Telecomunicações nas empresas: a importância da comunicação eficiente

Telecomunicações nas empresas: executivo segurando um celular e mexendo nele.

Sabe qual é o benefício de utilizar as telecomunicações nas empresas? Se tem dúvidas, entenda melhor como elas podem favorecer o alcance de resultados.

Uma empresa precisa estar sempre disponível para seus clientes, fornecedores e parceiros. Para isso, é preciso implementar um bom sistema de telecomunicações

Afinal, é por meio desses canais que você conseguirá manter um bom relacionamento com os clientes e poderá prospectar junto ao público-alvo.

No entanto, os benefícios das telecomunicações nas empresas vão além. Quando alinhadas à estratégia de negócio, garantem melhores resultados, que se traduzem em aumento da receita. Isso porque a prática contribui para o fechamento de vendas e melhoria da reputação organizacional.

Para entender melhor a importância dos canais de comunicação, criamos este post. Que tal saber se realmente vale a pena investir nessas ferramentas?

O que são as telecomunicações?

As telecomunicações são uma área de estudo que foca o controle, a gestão e a implementação dos sistemas comunicacionais. Elas são fundamentais para pessoas físicas e jurídicas. No caso das empresas, são ainda mais importantes, porque permitem entrar em contato com clientes, colaboradores e fornecedores.

Em qualquer ambiente, esse setor está presente no cotidiano. Como abrange telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e internet, as telecomunicações nas empresas são identificadas quando

– um cliente entra em contato por telefone;

– sua empresa recebe um e-mail de um fornecedor;

– é instalada uma TV corporativa;

– um cliente entra em contato por chat;

– é implementado um PABX virtual ou um sistema VoIP, que permite redirecionar as ligações para um celular.

Todas essas situações evidenciam que os canais de comunicação são essenciais para o negócio. Eles dependem diretamente das telecomunicações, já que são elas que possibilitam sua efetivação.

Qual a importância das telecomunicações nas empresas?

As telecomunicações nas empresas são importantes para garantir o bom funcionamento dos canais de comunicação. Por meio dessa estratégia, é possível posicionar melhor o seu negócio no mercado, atrair mais clientes e aumentar sua chance de fidelização.

A depender dos canais utilizados, também é possível alcançar versatilidade e dinamismo maiores em relação ao conteúdo. Dessa forma, você consegue estabelecer diferentes maneiras de contatar os potenciais compradores.

Por exemplo, se você tiver uma linha telefônica comum, o cliente entrará em contato para sanar alguma dúvida e nem sempre conseguirá retorno. O resultado é a insatisfação e a tendência dele buscar um produto ou serviço similar na concorrência.

Ao ter um PABX virtual, sua empresa conta com uma central telefônica preparada para atender a todas as chamadas. Os contatos são redirecionados aos operadores de maneira ordenada e você ainda obtém relatórios que sinalizam os pontos positivos e negativos dos atendimentos.

Se contar com um VoIP, outros benefícios são conquistados. Nesse caso, sua empresa consegue redirecionar as ligações para outros dispositivos por meio da internet. 

Desse modo, o seu celular ou seu computador podem se transformar em um canal corporativo, que ainda permite atingir a redução de custos com telefonia.

Esses exemplos deixam claro como as telecomunicações são importantes para as empresas. Ainda existe uma situação em que elas são especialmente válidas: o home office.

Telecomunicações e trabalho remoto: qual a relação?

O trabalho remoto é aquele executado à distância. Para exercer as atividades de forma adequada, é preciso contar com a tecnologia. Aqui, entra a importância das telecomunicações.

Com a mudança do modo de trabalho tradicional e o início da transformação digital, as empresas precisam estar preparadas. Isso significa contar com recursos adequados para efetivar os processos pela internet.

Para alcançar esse objetivo, é preciso ter diferentes ferramentas à disposição, como: 

– chat;

– telefonia;

– e-mail;

– site;

– redes sociais;

– TV corporativa.

Ao fazer isso, sua equipe continua sendo eficiente e ainda tem a chance de alcançar melhores resultados. Da mesma forma, os clientes são atendidos com eficiência. Isso melhora o relacionamento e aumenta a chance de comprarem de forma recorrente. 

Quais são os principais canais de telecomunicações nas empresas?

Existem diferentes canais que podem ser implementados no seu negócio. A análise depende da atuação da sua empresa. Veja quais são as principais possibilidades.

Telefonia

A telefonia fixa e móvel são essenciais para qualquer negócio hoje. Por meio dela, você entra em contato com seu cliente, fecha negócios e se conecta com as pessoas.

A grande vantagem da telefonia é garantir um relacionamento mais direto com os potenciais compradores. Com isso, sua marca consegue se humanizar e transmitir a mensagem desejada. 

Inclusive, o telefone é muito utilizado como base das operações de pós-venda. Por isso, é preciso adotar uma boa estratégia, que garanta a satisfação do cliente.

Para trazer mais eficiência, vale a pena investir em um PABX Virtual. Essa central telefônica é gerenciada por meio de um painel online que permite realizar transferência de ligações, fila de espera e outras funcionalidades úteis.

Internet

A internet é uma ferramenta que viabiliza vários canais de comunicação. Entre os principais estão: 

redes sociais: possibilitam entrar em contato com o público de forma direcionada;

chat online: permite conversar em tempo real com os potenciais clientes, a fim de tirar dúvidas e resolver problemas;

e-mail: canal que pode potencializar as vendas com a estratégia do e-mail marketing. Essa é uma forma de alcançar o cliente e atingi-lo de forma direcionada;

intranet: é uma ferramenta interna que consiste em uma rede específica para os colaboradores. Viabiliza a comunicação entre as equipes;

site: apresentam a empresa para o consumidor, mostram os produtos ou serviços e ainda permitem o contato com a empresa.

VoIP

O VoIP é um serviço telefônico. A diferença é que ele une recursos da telefonia com os da internet. Isso porque permite fazer e receber ligações por meio da conexão com a rede mundial de computadores.

Na prática, qualquer dispositivo com acesso à internet pode ser utilizado como ferramenta de comunicação após a implantação do VoIP. Para isso, é preciso ter um telefone IP ou um Adaptador Telefônico Analógico (ATA).

Além disso, é necessário um softphone. Ele consiste em um programa instalado no celular ou no computador que se torna um discador. Dessa maneira, é possível fazer as ligações. Assim, sua empresa tem um serviço de telecomunicações eficiente e capaz de auxiliar nas vendas.

Quais atividades podem ser realizadas com as telecomunicações nas empresas?

Como você pôde perceber, as telecomunicações nas empresas trazem mais eficiência ao atendimento dos clientes e fornecedores. Os canais de comunicação facilitam a realização de diversos processos organizacionais. Entre eles estão: 

– ligações para contato direto;

– meios digitais para relacionamento com clientes;

– redirecionamento de chamadas;

– resolução de problemas, com encaminhamento à equipe responsável;

– repasse de informações corporativas a colaboradores, por exemplo, por meio da TV corporativa.

Vale a pena investir nas telecomunicações nas empresas?

Por mais que as telecomunicações nas empresas sejam algo simples de implementar, elas vão muito além de conceitos básicos. Esse setor se transforma e renova continuamente com a tecnologia. Por isso, requerem aprimoramento.

Quando isso acontece, vários benefícios são conquistados. Entre os principais estão:

Melhoria da infraestrutura

A empresa tem um serviço de atendimento ao cliente mais eficiente e está preparada para qualquer situação que venha a acontecer. Evita perder chamadas e está disponível quando necessário.

Melhoria da comunicação interna e externa

Os canais utilizados nas telecomunicações ajudam a atrair e reter clientes, bem como a oferecer uma experiência melhor. No entanto, as vantagens atingem mais do que a comunicação externa.

A interna também é beneficiada, porque os colaboradores conseguem saber mais sobre a empresa. Dessa forma, sentem-se valorizados e têm uma sensação de pertencimento. Isso contribui para o alcance de bons resultados. 

Resolução de problemas

Os canais de comunicação fazem com que os problemas cheguem até à equipe responsável. Essa é uma forma de resolvê-los com eficiência e evitar que se transformem em um transtorno.

Por exemplo, se um cliente recebeu o produto com avaria, está insatisfeito. Ao entrar em contato com a empresa e ser rapidamente atendido devido ao VoIP, já tem uma percepção melhor da empresa.

Depois, basta a equipe fazer o seu trabalho e garantir um resultado ágil. Isso faz o cliente mudar o seu ponto de vista e se fidelizar.

Agilidade nos processos

A eficiência e a agilidade dos processos dependem diretamente das telecomunicações. Elas permitem que os colaboradores estejam integrados e bem informados. Como consequência, eles também sabem repassar as informações corretamente, o que impacta os clientes.

Esse trabalho também evita gargalos e garante a fluidez do fluxo de trabalho. Todos estão alinhados e atuam de forma sinérgica, sabendo a quem recorrer a depender do problema que surgir.

Diante de toda essa explicação, você deve ter percebido que as telecomunicações nas empresas ajudam a alcançar um patamar diferenciado. Para isso, é preciso contar com as ferramentas certas.

As principais foram citadas neste post. Usando-as, você tem as telecomunicações a seu favor e alcançará os benefícios apresentados, além de outros.

E você, acha que deve utilizar os canais de comunicação a seu favor? Entenda por que pequenas empresas precisam de um PABX Virtual.

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Share on google
Share
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!