Televendas: o que é e como sua empresa pode ter um

Televendas é uma atividade de serviço que você usa para vender seus produtos e serviços aos clientes diretamente através do telefone. 

 

Nesse tipo de atendimento, nenhum contato adicional é necessário e todo o processo de venda, incluindo a operação do pagamento, pode ser concluído através da mesma chamada telefônica.

 

Simples assim, não é mesmo? Mas, é claro que para colher bons resultados no televendas é preciso muito planejamento e uma boa prospecção de potenciais clientes que realmente possam estar interessados em seu produto ou serviço.

 

Neste artigo, vamos começar a falar sobre esse tema. Você vai conferir algumas dicas básicas para começar a estruturar o setor de televendas em sua empresa, mesmo que ainda esteja iniciando um pequeno negócio!

Televendas ou telemarketing?

A maioria das pessoas tem uma compreensão básica sobre telemarketing e como as empresas a usam para gerar interesse em seus produtos e serviços. No entanto, muitas pessoas não sabem o que é televendas e acabam confundindo os dois.

 

Telemarketing consiste em gerar interesse nos produtos e serviços que sua empresa oferece e é utilizado para fornecer informações aos consumidores. Você pode utilizá-lo para identificar ou criar oportunidades para o seu negócio e avaliar a reação dos clientes e feedback em relação aos seus produtos e serviços.

 

Interesse gerado? Então o televendas entra em ação para oferecer esses produtos e serviços com o objetivo de fechar a venda ali naquela ligação ou em uma próxima. 

 

Desenvolver a sua compreensão das diferenças entre telemarketing e televendas vai ajudar você a fazer o uso eficaz das estratégias e realizar vendas pelo telefone.

 

Leia também: Os atuais desafios enfrentados pelos setores de call center, telemarketing e contact center

O que o televendas pode fazer por você?

 

  • Converter oportunidades de negócios em vendas;
  • Com boas oportunidades de negócio, o custo para adquirir um cliente cai;
  • Eliminar as despesas de viagem por ter uma equipe de vendas por telefone;
  • Deixar os clientes com uma impressão profissional da sua empresa.

Como crescer uma empresa usando televendas?

Uma das principais vantagens de usar televendas em uma pequena empresa é que você pode melhorar a eficiência operacional. 

 

O setor de televendas pode reduzir o tempo e os custos envolvidos na visita física a um cliente e, para o dono de um pequeno negócio, isso é muito importante.

 

Entrar em contato com potenciais compradores pelo telefone significa que você será capaz de falar com mais pessoas em um único dia, potencialmente resultando em mais vendas do que seria possível por outros meios, como a visita presencial.

 

Sem a necessidade de viajar, também permite que você gerencie simultaneamente e atenda a outros aspectos do seu negócio, quando necessário.

 

Resumidamente: realizar vendas pelo telefone só lhe trará benefícios de tempo e de retorno financeiro.

 

Leia também: Televendas ainda funciona? Confira a sua eficiência em tempos digitais!

Dicas para implantar um setor de televendas em sua empresa

Mais do que nunca, as vendas por telefone são uma estratégia importante no seu plano global de vendas. 

 

Mesmo em tempos digitais, as pessoas continuam gostando de “ouvir a voz da empresa”, de saberem que tem uma pessoa do outro lado da linha. 

 

Agora é a hora de aproveitar a oportunidade para incorporar o televendas em seu negócio ou, se já estiver com esse serviço implementado, aumentar o rendimento do seu time de vendas. 

 

Aqui estão algumas dicas para garantir o sucesso da sua empresa durante a execução de um plano de televendas:

1. Desenvolva um plano específico de televendas 

Vendas por telefone podem desempenhar um papel grande ou pequeno em cada venda. 

 

Portanto, comece a desenvolver um plano que identifique especificamente como sua empresa alcançará os clientes através das televendas.

 

Documente:

 

  • Que tipo de mercado a sua empresa atende?
  • Quais novos produtos você está vendendo?
  • Quais os seus diferenciais em relação à concorrência?
  • Qual é o perfil dos seus clientes? 
  • Eles preferem um atendimento por telefone? 

 

Certifique-se de responder essas perguntas na elaboração do seu plano de televendas.

2. Teste antes de investir

Antes de investir em uma estrutura de telefonia para a equipe de vendas por telefone, é interessante realizar um teste antes.

 

Com um script de vendas em mãos, teste o oferecimento de produtos e serviços aos seus clientes. Você começar pelas pessoas que já compram da sua empresa – seja oferecendo um upgrade ou uma renovação de contrato, por exemplo.

 

O importante é que a equipe treine de modo que se sinta confiante para realizar vendas por telefone. 

3. Deu certo? Então invista direito

Se você fez o teste e conseguiu obter bons resultados através do televendas, então está na hora de investir corretamente. 

 

Em primeiro lugar, tenha um número 0800 para que os seus clientes e potenciais clientes possam entrar em contato com você gratuitamente.

 

E não pense que este é um serviço caro! O 0800 Voip é a solução perfeita para pequenas empresas que precisam oferecer este serviço, mas sem pagar caro por ele. 

 

Além disso, também integre o número 0800 a um PABX Virtual, que também funciona em nuvem. Dessa forma, você consegue distribuir esse número em vários ramais e ter acesso a vários recursos de ponta, profissionalizando o atendimento ao cliente.

4. Saiba com que você está falando

Se você precisa falar com alguém em particular ou um determinado departamento, então você precisa se preparar! 

 

A primeira etapa é garantir que seus dados estejam atualizados – utilize um bom software CRM que seja integrado ao seu sistema de telefonia para ter acesso em tempo real aos dados da pessoa do outro lado da linha.  

 

A segunda etapa é ser persistente e fazer contato com alguém para que você possa construir um relacionamento e, eventualmente, chegar até a pessoa que você precisa.

5. Com Script ou Sem script?

A ligação de televendas deve sempre soar como algo natural, não robotizado. 

 

Seu atendente deve separar um tempo para ensaiar e compreender completamente as necessidades do cliente. No entanto, deve sempre haver um espaço para ele improvisar a partir de um esquema básico de conversa, ou seja, não deve ficar preso com roteiros rigorosos.

Conclusão

Essencialmente, é preciso prática e experiência para se tornar um vendedor eficaz por telefone. 

 

Com o tempo, você vai começar a reconhecer os diferentes sinais de seus clientes e identificar métodos para lidar com diferentes situações e converter oportunidades em vendas.

Se neste post você aprendeu o que é televendas, quais as vantagens e como começar a implementá-lo, a seguir preparamos um post com 8 dicas de abordagens de vendas por telefone que funcionam. Até a próxima!

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