Lead telefônico: saiba como criar oportunidades!

Lead-telefônico: na ilustração tem um computador no centro com imagem de uma atendente de telefonia, e ao lado da tela desse computador tem a imagem de um cliente sendo atendido. No fundo tem imagens de ferramentas, plantas e balão de mensagem.

Engana-se quem pensa que o telefone caiu em desuso. Muitas empresas ainda utilizam esse recurso para criar oportunidades de negócio. Isso é feito por meio do chamado lead telefônico.

Antes de entender o que é, vale a pena saber por que investir no telefone. No mundo, há 5,1 bilhões de pessoas com um ou mais celulares. No Brasil, são 204 milhões.

Ao mesmo tempo, é impossível negar a influência da internet nos perfis de consumo. Segundo dados da Statista, pelo menos 4,66 bilhões de pessoas usam a internet de forma ativa em 2021. Isso representa mais da metade de toda a população mundial!

O que isso significa para o seu negócio? Primeiro, essas duas tecnologias são importantes para a comunicação eficiente e são recursos do nosso cotidiano. 

Em segundo lugar, o fato dos telefones passarem a ser o canal de interação com a tecnologia. Portanto, eles não foram substituídos. Até mesmo porque as pessoas se sentem mais seguras em comparação com links de ativação em mensagens de texto ou e-mail. 

Achou interessante o que o lead telefônico pode fazer por você? Entenda melhor sobre essa estratégia a partir de agora.

O que é lead?

A palavra lead é utilizada para definir os potenciais clientes de uma marca. Mais do que um dado mensurável, ele é o objetivo do time de marketing, pois representa a oportunidade de uma venda de produto ou prestação de serviço. Como consequência, gera lucros para o negócio.

É importante ressaltar que todo lead tem alguma necessidade ou dor que a sua empresa pode solucionar. Além disso, ele oferece alguma informação pessoal, como e-mail, nome, profissão, idade, desafios enfrentados, etc, sempre em troca de conteúdos relevantes.

O que é e como funciona o lead telefônico?

Nesse contexto, o lead telefônico é um contato qualificado para a construção de relacionamentos. No entanto, isso ocorre por meio da ligação comercial.

Assim, o propósito do profissional que está atrás da linha busca resolver os problemas desse potencial cliente oferecendo os melhores caminhos para isso.

Geralmente, o lead é uma pessoa que já teve uma oportunidade de negócio. Por isso, ele conhece sua empresa. Tanto é que esses contatos via telefone convertem até 15 vezes mais do que a implantação de formulários.

Como os leads telefônicos são gerados?

A ideia de conquistar esse contato é garantir as informações necessárias para que a equipe comercial possa atuar de forma estratégica. Para sua empresa agir de forma mais precisa, seguindo diretamente àquelas pessoas com mais chance de fechar negócio.

Existem várias formas de gerar esses contatos. Veja algumas alternativas: 

oferta de material rico: ao oferecer um material relevante, deixe um formulário com um campo de telefone. Assim, você recebe o número e tem a autorização do lead para fazer uma chamada;

anúncios do Google: é só ativar a opção click to call. Ela inclui um botão de “ligar agora” e permite o contato rápido;

site/blog: com um bom conteúdo, que faça suas páginas ficarem bem ranqueadas no Google, você atrai um volume de tráfego maior. Ao inserir um chatbot, por exemplo, você tem a chance do lead ser orientado pela sua equipe e deixar seu número de telefone para continuar o atendimento.

Como manter relacionamento com esses potenciais clientes?

Tão bom quanto gerar leads telefônicos é nutri-los. Toda pessoa precisa ser inserida em um funil de vendas. Assim, ele será conduzido de forma estratégica até o ponto mais importante para a sua empresa: o fechamento do negócio.

Para isso, é importante adotar as estratégias certas. O que fazer? Algumas dicas são: 

mantenha o contato do time comercial com o cliente: essa atitude é fundamental para a parceria. Também monitore as chamadas recebidas, acompanhar os dados ajuda a fortalecer a relação entre os diferentes estágios da jornada de compra;

alinhe o horário para atender o cliente sempre: os anúncios com o número de telefone integrado devem ter seus horários agendados. Nesse caso, é o lead quem liga para a empresa devido ao seu interesse. Por isso, a equipe precisa estar preparada para atender naquele momento. Caso contrário, o potencial cliente pode desistir;

identifique a persona: entenda todas as principais informações do lead, como nome, serviço ou produto mais procurado, nível de interesse, etc. Assim, é possível fazer o atendimento humanizado de forma acertada.

Perceba que toda chamada é uma oportunidade para entender a dor do chumbo e se preparar para o próximo contato. Portanto, busque criar laços de confiança para manter as taxas de atendimento telefônico elevadas.

Quais métricas mensurar?

Toda boa estratégia é mensurável. Você precisa ter condições de compilar dados que provaram a eficiência do trabalho com gestão de leads telefônicos. Essas informações ainda mostrarão os erros e os acertos para fazer ajustes na sua estratégia.

Entre as principais métricas a mensurar estão: 

taxa de click to call: é o percentual entre o número de visualizações dos seus anúncios e o total de cliques no botão de chamada;

ROI: é o retorno sobre investimento aplicado na prospecção e gestão de leads;

CAC: é o custo por aquisição de clientes obtidos por meio do trabalho com leads telefônicos em determinado período;

volume de oportunidades: representa o total de usuários que solicitaram um contato especializado via chatbot.

De toda forma, fica claro que é preciso contar com um sistema de qualidade e que facilite os processos para focar as vendas pelo telefone e melhorar a experiência do cliente. É isso que a FaleMais VoIP faz.

Com soluções em VoIP e PABX Virtual, você pode realizar suas ligações pela internet a baixo custo. A economia chega a 90%. Além disso, ter uma central telefônica para gerenciar chamadas. Sem contar todos os recursos de gravação, gestão da fila de atendimento e outros.

Tudo isso ajudará a escalar suas vendas e trabalhar o lead telefônico. Assim, você terá um parceiro de qualidade e com um sistema completo para facilitar seus processos comerciais.

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Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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