Telefonia Cloud: o que é e como funciona

Foto de um smartphone com a nuvem e o texto "Telefonia Cloud".

Os serviços em nuvem chegaram para facilitar a rotina de pessoas físicas e empresas, tanto em termos de economia financeira e de espaço nos dispositivos tecnológicos. E a telefonia cloud não fica atrás.

Mesmo que tenha esse nome mais técnico – telefonia cloud –, muitas pessoas já utilizam essa nova maneira de se comunicar sem nem imaginar a tecnologia por trás do sistema.

Pois neste post, vamos explicar como ela funciona, as vantagens e por que a sua empresa precisa adotar a telefonia cloud!

O que é telefonia cloud?

A telefonia cloud também é chamada de telefonia em nuvem. Trata-se de uma central de atendimento telefônico totalmente hospedada em servidores web.

Ou seja, estamos falando de uma telefonia 100% digital, que funciona através de uma conexão com a internet. Não são necessárias linhas analógicas, aparelhos de telefone tradicionais ou pesados softwares instalados no computador ou dispositivo. Tudo opera em nuvem.

Como funciona a telefonia cloud?

A tecnologia por trás da telefonia cloud é a chamada Voip (Voice Over Internet Protocol), traduzida como Protocolo de Voz Sobre IP. É por meio dela que é possível fazer e receber ligações pela internet.

Na prática, o sistema Voip pega os sinais de voz analógicos e os converte em sinais digitais, que são enviados em uma conexão de internet. 

É por isso que você pode até mesmo utilizar um aparelho de telefone comum (com um adaptador ATA) para ligar para telefones fixos e móveis. A diferença é que a interface do sistema estará hospedada em nuvem.

A telefonia cloud funciona assim:

  • 1. Você adquire um número Voip (ou faz a portabilidade do seu número já existente);
  • 2. Acessa um dispositivo que tenha conexão com a internet para fazer a ligação (smartphone, tablet, notebook, desktop, telefone IP ou telefone comum com adaptador ATA);
  • 3. Entra no endereço do servidor de hospedagem da interface do sistema (para ter acesso ao discador e demais dados da chamada);
  • 4. Faz as chamadas totalmente pela internet, ligando para números Voip, fixos ou móveis.

É importante destacar que você também pode baixar os programas nos dispositivos para a interface das chamadas, seja um aplicativo ou software. Aliás, eles são conhecidos como softphones e alguns funcionam gratuitamente. 

Leia também: O que você precisa saber sobre a tecnologia 5G

Quais as vantagens da telefonia cloud para empresas?

A telefonia em nuvem que tem como base a tecnologia Voip traz uma série de benefícios para empresas de todos os tamanhos. 

Vamos a eles:

Maior segurança

A telefonia cloud conta com todos os recursos de computação em nuvem, por meio de um sistema que utiliza criptografia nos servidores. 

Isso proporciona mais segurança nos dados, já que você terá acesso a recursos importantes, como gravação de chamadas e relatórios com o histórico das ligações com os dados de seus clientes e fornecedores.

Acesso a funcionalidades profissionais

A telefonia cloud também permite que você invista em um sistema de PABX Cloud, que também funciona em nuvem.

Essa ferramenta eleva o nível do atendimento telefônico da sua empresa, já que o PABX divide o mesmo número Voip em diferentes ramais, separando os departamentos da empresa.

Além disso, você passa a ter acesso a outras funcionalidades, tais como:

  • URA (menu de autoatendimento);
  • – espera personalizada com música;
  • – relatórios;
  • – redirecionamento de chamadas;
  • – videoconferências;
  • – ferramentas de gestão da telefonia, etc. 

Mobilidade

Com a telefonia cloud, tudo funciona pela internet. Então, onde tiver uma conexão, você pode falar à vontade!

Isso é ótimo para empresas que possuem trabalhadores remotos e funcionários que trabalham fora do escritório, em viagens corporativas. 

E mesmo que a sede da empresa mude de localidade, você não perde o seu número Voip!

Redução de custos

Você não paga a mais por ligações de DDD ou de acordo com o horário das chamadas. No Voip, as tarifas para falar com números fixos e móveis são as mesmas. 

Além disso, as ligações entre os ramais são totalmente gratuitas, mesmo que esses ramais estejam em outras cidades!

Outra economia diz respeito à compra de equipamentos, instalações de fios e ocupação da memória dos HDs dos seus dispositivos. Nada disso será necessário com a telefonia cloud. 

Integração com sistemas de gestão

Outra vantagem da telefonia cloud é que ela torna possível integrar a sua central telefônica a sistemas de gestão, como CRM, Help Desk e bancos de dados que operam em nuvem.

Isso eleva o nível de atendimento ao cliente, pois enquanto conversam com os clientes, os operadores têm acesso aos dados importantes na tela, como o histórico de vendas, de pagamento, solicitações passadas, etc. 

Flexibilidade

A empresa cresceu e é necessário adquirir mais um ramal? Basta fazer a solicitação à sua operadora Voip. A empresa quer fazer um upgrade ou um downgrade no plano contratado? Tudo bem!

A flexibilidade é uma das vantagens mais interessantes da telefonia em nuvem. Tudo é feito rapidamente, sem burocracia e sem a necessidade de instalações e desinstalações de equipamentos. 

E mais: aqui na FaleMais, não temos contrato de fidelidade. Você continua adquirindo nossos serviços apenas se quiser e quando quiser, sem dores de cabeça!
Quer saber mais detalhes e tirar suas dúvidas sobre telefonia cloud empresarial? Entre em contato conosco agora mesmo.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!