objetivos da empresa;
  • Planejamento das ações e estratégias;
  • Escolha do perfil do cliente oculto que será recrutado;
  • O tipo de serviço que será prestado (visitas presenciais, contato telefônico, chat online e até visitas aos concorrentes);
  • Execução do serviço;
  • Envio de relatórios para a aprovação da empresa;
  • Análise das informações e sugestão de pontos de melhorias;
  • Acompanhamento das ações aplicadas. 

Viu só? O cliente oculto é uma excelente estratégia que pode aumentar as vendas e alavancar o seu negócio. Considere investir nesse serviço periodicamente, para que a empresa sempre consiga aparar as arestas e melhorar a experiência do cliente.

No próximo post, vamos falar sobre outro assunto fundamental para o sucesso das empresas: entenda tudo sobre comunicação interna e como aprimorá-la!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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