Entenda como fazer ligação comercial de forma eficiente

Ligação Comercial: imagem em vetor mostra ilustração de mulher conversando por ligação com homem

O contato com o cliente é uma das etapas mais importantes dentro do processo de vendas e prospecção de novas oportunidades. A ligação comercial se mantém como a oportunidade mais viável para essa atividade.

Contudo, é essencial que todo o processo seja realizado de forma profissional e de acordo com a proposta de valor da empresa e as dores do cliente. Para entender melhor como ter mais eficiência com as ligações comerciais, separamos algumas dicas neste conteúdo. Continue a leitura!

Qual a importância de um contato comercial qualificado

Apesar de hoje em dia diversos processos serem digitais, alguns recursos mais tradicionais continuam sendo os mais eficientes. Como é o caso do atendimento telefônico, principalmente em um contexto de negociação e vendas.

Ligar para o cliente torna o processo mais empático e produtivo, já que é possível entender quais são os pontos a serem considerados, as oportunidades encontradas e diminuir os ruídos no processo de contratação ou oferta de serviços, por exemplo.

Contudo, é sempre importante estar atento à qualidade do serviço de telefonia do seu negócio, e investir em qualificação para a equipe profissional que atuará realizando essas ligações.

A seguir, listamos dicas que vão te ajudar a otimizar esse processo ou implementá-lo caso ainda não tenha na sua empresa.

5 dicas para fazer ligação comercial de forma eficiente

As dicas aqui listadas não devem ser encaradas como regras e sim como auxílio para possíveis melhorias. É sempre importante considerar o contexto do seu negócio, o perfil do seu público e quais são os objetivos do contato comercial.

Confira 5 dicas para melhores resultados!

Defina as intenções do contato

Sempre que for realizar ligações comerciais, é essencial que a intenção do contato esteja clara para o profissional. Isso o ajudará a passar as informações corretas e, consequentemente, aumentará as chances do contato suprir seu objetivo, seja ele de venda ou prospecção, por exemplo.

Tenha empatia

É imprescindível que o consumidor não se sinta só mais um cliente qualquer. Por isso, vale a pena apostar em um atendimento personalizado e o mais próximo possível, a fim de melhorar a experiência do cliente.

Uma das principais coisas a se fazer antes de entrar em contato, é conhecer a fundo para quem você está ligando e como a sua solução pode ser valiosa para essa pessoa.

Outro ponto de atenção, é sempre questionar se a pessoa pode ou não falar naquele momento e se ela deseja seguir com a ligação. Isso ajuda o contato não se tornar um problema e também não desencantar o cliente num primeiro momento, já que ele pode despertar interesse em uma outra ocasião.

Pratique a escuta ativa

Algumas empresas que atuam com ligações em suas rotinas, adotam um roteiro de atendimento. Isso, até certo ponto, pode ser válido para o seu negócio. Contudo, esse script não pode se tornar regra e fazer com que o atendimento fique engessado.

É primordial que a equipe esteja treinada para escutar ativamente todos os pontos levantados pelo cliente e, assim, tomar as decisões e seguir com o atendimento 

considerando aquilo que é mais viável de acordo com as dores apresentadas pelo consumidor.

Tenha objetividade e clareza

Não é vantajoso ficar enrolando para passar informações que podem ser rápidas, pois isso, além de causar desinteresse, aumenta as chances de rejeição por parte do receptor. Portanto, sempre passe as informações de forma clara e objetiva, para que ele entenda e para não estender o atendimento sem necessidade.

Uma das alternativas para conseguir alcançar a clareza e objetividade, é definir anteriormente quais informações não podem ser esquecidas durante o contato, e quais não são relevantes de serem citadas.

Conte com tecnologias a seu favor

Não é só porque a ligação é uma forma tradicional de contato, que ela não pode ser aliada a tecnologias que aumentam sua produtividade e resultados. Para isso, invista em ferramentas que possam mensurar os resultados obtidos e que aumentem a qualidade do processo como um todo.

Conte com a FaleMais

Visto a importância das ligações comerciais serem eficientes e otimizadas, procure por operadoras de telefonia como a FaleMais, que oferece soluções de alta qualidade para o mercado de telecomunicações. Além disso, atua com opções que vão desde planos individuais até centrais telefônicas onlines, a fim de oferecer melhor custo-benefício para os seus clientes.

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Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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