Televendas: o que é e como sua empresa pode ter um

Número virtual para whatsapp

Televendas é uma atividade de serviço que você usa para vender seus produtos e serviços aos clientes diretamente através do telefone. 

Nesse tipo de atendimento, nenhum contato adicional é necessário e todo o processo de venda, incluindo o processo de pagamento, pode ser concluído através da mesma chamada telefônica.

Simples assim, não é mesmo? Mas, é claro que para colher bons resultados no televendas é preciso muito planejamento e uma boa prospecção de potenciais clientes que realmente possam estar interessados em seu produto ou serviço.

Neste artigo, vamos começar a falar sobre esse tema. Você vai conferir algumas dicas básicas para começar a estruturar o setor de televendas em sua empresa, mesmo que ainda esteja iniciando um pequeno negócio!

O que é televendas? 

Televendas é uma estratégia de marketing e vendas que envolve a comercialização de produtos ou serviços por meio do telefone

Nesse processo, equipes de vendedores ou operadores de telemarketing entram em contato com potenciais clientes para: 

  • apresentar produtos;
  • esclarecer dúvidas;
  • negociar preços,
  • e concluir vendas.

Essa abordagem permite que as empresas alcancem uma ampla audiência sem a necessidade de uma presença física, tornando-a uma ferramenta versátil para diversos setores, como varejo, seguros, telecomunicações e serviços financeiros. 

O televendas pode ser realizado de várias formas, incluindo:

  • ligações frias (cold callings) para leads não qualificados;
  • ligações para clientes que já demonstraram interesse;
  • ligações para clientes existentes, oferecendo produtos ou serviços adicionais.

Para ter sucesso no televendas, as empresas precisam investir em treinamento de equipe, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e estratégias eficazes de scripts e abordagem. 

Leia também | Script de vendas por telefone: aprenda a montar o seu passo a passo!

Televendas ou telemarketing?

A maioria das pessoas tem uma compreensão básica sobre telemarketing e como as empresas a usam para gerar interesse em seus produtos e serviços. 

Na verdade, televendas e telemarketing são estratégias que precisam trabalhar juntas para o sucesso no atendimento. 

Telemarketing consiste em gerar interesse nos produtos e serviços que sua empresa oferece e é utilizado para fornecer informações aos consumidores. Você pode utilizá-lo para identificar ou criar oportunidades para o seu negócio e avaliar a reação dos clientes e feedback em relação aos seus produtos e serviços.

Interesse gerado? Então o televendas entra em ação para oferecer esses produtos e serviços com o objetivo de fechar a venda ali naquela ligação ou em uma próxima. 

Desenvolver a sua compreensão das diferenças entre telemarketing e televendas vai ajudar você a fazer o uso eficaz das estratégias e realizar vendas pelo telefone.

Leia também | Televendas ainda funciona? Confira a sua eficiência!

Como funciona o televendas na prática?

Vamos a um exemplo prático de como funciona o televendas.

Imagine uma empresa que vende produtos de beleza, como cosméticos e produtos de cuidados com a pele. Para expandir seus negócios, eles estabelecem um departamento de televendas. 

Inicialmente, eles adquirem uma lista de leads de pessoas que demonstraram interesse em produtos semelhantes por meio de inscrições online e compras anteriores.

Os operadores de televendas dessa empresa entram em contato com os leads por telefone. Durante a ligação, eles:

  • apresentam os produtos;
  • destacam os benefícios;
  • respondem a perguntas sobre ingredientes, uso e preços;
  • oferecem promoções especiais. 

Ao longo da ligação, eles tentam criar um relacionamento de confiança com o cliente em potencial.

Se o lead estiver interessado, a equipe de televendas pode concluir a venda por telefone, coletando informações de pagamento e endereço de entrega. 

Após a venda, eles podem fazer o acompanhamento, solicitando feedback e oferecendo assistência pós-venda.

Esse exemplo demonstra como o televendas envolve o contato direto com os clientes por telefone para promover, vender e fornecer suporte para produtos ou serviços, aproveitando a comunicação pessoal para conquistar vendas e construir relacionamentos com os clientes.

Leia também | Marketing por telefone: saiba como vender mais por ligações

Como crescer uma empresa usando televendas?

É importante conhecermos as vantagens de ter um departamento de televendas na empresa, antes de estruturar um:

Ampliação do alcance de mercado

O televendas permite que as empresas alcancem uma ampla audiência, independentemente da localização geográfica. 

Isso é particularmente benéfico para empresas que desejam expandir seu alcance nacional ou internacional, atingindo clientes em regiões distantes.

Economia de custos

Comparado a estratégias de vendas presenciais, o televendas frequentemente oferece uma economia significativa de custos. Não há necessidade de alugar espaços físicos, pagar despesas de viagem ou manter estoques em lojas físicas. Isso pode levar a margens de lucro mais saudáveis.

Eficiência na geração de leads

As equipes de televendas podem se concentrar em leads que já demonstraram algum interesse nos produtos ou serviços, economizando tempo e recursos. Além disso, as informações dos clientes podem ser facilmente registradas em sistemas de CRM para acompanhamento futuro.

Personalização e relacionamento

O televendas permite uma comunicação mais personalizada com os clientes. Os operadores podem adaptar suas abordagens com base nas necessidades individuais dos clientes, construindo relacionamentos mais sólidos e aumentando a fidelidade à marca.

Feedback direto e melhorias contínuas

As empresas podem obter feedback instantâneo dos clientes durante as ligações de televendas, o que pode ser usado para melhorar produtos, serviços e estratégias de vendas. Isso contribui para uma constante otimização das operações comerciais.

Flexibilidade

O televendas pode ser adaptado a diferentes indústrias e modelos de negócios. Seja vendendo produtos, serviços, seguros, assinaturas ou solicitando doações para organizações sem fins lucrativos, o televendas oferece flexibilidade para atender às necessidades específicas de cada empresa.

Medição e análise de resultados

O televendas permite a rastreabilidade das ligações, permitindo que as empresas meçam o desempenho da equipe, taxas de conversão e eficácia das estratégias de vendas. Isso ajuda na tomada de decisões baseadas em dados.

Possibilidade de Vendas Complementares

As equipes de televendas podem identificar oportunidades de vendas cruzadas e up selling, aumentando o valor médio das transações e o retorno sobre o investimento.

Leia também | Televendas ainda funciona? Confira a sua eficiência em tempos digitais!

Dicas para implantar um setor de televendas em sua empresa

Mais do que nunca, as vendas por telefone são uma estratégia importante no seu plano global de vendas. 

Mesmo em tempos digitais, as pessoas continuam gostando de “ouvir a voz da empresa”, de saberem que tem uma pessoa do outro lado da linha. 

Agora é a hora de aproveitar a oportunidade para incorporar o televendas em seu negócio ou, se já estiver com esse serviço implementado, aumentar o rendimento do seu time de vendas. 

Aqui estão algumas dicas para garantir o sucesso da sua empresa durante a execução de um plano de televendas:

1. Desenvolva um plano específico de televendas 

Vendas por telefone podem desempenhar um papel grande ou pequeno em cada venda. 

Portanto, comece a desenvolver um plano que identifique especificamente como sua empresa alcançará os clientes através das televendas.

Documente:

  • Que tipo de mercado a sua empresa atende?
  • Quais novos produtos você está vendendo?
  • Quais os seus diferenciais em relação à concorrência?
  • Qual é o perfil dos seus clientes? 
  • Eles preferem um atendimento por telefone? 

Certifique-se de responder essas perguntas na elaboração do seu plano de televendas.

2. Teste antes de investir

Antes de investir em uma estrutura de telefonia para a equipe de vendas por telefone, é interessante realizar um teste antes.

Com um script de vendas em mãos, teste o oferecimento de produtos e serviços aos seus clientes. Você pode começar pelas pessoas que já compram da sua empresa – seja oferecendo um upgrade ou uma renovação de contrato, por exemplo.

O importante é que a equipe treine de modo que se sinta confiante para realizar vendas por telefone. 

3. Saiba com que você está falando

Se você precisa falar com alguém em particular ou um determinado departamento, então você precisa se preparar! 

A primeira etapa é garantir que seus dados estejam atualizados – utilize um bom software CRM que seja integrado ao seu sistema de telefonia para ter acesso em tempo real aos dados da pessoa do outro lado da linha.  

A segunda etapa é ser persistente e fazer contato com alguém para que você possa construir um relacionamento e, eventualmente, chegar até a pessoa que você precisa.

4. Deu certo? Então invista no melhor sistema de telefonia

Se você fez o teste e conseguiu obter bons resultados através do televendas, então está na hora de investir corretamente – ou seja, investir no melhor sistema de telefonia que ofereça otimização e agilidade nas vendas.

Eis a resposta: 

Qual o melhor sistema de telefonia para o setor de televendas da empresa?

Com certeza é a telefonia digital

A telefonia digital é a chamada telefonia Voip (Voice over Internet Protocol) oferece uma série de vantagens para empresas que trabalham com televendas, tornando-a uma escolha eficaz e econômica para essas operações:

  • Custos reduzidos: a telefonia digital elimina a necessidade de linhas telefônicas tradicionais, resultando em redução de custos em chamadas locais e internacionais. Isso é especialmente benéfico para empresas que fazem muitas chamadas de longa distância.
  • Escalabilidade: a infraestrutura da telefonia digital é altamente escalável, permitindo que as empresas aumentem ou reduzam facilmente o número de ramais de acordo com a demanda de suas operações de televendas.
  • Flexibilidade geográfica: com o Voip, as equipes de televendas podem trabalhar remotamente, permitindo que as empresas acessem talentos em qualquer lugar do mundo. Isso amplia a base de recursos disponíveis.
  • Integração com CRM: muitas soluções Voip podem ser integradas a sistemas de CRM, permitindo um melhor gerenciamento de leads, histórico de chamadas e personalização no atendimento ao cliente.
  • Recursos avançados: o sistema de telefonia digital oferece recursos avançados, como gravação de chamadas, encaminhamento de chamadas, filas de espera e atendimento automático, tornando as operações de televendas mais eficientes.
  • Qualidade de voz: com a evolução da tecnologia Voip, a qualidade de voz é comparável à das chamadas telefônicas tradicionais.
  • Relatórios e análises: As soluções Voip fornecem ferramentas avançadas de relatórios e análises, que permitem às empresas monitorar o desempenho da equipe de televendas e otimizar suas estratégias.
  • Mobilidade: os aplicativos de telefonia digital permitem que os vendedores façam chamadas a partir de dispositivos móveis, garantindo que não percam oportunidades de vendas enquanto estão em trânsito.

Mas se as ligações de telefonia digital são feitas totalmente pela internet, como isso é possível sem precisar de linhas analógicas? Isso é possível por causa do chamado número virtual, uma forte tendência entre as empresas. 

Por isso, confira no próximo post como funciona um número virtual e quais as vantagens para a sua empresa.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!