Televendas eficiente: impulsione seus resultados com a VoIP

Televendas

Quando você, empresário, ouve a palavra televendas, dá um arrepio na espinha? Em meio a tantas notícias e reclamações de abusos de ligações indesejadas de telemarketing, realmente pode ficar difícil pensar em estruturar esse setor.

Mas, calma. Sim, a função de televendas ainda funciona, e, inclusive, pode realmente contribuir para o aumento do faturamento em sua empresa. Mas é preciso conhecimento e atenção à nova maneira como o consumidor se comporta e as novas tecnologias de telefonia para estruturar bem esse setor.

No post de hoje, vamos conversar sobre esse assunto!

O televendas ainda funciona – mas não sem conhecer antes quem está do outro lado da linha

Antes do advento e da popularização da internet, o televendas era um setor muito forte nas empresas, já que o telefone era um dos principais meios de comunicação com o cliente.

Mas isso mudou, já que o comportamento da sociedade também se alterou. E isso não é ruim, muito pelo contrário.

Não dá mais para sair ligando automaticamente para todos os contatos de uma lista aleatória que a empresa conseguiu na esperança de fechar alguma venda. Isso é um abuso, inclusive, já que muitas dessas empresas automatizam essas ligações, e, de forma errada, uma mesma pessoa passa o dia inteiro recebendo chamadas indevidas.

Hoje em dia, as empresas têm muito mais ferramentas para descobrirem de fato quem são suas personas: seus desejos, necessidades, sonhos, hobbies, ocupações. Todas essas informações são possíveis – e imprescindíveis de serem colhidas para estruturar novas estratégias de televendas.

Com esse tipo de planejamento, que é feito em conjunto com o setor de marketing, aumentam as chances de sucesso no televendas – saiba mais sobre esse assunto aqui.

O televendas ainda funciona – desde que se mude o script das ligações

Aquelas ligações roteirizadas, com falas repetitivas, artificiais e engessadas não devem mais fazerem partes de um televendas que queira realmente vender. Esse, inclusive, é outro fator que ajudou na má reputação do setor.

Atualmente, está ocorrendo uma evolução nas técnicas de script para televendas, o que abre espaço para a empatia, para uma conversa mais agradável e até uma improvisação por parte dos vendedores.

E isso só é possível com um bom treinamento da equipe e com uma boa base de dados sobre o potencial cliente. Neste post aqui a gente fala mais sobre montagem de um script de vendas.

O televendas ainda funciona – pois as pessoas ainda gostam de ouvir a voz de outras pessoas

Por mais que a internet esteja aí facilitando a vida de todos nós, já que estreita ainda mais a comunicação com pessoas do mundo inteiro, o fato é que a presença continua sendo importante para nós, seres humanos.

E se tem uma forma de preservar essa presença nas empresas é a comunicação por voz, seja atendendo a um cliente pessoalmente ou conversando por áudio ou videoconferência. Se não fosse assim, nem empresas mais modernas, como as startups, teriam atendimento telefônico.

Por isso, vender por telefone continua sendo possível, sendo, aliás, parte central de uma estratégia de marketing e plenamente integrado às estratégias feitas na internet.

Um simples telefonema de um cliente pedindo uma informação pode ser uma oportunidade de venda de um novo produto ou de um complemento do que ela já tem. Ou, ainda, todo o trabalho de marketing pode ser desenvolvido pela internet, mas o televendas entra em campo na hora da concretização da venda.

Tudo é questão de conhecimento e planejamento.

O televendas ainda funciona – mas a sua empresa precisa se modernizar para economizar

Não dá mais para investir em soluções tradicionais de televendas. As linhas analógicas, principalmente os planos empresariais, consomem boa parte do faturamento dos empreendimentos, aumentando o custo de aquisição de cliente.

Nesse caso, é preciso se render às atualizações tecnológicas também nesse setor de televendas, caso você queira investir em uma boa estrutura de call center sem precisar pagar caro por isso.

Na prática, estamos falando da telefonia Voip. Trata-se de um sistema que utiliza a internet para fazer e receber ligações – o que se traduz em uma fatura mensal bem mais barata em comparação com a telefonia analógica.

Além disso, com o Voip também passa a ser possível modernizar a empresa com PABX e até número 0800 – sistemas antes disponíveis apenas a grandes empresas por conta do valor.

Então, a dica é esta: televendas ainda funciona. E o primeiro passo é você entender como montar a estrutura do sistema de telefonia em sua empresa com a tecnologia Voip. Separamos um post completo sobre esse assunto.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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