Importância da tecnologia VoIP nas empresas

Telecomunicações nas empresas: executivo segurando um celular e mexendo nele.

Sabe qual é o benefício de utilizar as telecomunicações nas empresas? Se tem dúvidas, entenda melhor como elas podem favorecer o alcance de resultados.

Uma empresa precisa estar sempre disponível para seus clientes, fornecedores e parceiros. Para isso, é preciso implementar um bom sistema de telecomunicações

Afinal, é por meio desses canais que você conseguirá manter um bom relacionamento com os clientes e poderá prospectar junto ao público-alvo.

No entanto, os benefícios das telecomunicações nas empresas vão além. Quando alinhadas à estratégia de negócio, garantem melhores resultados, que se traduzem em aumento da receita. Isso porque a prática contribui para o fechamento de vendas e melhoria da reputação organizacional.

Para entender melhor a importância dos canais de comunicação, criamos este post. Que tal saber se realmente vale a pena investir nessas ferramentas?

O que são as telecomunicações?

As telecomunicações são uma área de estudo que foca o controle, a gestão e a implementação dos sistemas comunicacionais. Elas são fundamentais para pessoas físicas e jurídicas. No caso das empresas, são ainda mais importantes, porque permitem entrar em contato com clientes, colaboradores e fornecedores.

Em qualquer ambiente, esse setor está presente no cotidiano. Como abrange telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e internet, as telecomunicações nas empresas são identificadas quando

– um cliente entra em contato por telefone;

– sua empresa recebe um e-mail de um fornecedor;

– é instalada uma TV corporativa;

– um cliente entra em contato por chat;

– é implementado um PABX virtual ou um sistema VoIP, que permite redirecionar as ligações para um celular.

Todas essas situações evidenciam que os canais de comunicação são essenciais para o negócio. Eles dependem diretamente das telecomunicações, já que são elas que possibilitam sua efetivação.

Qual a importância das telecomunicações nas empresas?

As telecomunicações nas empresas são importantes para garantir o bom funcionamento dos canais de comunicação. Por meio dessa estratégia, é possível posicionar melhor o seu negócio no mercado, atrair mais clientes e aumentar sua chance de fidelização.

A depender dos canais utilizados, também é possível alcançar versatilidade e dinamismo maiores em relação ao conteúdo. Dessa forma, você consegue estabelecer diferentes maneiras de contatar os potenciais compradores.

Por exemplo, se você tiver uma linha telefônica comum, o cliente entrará em contato para sanar alguma dúvida e nem sempre conseguirá retorno. O resultado é a insatisfação e a tendência dele buscar um produto ou serviço similar na concorrência.

Ao ter um PABX virtual, sua empresa conta com uma central telefônica preparada para atender a todas as chamadas. Os contatos são redirecionados aos operadores de maneira ordenada e você ainda obtém relatórios que sinalizam os pontos positivos e negativos dos atendimentos.

Se contar com um VoIP, outros benefícios são conquistados. Nesse caso, sua empresa consegue redirecionar as ligações para outros dispositivos por meio da internet. 

Desse modo, o seu celular ou seu computador podem se transformar em um canal corporativo, que ainda permite atingir a redução de custos com telefonia.

Esses exemplos deixam claro como as telecomunicações são importantes para as empresas. Ainda existe uma situação em que elas são especialmente válidas: o home office.

Telecomunicações e trabalho remoto: qual a relação?

O trabalho remoto é aquele executado à distância. Para exercer as atividades de forma adequada, é preciso contar com a tecnologia. Aqui, entra a importância das telecomunicações.

Com a mudança do modo de trabalho tradicional e o início da transformação digital, as empresas precisam estar preparadas. Isso significa contar com recursos adequados para efetivar os processos pela internet.

Para alcançar esse objetivo, é preciso ter diferentes ferramentas à disposição, como: 

– chat;

– telefonia;

– e-mail;

– site;

– redes sociais;

– TV corporativa.

Ao fazer isso, sua equipe continua sendo eficiente e ainda tem a chance de alcançar melhores resultados. Da mesma forma, os clientes são atendidos com eficiência. Isso melhora o relacionamento e aumenta a chance de comprarem de forma recorrente. 

Quais são os principais canais de telecomunicações nas empresas?

Existem diferentes canais que podem ser implementados no seu negócio. A análise depende da atuação da sua empresa. Veja quais são as principais possibilidades.

Telefonia

A telefonia fixa e móvel são essenciais para qualquer negócio hoje. Por meio dela, você entra em contato com seu cliente, fecha negócios e se conecta com as pessoas.

A grande vantagem da telefonia é garantir um relacionamento mais direto com os potenciais compradores. Com isso, sua marca consegue se humanizar e transmitir a mensagem desejada. 

Inclusive, o telefone é muito utilizado como base das operações de pós-venda. Por isso, é preciso adotar uma boa estratégia, que garanta a satisfação do cliente.

Para trazer mais eficiência, vale a pena investir em um PABX Virtual. Essa central telefônica é gerenciada por meio de um painel online que permite realizar transferência de ligações, fila de espera e outras funcionalidades úteis.

Internet

A internet é uma ferramenta que viabiliza vários canais de comunicação. Entre os principais estão: 

redes sociais: possibilitam entrar em contato com o público de forma direcionada;

chat online: permite conversar em tempo real com os potenciais clientes, a fim de tirar dúvidas e resolver problemas;

e-mail: canal que pode potencializar as vendas com a estratégia do e-mail marketing. Essa é uma forma de alcançar o cliente e atingi-lo de forma direcionada;

intranet: é uma ferramenta interna que consiste em uma rede específica para os colaboradores. Viabiliza a comunicação entre as equipes;

site: apresentam a empresa para o consumidor, mostram os produtos ou serviços e ainda permitem o contato com a empresa.

VoIP

O VoIP é um serviço telefônico. A diferença é que ele une recursos da telefonia com os da internet. Isso porque permite fazer e receber ligações por meio da conexão com a rede mundial de computadores.

Na prática, qualquer dispositivo com acesso à internet pode ser utilizado como ferramenta de comunicação após a implantação do VoIP. Para isso, é preciso ter um telefone IP ou um Adaptador Telefônico Analógico (ATA).

Além disso, é necessário um softphone. Ele consiste em um programa instalado no celular ou no computador que se torna um discador. Dessa maneira, é possível fazer as ligações. Assim, sua empresa tem um serviço de telecomunicações eficiente e capaz de auxiliar nas vendas.

Quais atividades podem ser realizadas com as telecomunicações nas empresas?

Como você pôde perceber, as telecomunicações nas empresas trazem mais eficiência ao atendimento dos clientes e fornecedores. Os canais de comunicação facilitam a realização de diversos processos organizacionais. Entre eles estão: 

– ligações para contato direto;

– meios digitais para relacionamento com clientes;

– redirecionamento de chamadas;

– resolução de problemas, com encaminhamento à equipe responsável;

– repasse de informações corporativas a colaboradores, por exemplo, por meio da TV corporativa.

Vale a pena investir nas telecomunicações nas empresas?

Por mais que as telecomunicações nas empresas sejam algo simples de implementar, elas vão muito além de conceitos básicos. Esse setor se transforma e renova continuamente com a tecnologia. Por isso, requerem aprimoramento.

Quando isso acontece, vários benefícios são conquistados. Entre os principais estão:

Melhoria da infraestrutura

A empresa tem um serviço de atendimento ao cliente mais eficiente e está preparada para qualquer situação que venha a acontecer. Evita perder chamadas e está disponível quando necessário.

Melhoria da comunicação interna e externa

Os canais utilizados nas telecomunicações ajudam a atrair e reter clientes, bem como a oferecer uma experiência melhor. No entanto, as vantagens atingem mais do que a comunicação externa.

A interna também é beneficiada, porque os colaboradores conseguem saber mais sobre a empresa. Dessa forma, sentem-se valorizados e têm uma sensação de pertencimento. Isso contribui para o alcance de bons resultados. 

Resolução de problemas

Os canais de comunicação fazem com que os problemas cheguem até à equipe responsável. Essa é uma forma de resolvê-los com eficiência e evitar que se transformem em um transtorno.

Por exemplo, se um cliente recebeu o produto com avaria, está insatisfeito. Ao entrar em contato com a empresa e ser rapidamente atendido devido ao VoIP, já tem uma percepção melhor da empresa.

Depois, basta a equipe fazer o seu trabalho e garantir um resultado ágil. Isso faz o cliente mudar o seu ponto de vista e se fidelizar.

Agilidade nos processos

A eficiência e a agilidade dos processos dependem diretamente das telecomunicações. Elas permitem que os colaboradores estejam integrados e bem informados. Como consequência, eles também sabem repassar as informações corretamente, o que impacta os clientes.

Esse trabalho também evita gargalos e garante a fluidez do fluxo de trabalho. Todos estão alinhados e atuam de forma sinérgica, sabendo a quem recorrer a depender do problema que surgir.

Diante de toda essa explicação, você deve ter percebido que as telecomunicações nas empresas ajudam a alcançar um patamar diferenciado. Para isso, é preciso contar com as ferramentas certas.

As principais foram citadas neste post. Usando-as, você tem as telecomunicações a seu favor e alcançará os benefícios apresentados, além de outros.

E você, acha que deve utilizar os canais de comunicação a seu favor? Entenda por que pequenas empresas precisam de um PABX Virtual.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!