PABX: como funciona e tudo o que você precisa saber

Homem em duvida como funciona PABX

Se você está montando um negócio ou já tem um em pleno funcionamento e a demanda por telefonia vem aumentando, então precisa entender o que é PABX como funciona.

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de aparelhos e a tecnologia evoluiu tanto que hoje temos a opção até de adquirir um PABX que funciona totalmente em nuvem, sem a necessidade de um equipamento físico.

Entenda tudo no post!

O que é PABX e como funciona?

“Troca automática de ramais privados”é a tradução livre para Private Automatic Branch Exchange (PABX). 

Na prática, PABX é uma central telefônica que centraliza uma linha telefônica e a distribui em ramais na empresa. 

Isso se traduz em muita economia ao negócio, pois não é mais necessário adquirir várias linhas telefônicas para espelhar entre os setores da empresa; apenas uma linha e a quantidade de ramais necessários é o suficiente para garantir um bom atendimento interno e externo. 

Portanto, entender o que é PABX como funciona e como adquirir um significará muito para o seu empreendimento, pois esse equipamento é o que permitirá que você tenha vários ramais, que se comunique entre eles, que consiga transferir as ligações de maneira prática, entre outros benefícios. 

Aliás, ainda falando sobre o PABX como funciona, para fazer uma ligação interna, é preciso apenas digitar  número do ramal. A ligação entre os ramais internos é totalmente gratuita. E para fazer uma ligação externa, digitar o código para dar linha (geralmente é o número 0) e em seguida o número a ser ligado. Simples assim!

Quais são os tipos de PABX como funciona?

  • PABX analógico: é o mais antigo, e, por isso, não tem tantos recursos avançados como os outros modelos, mas continua sendo muito utilizado em empresas. Ele é projetado para receber linhas analógicas por meio de operadoras de telefonia fixa.
  • PABX digital: mais evoluído que o modelo analógico, o PABX digital tem melhor qualidade de áudio, podendo utilizar linhas digitais e também linhas analógicas. Uma característica desse equipamento é ter o DDR (Discagem Direta a Ramal).
  • PABX híbrido: reúne todos os benefícios do PABX analógico e do PABX digital, e, ainda, conta com alguns recursos da telefonia IP, permitindo, portanto, utilizar soluções de telefonia Voip. Ou seja, se a sua empresa tem linhas analógicas e também linhas Voip, esse é um equipamento que pode ser utilizado para centralizar a telefonia. 
  • PABX IP: esse tipo de PABX (também chamado de PABX Voip) também é um equipamento físico, porém mais avançado e moderno em relação aos anteriores. É possível integrar matriz e filiais de maneira mais simples, já que a tecnologia é baseada em Voip. 
  • PABX Virtual: essa é a mais nova evolução do PABX, já que ele não necessita de um servidor físico para funcionar. Ele possui todos os recursos e funções de um PABX físico, mas atuam totalmente em nuvem. Esse PABX vem sendo o mais utilizado nas empresas por economizar espaço físico e também garantir todos os recursos profissionais da telefonia Voip. 

Confira mais detalhes sobre os diferentes tipos de PABX e como funciona neste post aqui

Quais são os recursos disponíveis em um PABX?

Depois de entender o PABX, como funciona e os diferentes tipos, vamos citar alguns recursos básicos embutidos no sistema que ajudam em um atendimento telefônico mais profissional:

  • Transferência de chamadas com áudio de espero personalizado;
  • Chamada em espera com áudio personalizado (aproveite para divulgar ofertas e promoções e vender mais);
  • Transbordo de chamadas: se o ramal principal estiver ocupado, ele automaticamente transfere a ligação a outro ramal, evitando que a pessoa fique muito tempo esperando para ser atendida.
  • Possibilidade de realizar conferências por telefone e até por vídeo, dependendo do aparelho que você utiliza para as chamadas.
  • Gravação de chamadas;
  • Correio de voz.

É importante dizer que, dependendo do tipo de PABX escolhido, ele pode não vir com todos os recursos disponíveis. Portanto, verifique sempre antes de adquirir. E se você já utiliza a tecnologia Voip para fazer ligações, sugerimos utilizar o PABX Virtual, que conta com todos esses recursos e muitos outros. 

Como adquirir um PABX?

Um PABX pode ser adquirido em lojas especializadas em soluções de telecomunicações e até mesmo em lojas virtuais. 

No entanto, caso queira de fato economizar e adquirir um PABX que realmente tenha tudo o que a sua empresa precisa, sugerimos investir em planos Voip que já vêm com PABX Virtual integrado. A configuração é simples e bastante intuitiva. 

Bom, depois de entender o que é PABX, como funciona e como adquirir, está na hora de saber o quanto a sua empresa pode economizar com um PABX Virtual.

Ligação pela internet

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!