Inbound e outbound: quais as diferenças e como tirar o melhor de cada estratégia

Inbound e outbound

Muita gente pensa que não é preciso investir em estratégias de inbound e outbound marketing ao mesmo tempo. Aliás, em tempos digitais, basta aplicar o inbound para colher resultados. Mas não é assim que o marketing funciona!

Inbound e outbound marketing são estratégias que se complementam e se feitas de maneira correta, trazem grandes benefícios para o crescimento e o faturamento das empresas.

Portanto, vamos entender mais sobre este assunto agora mesmo! Vamos te mostrar como você pode aproveitar o melhor das duas estratégias.

O que é outbound marketing?

Bom, vamos começar pelo outbound marketing, que é a técnica, digamos, mais tradicional. Aliás, ela é justamente conhecida como “marketing tradicional”.

No outbound marketing, a empresa prospecta clientes de forma ativa por meio de seus anúncios, sejam nos meios físicos ou digitais. Ou seja, é aquela estratégia que a gente já conhece muito bem, tais como:

  • ligações telefônicas;
  • envio de propagandas por e-mail;
  • anúncios em meios tradicionais, como jornais, revistas, rádio e televisão;
  • anúncios na internet;
  • envio de propaganda via aplicativos de mensagem;
  • banners e outdoors nas ruas;
  • panfletagem;
  • patrocínio de eventos.

O outbound marketing também é conhecido como “marketing de interrupção”, pois o cliente em potencial é “interrompido” em alguma ação por conta de um anúncio ou prospecção ativa. 

Por conta dessas características – e com o fortalecimento do inbound marketing – é que muita gente pensa que essa estratégia não dá mais resultados. Porém, se fosse assim, os anúncios físicos e digitais simplesmente não existiriam, certo? No entanto, eles estão mais fortes do que nunca. 

É por essa razão que inbound e outbound precisam ser aplicados nas empresas. Os dois geram resultados consistentes. 

Leia também: Televendas ainda funciona? Confira a sua eficiência em tempos digitais!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia que atrai os clientes de forma mais sutil por meio de conteúdos.  

Em vez de anúncios, a empresa passa a construir relacionamento com o seu público-alvo por meio de conteúdos que despertam o interesse neles. 

A partir daí, inicia-se a construção de uma conexão, pois quanto mais conteúdo de valor a empresa divulga, mais seus potenciais clientes se sentem atraídos – até que, enfim, tomem a decisão pela compra.

É uma estratégia, portanto, que é construída a longo prazo, mas que gera inúmeros benefícios. Afinal, uma marca forte e bem consolidada no mercado, gera a identificação por parte do consumidor, que passa a ser fiel a ela. 

Exemplos de estratégias de inbound marketing são:

  • Blogs nos sites das empresas (como este aqui, da FaleMais!);
  • Páginas nas redes sociais com publicações de conteúdos interessantes;
  • Envio de e-mails com conteúdos que despertem o interesse;
  • Técnicas de SEO que deixam o site bem ranqueado nos motores de busca, como o Google, facilitando que as pessoas encontrem a sua empresa.

Entre o inbound e outbound marketing, o inbound é uma técnica que se fortalece cada vez mais por ser feita diretamente nos canais digitais, já que grande parte da rotina das pessoas se dá pela internet.

Quais as diferenças entre inbound e outbound?

Bom, já deu para perceber que a principal diferença entre inbound e outbound marketing é a forma de contato que a empresa realiza.

Enquanto no outbound, o marketing é mais direto – a empresa mostra seus produtos e serviços ao prospect de forma direta – no inbound, os conteúdos de interesse desse público fazem com que eles se sintam atraídos e interessados pela oferta. 

Em relação aos resultados das estratégias:

  • No outbound marketing, eles são mais rápidos;
  • No inbound marketing, eles são vistos a longo prazo.

É justamente por isso que as empresas precisam alinhar as duas estratégias! Afinal, quem não quer crescimento rápido, porém duradouro?

Como aproveitar o melhor de cada estratégia de inbound e outbound marketing?

A resposta é: unindo as duas estratégias!

A empresa precisa prospectar ativamente seus clientes, mas sem deixar de lado a construção de um relacionamento duradouro por meio de conteúdos. 

Um exemplo simples: aqui na FaleMais, por exemplo, desde 2012 a gente publica conteúdos no blog que são de interesse do nosso público-alvo. 

Falamos sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tudo o que está relacionado ao crescimento da empresa. Mas, como você sabe, nós vendemos serviços de telefonia Voip e Planos 4G.

Então, a gente fica de olho: se um leitor do nosso blog demonstrar interesse em conhecer os nossos serviços – ao preencher o formulário de contato do site, por exemplo, o nosso time pode prospectá-los de forma direta, por meio do telefone ou e-mail.

Ou, ainda, ao navegar na internet, você pode “dar de cara” com anúncios da nossa empresa, já oferecendo os serviços. 

Esses anúncios são segmentados para que apareçam para potenciais clientes, que possam se interessar por uma comunicação telefônica totalmente pela internet e a um custo até 60% menor do que a telefonia convencional. 

Por isso, faça um mapeamento dos seus processos de prospecção e vendas para conseguir encaixar o inbound e o outbound. Os resultados certamente serão mais duradouros para o seu negócio!

No próximo post, vamos continuar falando sobre esse assunto? Saiba como unir vários canais de atendimento ao cliente por meio do Omnichannel

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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