Uma dúvida comum em empresas que contam com uma equipe de atendimento ao cliente é a seguinte: afinal, é possível que vários colaboradores prestem o atendimento via WhatsApp Business utilizando o mesmo número?
A resposta é sim! Existem pelo menos duas alternativas para isso ser possível. Uma delas é ideal para uma equipe pequena de atendimento, enquanto a segunda opção é específica para médias e grandes empresas.
Ah, e no final do post, vamos trazer uma novidade para facilitar ainda mais a sua rotina de atendimento empresarial via WhatsApp!
Quais as vantagens do atendimento simultâneo pelo WhatsApp Business?
O atendimento simultâneo pelo WhatsApp Business oferece diversas vantagens para a equipe de atendimento.
As principais são:
Eficiência no atendimento ao cliente
Com o atendimento simultâneo, você pode lidar com várias consultas e solicitações de clientes ao mesmo tempo. Isso reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente, pois eles recebem respostas rápidas e eficientes.
Maior capacidade de resposta
O WhatsApp Business permite que a equipe de atendimento envie respostas pré-programadas, mensagens automatizadas e use modelos de mensagens para agilizar as respostas aos clientes.
Isso ajuda a lidar com um grande volume de consultas simultaneamente e garante uma comunicação consistente.
Aumento da produtividade
Ao lidar com várias conversas ao mesmo tempo, a equipe pode ser mais produtiva. O WhatsApp Business possui recursos como marcação de mensagens como concluídas, etiquetas de conversas e respostas rápidas, que facilitam a organização e o acompanhamento das conversas.
Personalização e segmentação
O WhatsApp Business permite que a empresa segmente sua base de clientes, crie listas de transmissão e envie mensagens personalizadas.
Isso ajuda a direcionar as comunicações e oferecer um atendimento mais personalizado, atendendo às necessidades específicas de cada cliente.
Aumento das vendas e conversões
Com um atendimento simultâneo eficiente, a equipe de atendimento pode responder prontamente a perguntas de clientes em potencial e fornecer informações relevantes sobre produtos ou serviços.
Isso pode resultar em um aumento nas vendas e nas taxas de conversão, já que os clientes têm suas dúvidas e preocupações atendidas de forma rápida e eficaz.
Métricas e análises
O WhatsApp Business fornece dados e métricas para avaliar o desempenho do atendimento ao cliente – como o tempo médio de resposta, a taxa de resolução de problemas e o volume de conversas.
Essas informações podem ser usadas para melhorar continuamente o atendimento e otimizar as estratégias de suporte.
Leia também | Saiba como otimizar o atendimento via WhatsApp Business
Como usar o WhatsApp Business simultaneamente por vários atendentes?
Como explicamos na introdução do post, existem ao menos duas possibilidades de uma equipe prestar atendimento ao cliente utilizando o mesmo número do WhatsApp Business.
1. Conectando até 5 dispositivos simultaneamente
Essa alternativa é gratuita e serve para uma equipe de atendimento pequena, já que possui algumas limitações.
Da mesma forma que é possível conectar o WhatsApp tradicional em até 5 dispositivos simultâneos, a empresa pode fazer o mesmo com o WhatsApp Business.
Nesse caso, eis o passo a passo:
- Acesse o app do WhatsApp Business no celular;
- Abra o app ou o site do WhatsApp Web pelo navegador dos computadores.
- Vá nas configurações do app no celular e acesse “Aparelhos conectados” e, em seguida, em “Conectar um aparelho”.
- Aponte o celular no QR Code do dispositivo da página do WhatsApp Web em que deseja conectar o WhatsApp Web.
- Repita a operação nos outros 3 dispositivos.
Nesse caso, como o WhatsApp Business só conecta gratuitamente a 5 aparelhos simultâneos, apenas 1 deles pode ser um smartphone. Os demais podem ser os computadores da equipe de atendimento.
2. Investindo em uma API do WhatsApp Business
O WhatsApp Business API é específico para uma equipe de atendimento de médias e grandes empresas.
O WhatsApp Business API é uma interface de programação de aplicativos (API) fornecida pelo WhatsApp que permite às empresas se conectarem e interagirem com seus clientes de forma mais escalável e automatizada.
Através da API do WhatsApp Business, as empresas podem integrar o WhatsApp em seus sistemas existentes, como CRMs, sistemas de suporte ao cliente e plataformas de automação de marketing.
Isso permite automatizar tarefas, como envio de mensagens, respostas automáticas, gerenciamento de conversas e obtenção de insights sobre o desempenho das interações com os clientes.
Para acessar a API do WhatsApp Business, uma dica é fazer parceria com uma empresa que forneça uma API com todas as funcionalidades que a equipe de atendimento precisa.
E é aí que entra a nossa novidade!
Vem aí: WhatsApp Enterprise da FaleMais!
Como prometemos na introdução, eis a surpresa: além de contar com toda a qualidade da nossa telefonia Voip empresarial, em breve a FaleMais lançará o WhatsApp Enterprise para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.
O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas, proporcionar um atendimento simultâneo e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente.
Disponibilizaremos uma série de recursos no app, como menus e fila de atendimento, múltiplos setores e usuários, dashboard de Tempo Médio de Atendimento (TMA) Tempo Médio de Espera (TME), entre outros.
Gostou da novidade? Então aguarde!
Enquanto isso, confira o nosso post com dicas de WhatsApp Marketing para vender mais!