Como um PABX Virtual pode diferenciar sua empresa

Foto de um PABX virtual.

PortInvestir em um PABX Virtual em sua empresa pode ser o divisor de águas no atendimento ao cliente e no próprio diferencial competitivo dela.

 

O bom atendimento que uma empresa presta no mercado não só pode garantir a compra que o cliente pretende fazer atualmente, mas também assegurar o seu retorno no futuro. É por isso que empresas de vários portes e atividades começam a investir em melhores opções de comunicação interna e atendimento a quem entra em contato com sua equipe.

 

Por isso, vamos entender a seguir onde e como o PABX Virtual entra nessa história? Confira!

O que é PABX Virtual?

A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange (inglês para “troca automática de ramais privados”). 

 

Isso quer dizer que através dessa ferramenta você faz com que uma única linha telefônica seja dividida em diversos ramais, criando uma central telefônica em sua empresa. 

 

Quando se fala de um PABX Virtual, o serviço é baseado em um sistema Voip, aproveitando um conjunto de vantagens que o PABX tradicional não consegue oferecer.

 

Essa nova tecnologia pode funcionar de forma independente dos aparelhos convencionais ou ainda totalmente integrada, através de adaptadores. 

 

O que vale destacar é que com o PABX Virtual, o áudio/voz são trocados através da internet, tornando-se adaptável a qualquer localidade e qualquer dispositivo em que haja uma conexão. Isso é mobilidade. Significa que, com um PABX Virtual, é possível atender e fazer ligações de qualquer lugar do mundo, bastando estar conectado à internet.

Quais os benefícios de um PABX Virtual para empresas?

Ao comparar o sistema de PABX Virtual com os sistemas tradicionais de telefonia ou de PABX, é fácil notar que existem diversas vantagens no casamento do PABX com Voip. 

Você ainda não está convencido? Veja alguns benefícios a seguir.

Baixo investimento para implementação do sistema

Se você não quiser adquirir aparelhos ou hardware novo, o PABX Virtual pode ser instalado na empresa com o mínimo de gastos. 

 

Pode-se aproveitar a interface do sistema que já está instalado na empresa, utilizando a mesma rede de computadores. O sistema é facilmente adaptável e pode ser usado de várias maneiras convenientes, como por meio de softphones, mobile softphones, ATAs, Telefones IP, etc. 

 

O que vale ressaltar é que é possível implantar esse tipo de sistema em qualquer empresa, de qualquer tamanho e sem muitos investimentos.

Forte apoio à mobilidade

Como a rede gerencia voz e dados por meio de conexão online, o PABX Virtual pode ser usado em casa, no escritório, ou até mesmo no meio da estrada. 

 

Não há nenhum hardware para manter ou atualizar. As chamadas podem ser realizadas em qualquer lugar onde haja internet, tornando o PABX Virtual uma excelente ferramenta para usar com parceiros de negócios e funcionários remotos.

 

Além disso, mesmo o uso podendo ser remoto, um administrador pode facilmente gerenciar todos os ramais e seus recursos.

Ausência de gastos com manutenção e questões operacionais

Além das taxas mensais que deverão ser pagas à empresa que vai operar o serviço para você, não haverá custos de manutenção de telefonia com o PABX Virtual. 

 

O espaço utilizado para equipamentos em sua empresa ficará menor, de modo que será possível aproveitar melhor também o seu ambiente. Lembre-se que o PABX Virtual não é um equipamento físico que demanda espaço. Ele opera totalmente em nuvem.

Otimização do atendimento ao cliente

Em outras palavras , o PABX Virtual permite um atendimento mais rápido e eficiente à sua clientela, tornando-o melhor e mais produtivo. 

 

O nível de satisfação do cliente certamente aumentará diante do alto grau de profissionalização que a empresa passará a apresentar. Isso pode ser importante para a credibilidade que se deseja passar e para o aperfeiçoamento da reputação de seu negócio no mercado, tanto para clientes quanto para parceiros.

 

Depois disso, os recursos como mensagens de boas vindas, áudio de espera personalizado e muitos outros ajudam a sua empresa perante o cliente e ajudam o cliente a se direcionar melhor para um atendimento realmente eficaz.

Saiba mais: Pesquisa de satisfação do cliente no PABX Virtual: o novo recurso da FaleMais. 

Custos de treinamento reduzidos

Como o PABX Virtual não requer nenhum hardware adicional e o software é de fácil entendimento, o treinamento da equipe é muito simples e rápido. 

 

Como resultado, essa tecnologia requer menores custos para ser bem empregada no seu negócio, bastando que os padrões de atendimento sejam bem demarcados para a equipe, do mesmo modo que também seriam em outras opções de comunicação – só que sem os gastos e a demora que estas exigiriam.

 

E o mais importante é que todas as funcionalidades podem ser gerenciadas através de um portal acessado pelo navegador comum de internet. Ou seja, um administrador pode criar, bloquear, liberar recursos e ter acesso a relatórios em tempo real para controle de todos os ramais contratados no PABX Virtual.

Alta escalabilidade

Toda a estrutura física de um PABX Virtual fica hospedada no Data Center da empresa fornecedora. Isso quer dizer que na prática, é essa a empresa que fica responsável pela escalabilidade. 

 

Portanto, para a empresa que contrata um PABX Virtual, a escalabilidade em relação à quantidade de ramais pode ser infinita. E a ligação entre esses ramais é gratuita, mesmo que eles estejam localizados fora do escritório. 

 

Incluir mais estações de atendimento na medida em que o negócio cresce será bem simples, do mesmo modo que a adaptação do serviço para contratações temporárias de agentes para a central de atendimento. 

Enorme quantidade de recursos

É possível atender aos clientes através de Menus Automáticos de Atendimento (URAs) ou lhes dar mensagens de boas-vindas

 

É possível também ter filas de atendimento ou grupos de ramais para cada departamento de uma empresa, além de gravar chamadas e muito mais. 

 

Muito mais além, o empreendedor poderá usar números virtuais, números 0800 e direcionar chamadas para o smartphone, através do recurso de siga-me.

 

Portanto, um PABX Virtual oferece uma variedade de recursos avançados que antes eram acessíveis apenas para grandes empresas que tinham condições de investir em centrais telefônicas robustas e caras.

Por que contratar um PABX Virtual?

À medida que um negócio cresce, vem a necessidade de se profissionalizar cada vez mais. Para isso é preciso criar novos processos, métodos, investir em capacitação e também melhorar um dos pontos principais: o atendimento ao cliente.

 

Com o crescimento de um negócio, as coisas tendem a ficar mais complexas e daí vem a necessidade de otimizar e ser mais produtivo no dia-a-dia. Portanto, o cliente não pode perceber sua empresa engessada e mais burocrática. O que ele espera é ser atendido cada vez melhor e mais rápido. E isso é um grande desafio, que um PABX Virtual pode te ajudar.

 

Quer exemplos?

 

Um PABX Virtual direciona demandas de atendimento para o departamento correto que o cliente seleciona através de um menu. Esse recurso chama-se URA.

 

Com uma URA, quando um cliente liga, certamente é apresentado um menu de opções que direciona o atendimento para o departamento correto que o cliente quer falar. Recursos como esse otimizam muito o atendimento ao cliente.

 

Já com o recurso de Gravação de Chamadas, o empresário pode solucionar grandes problemas de comunicação e mal entendidos com consumidores, e isso é bem frequente quando os negócios crescem e ficam mais complexos.

 

E com Ramais Virtuais, os funcionários falam entre si gratuitamente e sem limite. Ainda é possível criar ramais para filiais em outras localidades, otimizando a comunicação com custo zero entre funcionários e filiais.

Como escolher um PABX Virtual para sua empresa?

Ao escolher um serviço de PABX Virtual, automaticamente você se vincula a uma operadora Voip, que por sua vez terá suas tarifas e preços de serviços. É nesse ponto que é preciso escolher bem. 

 

Veja alguns passos para considerar:

 

  1. Opte por operadoras autorizadas pela Anatel;
  2. Adquira um PABX Virtual com modelo de mensalidades;
  3. Fuja de serviços com altas e complicadas tarifas para fazer ligações;
  4. Veja se o serviço contempla os recursos que sua empresa precisa;
  5. Fuja de serviços com fidelidade mínima. Não fique preso por contrato;
  6. Busque referências da empresa e do atendimento que ela presta ao cliente.

 

No entanto, pesquise muito bem antes de escolher um fornecedor de PABX Virtual para sua empresa. Use os buscadores, sites de reclamações e opte principalmente por empresas que tenham Casos de Sucesso comprovados, inclusive com empresas conhecidas no mercado.

 

Portanto, se você quer implantar no seu negócio uma central telefônica completa, que ofereça recursos online e seja fácil de configurar, baixando os custos envolvidos no serviço, você vai tirar muito proveito ao adquirir um PABX Virtual.

Confira aqui todos os tipos de planos Voip da FaleMais que incluem o PABX Virtual e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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