Plataforma de WhatsApp para empresas: vantagens e como usar

whatsapp para empresas

Utilizar o WhatsApp para empresas tem sido um dos principais canais de atendimento de muitos negócios. Afinal, trata-se de um aplicativo que reúne praticidade para os dois lados.

Aproveitando essa tendência, hoje existem muitas plataformas construídas por empresas, que oferecem recursos que profissionalizam ainda mais o atendimento – seja por mensagens automáticas, uso de chatbot, integração com o CRM, etc. 

No entanto, já que o próprio aplicativo do WhatsApp Business já oferece várias funcionalidades interessantes, será que é realmente necessário terceirizar o uso de plataformas? 

A resposta é: depende. Para que a empresa realmente tenha recursos profissionais, seguros e simples, é preciso saber escolher a melhor plataforma de WhatsApp para empresas.

Nesse caso, confira vantagens e como usar esse recurso – e no final, uma surpresa da FaleMais!

O que é uma plataforma de WhatsApp para empresas?

Uma plataforma de WhatsApp para empresas é uma ferramenta que permite que os empreendimentos utilizem o aplicativo de mensagens para se comunicar com seus clientes, fornecer suporte ao cliente, realizar vendas e gerenciar as interações comerciais de forma mais eficiente.

Na prática, a empresa terceiriza uma plataforma que pode ser integrada ao WhatsApp para contar com mais recursos personalizados e específicos para suas demandas de atendimento.

Um exemplo é o uso do chatbot ou da instalação de APIs que oferecem mais recursos para otimizar ainda mais o uso do app. 

Essas plataformas geralmente oferecem recursos, como:

  • mensagens automatizadas;
  • respostas rápidas;
  • etiquetas de conversa;
  • análise de dados;
  • geração de relatórios;
  • uso de chatbot;
  • integração com sistemas de CRM;
  • APIs (Application Programming Interfaces) para integração com outros sistemas e serviços.

Leia também | Equipe de atendimento: como usar o WhatsApp Business com vários atendentes

As vantagens do uso de plataforma de WhatsApp na empresa

O uso de uma plataforma de WhatsApp na empresa oferece várias vantagens, sendo as principais:

Atendimento ao cliente eficiente

Uma plataforma de WhatsApp para empresas permite que você forneça suporte ao cliente de forma rápida e eficiente

Com recursos como mensagens automatizadas, chatbot e respostas rápidas, você pode responder a consultas comuns de maneira ágil e oferecer um atendimento ao cliente personalizado.

Facilita o marketing direto

É possível enviar mensagens de marketing diretas para seus clientes, divulgando produtos, promoções, atualizações e informações relevantes. 

Você pode segmentar sua base de clientes e enviar mensagens personalizadas, ajudando a impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Análise e métricas

Muitas plataformas de WhatsApp para empresas fornecem recursos de análise e métricas para ajudá-lo a entender o desempenho das suas interações. 

Você pode acompanhar métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e respondidas, bem como o tempo médio de resposta, permitindo que você avalie a eficácia das suas ações e tome decisões informadas.

Automação de processos

Com a plataforma de WhatsApp para empresas, você pode automatizar processos repetitivos, como envio de mensagens de boas-vindas, confirmação de pedidos, lembretes de compromissos, entre outros. Isso ajuda a economizar tempo e recursos, além de proporcionar uma experiência mais consistente para os clientes.

Escalabilidade

As plataformas de WhatsApp para empresas são projetadas para lidar com grandes volumes de mensagens e interações. Elas oferecem recursos de escalabilidade, permitindo que você gerencie eficientemente um grande número de conversas e atenda às demandas crescentes do seu negócio.

Leia também | Vendas no WhatsApp: 7 boas práticas para não infringir a política de privacidade do WhatsApp

Como usar uma plataforma de WhatsApp na empresa? 

Usar uma plataforma de WhatsApp para empresas precisa ser simples e prático. De um modo geral, essas são as dicas de uso: 

1. Escolha uma plataforma adequada

Existem várias opções de plataformas de WhatsApp para empresas disponíveis. Pesquise e escolha aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa em termos de recursos, escalabilidade, integração e suporte. Aliás, no final deste post, temos uma surpresa.

2. Registre-se e configure a conta

Após selecionar uma plataforma, registre-se e siga as instruções para configurar sua conta. Isso geralmente envolve fornecer informações básicas da empresa, como nome, endereço e detalhes de contato.

3. Explore os recursos da plataforma

Familiarize-se com os recursos oferecidos pela plataforma. Isso pode incluir a criação de mensagens automatizadas, respostas rápidas, configuração de etiquetas de conversa, integração com sistemas de CRM e outras funcionalidades úteis.

4. Utilize recursos de análise

Muitas plataformas de WhatsApp para empresas oferecem recursos de análise e relatórios. Aproveite essas informações para entender o desempenho das suas interações, medir métricas-chave e tomar decisões informadas para melhorar a eficácia do seu atendimento ao cliente.

5. Integre com outros sistemas

Se necessário, integre a plataforma de WhatsApp com outros sistemas que você utiliza, como seu sistema de CRM, ferramenta de suporte ao cliente, telefonia ou sistema de vendas. Isso permitirá uma troca de dados mais eficiente e uma experiência integrada para seus clientes.

6. Treine sua equipe

Se você tem uma equipe responsável pelo atendimento ao cliente via WhatsApp, forneça treinamento adequado para garantir que eles estejam familiarizados com a plataforma, seus recursos e as melhores práticas de comunicação.

Leia também | Mensagem automática no WhatsApp: o que é e como utilizar da melhor forma!

Vem aí: WhatsApp Enterprise da FaleMais!

Como prometemos na introdução, eis a surpresa: além de contar com toda a qualidade da nossa telefonia Voip empresarial, em breve a FaleMais lançará o WhatsApp Enterprise para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.

O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas, proporcionar um atendimento simultâneo e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente.

Disponibilizaremos uma série de recursos no app, como menus e fila de atendimento, múltiplos setores e usuários, dashboard de Tempo Médio de Atendimento (TMA) Tempo Médio de Espera (TME), entre outros. 

Gostou da novidade? Então aguarde! 

Enquanto isso, confira o nosso post explicando como a telefonia Voip otimiza ainda mais o atendimento via WhatsApp

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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