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Central telefônica: como escolher a melhor para minha empresa?

Ter uma central telefônica continua sendo fundamental para as empresas se comunicarem, tanto internamente entre a equipe quanto externamente com seus clientes – afinal, é preciso que essa comunicação seja ágil e eficiente.

E se você pensa que esse sistema parou no tempo, saiba que a tecnologia que envolve a telefonia também vem evoluindo para atender as necessidades do mercado.

Atualmente, as empresas podem optar por diferentes modelos de PABX, de acordo com seus objetivos.

Portanto, para te ajudar na escolha da melhor central telefônica para o seu negócio, no post de hoje vamos falar sobre os tipos encontrados no mercado e quais são as características que uma boa central deve ter.

Os tipos de central telefônica

Atualmente no mercado existem quatro tipos de centrais telefônicas, que se diferenciam de acordo com o tipo de PABX:

1- Central telefônica analógica

É a mais antiga e foi projetada para receber apenas chamadas de linhas fixas convencionais, por meio de operadoras de telefonia fixa.

Nesse caso, o PABX analógico oferece poucos recursos para seus ramais, como o recebimento de ligações, ligações entre ramais, ligações externas, bloqueio de chamadas a cobrar e senha para eles.

2- Central telefônica digital

Nesse tipo de central, o equipamento PABX é um pouco mais avançado, pois conta com recursos adicionais, como a eliminação de ruídos nas chamadas, DDR (Discagem Direta para Ramal), o controle do volume das chamadas e a possibilidade de conexão em linhas fixas e em troncos digitais.

3- Central telefônica híbrida

Trata-se da união dos recursos da central digital com a central analógica, e, ainda, com um adicional: a possibilidade de implementar a tecnologia VOIP – ou seja, os ramais são interligados sem custos.

Nesse caso, é possível trabalhar tanto com linhas fixas, troncos digitais e ligações para números VOIP.

A central telefônica híbrida geralmente é utilizada por empresas que já trabalham de forma analógica, mas também querem utilizar VOIP.

4- Central telefônica VOIP

Muitas empresas estão migrando suas centrais telefônicas para o VOIP por causa da sua variedade de recursos disponíveis e que otimizam o atendimento e a comunicação das empresas.

Nesse caso, o PABX passa a ser virtual, pois todas as ligações são feitas e recebidas utilizando a conexão da internet, o que reduz os custos para as empresas.

Nesse tipo de central telefônica, os colaboradores podem utilizar tanto ATAs (Adaptador telefônico analógico), quanto adquirir telefones IPs que são diretamente conectados à internet, ou, ainda, utilizarem seus próprios computadores para as chamadas.

As características de uma boa central telefônica

Para te ajudar na escolha, eis as principais características que uma central telefônica deve ter em sua empresa:

- Ela deve conectar toda a equipe por meio de ramais simples de serem utilizados;

- A central telefônica deve possibilitar a transferência de uma chamada para outro ramal no mesmo setor, de modo automático;

- Deve permitir a ampliação de ramais, principalmente se a sua empresa está crescendo. Nesse caso, a tecnologia VOIP é a mais recomendada, pois não necessita de instalação de equipamentos robustos;

- Uma boa central telefônica também deve tornar o atendimento ao cliente bem simples e prático ao utilizar recursos automatizados para diminuir cada vez mais a necessidade de intervenção humana, seja na discagem, no atendimento inicial ou na distribuição da chamada entre os setores da empresa;

- Por fim, uma central telefônica deve fazer a sua empresa economizar. Seja na flexibilidade do pacote escolhido, no custo das chamadas e dos equipamentos, que devem ser eficientes. Ela deve significar, portanto, um verdadeiro retorno sob o investimento da empresa.

Afinal de contas, qual central telefônica escolher?

A resposta dependerá do que você precisa para a sua empresa e do porte que ela tem (e pretende ter em breve).

De qualquer forma, é sempre recomendado optar por uma central telefônica moderna e que atenda as demandas do mercado, dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Nesse caso, pode valer a pena optar pelos serviços de VOIP que oferecem a possibilidade de efetuar chamadas via telefone, computador e dispositivos móveis, pois esse tipo de central telefônica traz mais flexibilidade à equipe em comparação com as centrais mais tradicionais.

Por outro lado, se a sua empresa já conta com uma central telefônica digital, por exemplo, pode valer a pena migrar para a hídrica, para que ela também passe a contar com chamadas VOIP, que são mais baratas.

Para complementar esse assunto, separamos um post que explica como se destacar da concorrência utilizando a telefonia VOIP. Até a próxima!

Post publicado por Equipe FaleMais em 05/07/2018 | Atendimento e SAC

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