Saber como administrar uma loja é algo fundamental para se alcançar o sucesso ― e mais do que isso, percorrer um caminho onde se é possível minimizar alguns riscos e evitar certos prejuízos.
Existem muitas boas práticas para administrar uma loja, mas no post de hoje focaremos em 5 delas que são as bases para o bom funcionamento de um empreendimento nos dias de hoje.
1. Planeje-se (sempre)
A base de todo conhecimento prático para saber como administrar uma loja é, sem dúvidas, ter um bom planejamento, que, aliás, deve ser parte da rotina da empresa.
É na etapa do planejamento que você consegue parar e analisar quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo em todas as áreas do negócio.
Existem, pelo menos, três tipos de planejamento que podem ser feitos na loja:
- Planejamento estratégico, que geralmente é feito pensando nos objetivos a longo prazo (de 5 a 10 anos). Por conta disso, ele não chega a ser muito detalhista, mas, ainda assim, é necessário fazer para que fique mais fácil traçar as estratégias a curto e médio prazos.
- Planejamento tático, que é traçado para o médio prazo e ajuda a coordenar os trabalhos em cada área da loja (estoque, vendas, financeiro, etc.). Nesse planejamento já se consegue traçar metas para a equipe.
- Planejamento operacional, que estabelece os objetivos a curto prazo e ajuda a orientar os trabalhos cotidianos em cada setor.
2. Tenha um capital de giro
Saber como administrar uma loja também significa ter muita persistência, principalmente nos primeiros anos. Afinal de contas, é comum que no início o negócio não dê lucro.
Mas, mesmo assim, as contas precisam ser pagas, e, nessa hora, ter um capital de giro é essencial para a sobrevivência da loja.
Portanto, capital de giro é a quantia necessária para manter a loja funcionando dentro de um determinado período de tempo.
Se em determinadas épocas as vendas diminuírem ou ocorrerem outros contratempos, o capital de giro entra em ação para manter em dia os pagamentos das despesas, evitando que a loja recorra a empréstimos e até feche as portas.
Na página do Sebrae você pode ter acesso a uma planilha para calcular o capital de giro da sua loja.
3. Saiba quantas vezes por ano você precisa repor o estoque da loja
Não administrar o giro de estoque é um dos erros mais frequentes dos empreendedores. Por isso, esta é uma boa prática de saber como administrar uma loja.
Giro de estoque é um termo dado ao número de vezes que você vendeu os produtos do estoque e renovou as prateleiras com novos produtos e novas quantidades. Ou seja, os produtos estocados não podem demorar para serem vendidos ― afinal, trata-se de dinheiro parado.
Vamos a um exemplo prático:
A sua loja de roupas tem um estoque médio de 300 peças e a sua loja vende em torno de 3.500 peças por ano.
Nesse caso, para saber quantas vezes o seu estoque tem que girar (ser reposto), basta dividir 3.500 por 300 = 11,6 giros ao ano.
Existem outros cálculos que podem ser feitos para aprimorar o giro de estoque, mas o exemplo acima já te ajuda a ter uma ideia inicial da importância de não deixar produtos parados por muito tempo nas prateleiras.
4. Ter estratégias de divulgação também é uma boa prática de saber como administrar uma loja
Sempre tenha em mente: o ativo mais importante da sua loja não é o produto que você vende ou o dinheiro que você conquista, mas é o seu cliente. Ele é o responsável pela sua loja prosperar.
Nesse caso, dois objetivos principais da loja devem ser atrair os clientes certos e fidelizá-los com um bom atendimento e um bom produto.
Na prática, são as estratégias de marketing que ajudam nesse processo de encontrar o público específico que tenha interesse em seus produtos, a atraí-los com ações estratégicas e a fidelizá-los com estratégias de encantamento (a tal ponto que ele passa a ser divulgador da sua loja).
Algumas ações que podem ser feitas:
- Esteja presente nas redes sociais em que o seu público também esteja;
- Crie um site e um blog com dicas e informações relevantes para esse público, para que ele veja a sua loja como autoridade do setor;
- Crie ações promocionais (locais e virtuais) para aumentar as vendas.
Confira aqui 6 dicas de marketing para pequenas empresas para dar o pontapé inicial.
5. Invista em tecnologia para aumentar a produtividade da sua equipe
Outra boa prática de como administrar a sua loja vale para todos os tipos de negócio: investir em ferramentas tecnológicas para otimizar o tempo e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Não dá mais para ter tarefas manuais e rotineiras se hoje temos acesso a uma infinidade de recursos que tornam o trabalho bem mais simples e deixa que a equipe foque no mais importante: prestar um bom atendimento ao cliente.
Nesse caso, eis alguns exemplos de setores em que a tecnologia faz um belo trabalho junto aos colaboradores:
- Finanças: softwares de gestão financeira e fluxo de caixa.
- Controle de vendas e clientes: CRM.
- Atendimento interno e externo: tecnologia Voip.
Bom, e já que esse assunto de tecnologia é uma boa prática importante para saber como administrar uma loja, então complemente esse assunto conhecendo 5 processos que devem ser otimizados ainda hoje em sua loja.