Voz sobre IP: entenda e otimize a comunicação da sua empresa

voz sobre IP

Você tem uma empresa que precisa se comunicar com clientes, fornecedores e entre a própria equipe? Então precisamos falar sobre a tecnologia Voz sobre IP.

A princípio, este termo pode soar meio estranho e técnico demais, mas ao longo deste post, você vai entender que se trata de algo que nós sempre falamos aqui em nosso blog –– e, inclusive, vai ajudar você a economizar bastante nesse setor.

A definição de Voz sobre IP

Voz sobre IP nada mais é do que a tradução do termo Voip, proveniente do inglês Voice Over Internet Protocol.

Para entender o significado prático deste termo, vamos fazer uma comparação com a telefonia convencional, ou seja, a telefonia analógica.

No sistema convencional, precisamos de vários aparatos mas que, de um modo geral, são resumidos em:

– uma rede telefônica (sistema de telecomunicações que dá suporte à transferência entre os pontos terminais de rede);

– e um aparelho de telefone. 

Na tecnologia Voz sobre IP, a lógica é a mesma, mas mudam-se os aparatos. Enquanto a rede telefônica passa a ser a internet, o aparelho de telefone passa a ser o endereço IP.

Portanto, na telefonia Voip, os aparatos se resumem em:

– uma rede de internet;

– um endereço IP que funcionará como o telefone. 

O que isso quer dizer?

Voz sobre IP nada mais é do que fazer e receber ligações pela internet. Simples assim!

A comunicação por voz, com qualidade e utilizando a internet, tornou-se possível graças aos avanços nesse setor, principalmente depois do surgimento e da popularização da internet banda larga. Não é à toa que a telefonia Voip vem sendo muito utilizada por pessoas físicas e empresas mundo afora.

O que é preciso ter para instalar a tecnologia Voz sobre IP? 

Bom, na prática, para que a tecnologia Voz sobre IP se torne realidade em sua empresa, não é preciso grandes investimentos em equipamentos. Com os dispositivos que você já tem, acrescidos de uma conta Voip, dá para otimizar o atendimento da sua empresa.

Eis os itens necessários para investir na tecnologia:

  • Internet banda larga com boa velocidade de conexão: indicamos uma internet entre 30 a 80 Kbps (kilobytes por segundo) de velocidade dedicados por ligação (entenda melhor sobre o tamanho ideal da internet neste post aqui). 
  • Conta Voip: uma conta Voip empresarial proporciona uma série de vantagens e recursos que profissionalizam o atendimento. Conheça os diferentes tipos de planos Voip com PABX Virtual.
  • Dispositivos para fazer as ligações: no caso, podem ser aparelhos que se conectam à internet, como tablets, computadores, smartphones e telefones IP;
  • Softphone: software ou aplicativo que será a interface das ligações (aparecerá o discador e as demais informações sobre as chamadas). 

Caso você tenha aparelhos analógicos na empresa e não queira fazer a substituição, tudo bem! Uma vantagem da tecnologia Voz sobre IP é que você pode investir em adaptadores chamados ATA para que os aparelhos consigam realizar ligações digitais.

Por que investir em planos Voip pagos?

Esta é uma dúvida comum entre empresas que querem investir na telefonia digital. Afinal de contas, existem uma série de aplicativos que realizam chamadas Voip, tais como:

– WhatsApp e outros aplicativos de mensagens;
– Redes sociais;
– Skype;
– Outros apps de videochamadas pela internet.

Todos eles são gratuitos, pois basta ter uma conexão com a internet e os respectivos aplicativos instalados nos dispositivos dos usuários.

Porém, existem duas situações que as empresas precisam analisar:

  1. Nem todo mundo tem os aplicativos instalados em seus dispositivos. Se o seu cliente não tiver o WhatsApp ou o Skype instalado, você não poderá prestar atendimento telefônico desse modo. 
  2. As empresas precisam transmitir autoridade, segurança e profissionalismo aos clientes. Um recurso de autoatendimento, por exemplo, certamente torna o atendimento mais eficiente e aumenta a satisfação do cliente. 

Quando a empresa investe em planos Voip pagos, ela passa a ter contato com uma série de benefícios, tais como:

– Não é necessário que os clientes tenham o mesmo aplicativo instalado. A empresa pode ligar para números fixos e móveis sem problema algum. E, do mesmo modo, pode receber chamadas Voip.

– Os planos Voip contam com PABX Virtual, que oferece recursos que otimizam o atendimento. Falaremos sobre eles a seguir. 

Leia também: VC1, VC2 e VC2: o que são e como funcionam esses tipos de ligações? 

Quais ferramentas podem ser integradas à telefonia Voip?

Uma grande vantagem da tecnologia Voz sobre IP é a vasta oferta de recursos que tornam o atendimento empresarial ágil, otimizado, profissional –– e com um custo reduzido.

Falaremos sobre três deles:

PABX Virtual

O PABX Virtual é um sistema virtual, ou seja, não é necessário comprar nenhum aparelho físico. Ele funciona em nuvem junto com a telefonia Voz sobre IP.

Além de distribuir o mesmo número Voip em vários ramais (e a ligação entre eles é gratuita), eis exemplos de recursos embutidos no sistema:

  • Adição ou exclusão de ramais, de acordo com a necessidade da empresa;
  • URA e discadores: a Unidade de Resposta Audível é aquele menu de autoatendimento que os clientes podem ter acesso no início das chamadas;
  • Integração com o CRM da empresa;
  • Relatório de ligações em tempo real;
  • Gravação de voz;
  • Espera personalizada com música;
  • Configuração de horários de atendimento;
  • Transferência de chamadas para ramais (mesmo ramais localizados fora do escritório);
  • Sala de conferência;
  • Siga-me e Redirecionamentos.

Ou seja, o PABX Virtual é a central telefônica da tecnologia Voz sobre IP!

Números virtuais

Com o Voip, a sua empresa pode ter acesso a vários números virtuais, que são números de diferentes DDDs cujo valor da ligação é o mesmo valor de uma chamada local.

– Isso facilita a expansão da sua empresa sem aumentar os custos do atendimento. Por exemplo, se a sua empresa tem sede em Belo Horizonte (DDD 31) e vários clientes em São Paulo (DDD 11), basta adquirir um número virtual de DDD 11 para prestar um atendimento de qualidade ao custo de uma chamada local.

Número 0800 Virtual

Outro benefício da telefonia Voz Sobre IP é que a sua empresa pode adquirir um número 0800 Virtual para aperfeiçoar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

O número 0800 virtual funciona da mesma forma que o analógico –– porém, com todas as vantagens que somente a telefonia Voip proporciona.

E por falar em vantagens, falaremos sobre elas agora mesmo!

As vantagens de utilizar Voz sobre IP no atendimento telefônico empresarial

Tudo o que abordamos até aqui neste post já são grandes vantagens, não é mesmo? Porém, confira mais benefícios ao investir em Voz sobre IP em sua empresa:

  • Mobilidade: você e seus colaboradores podem realizar a comunicação interna e externa a partir de dispositivos móveis com acesso à internet. O Voip é perfeito para que trabalhadores remotos e vendedores externos tenham seus próprios ramais para se comunicarem com a empresa, clientes e fornecedores.
  • Integração com sistemas de gestão empresarial: a integração com CRM da empresa facilita a gestão de atendimento ao cliente.
  • Redução de custos de telefonia: o Voz sobre IP reduz em até 70% o valor das ligações para fixos e móveis em comparação aos valores da telefonia convencional.
  • Ligação gratuita entre ramais Voip: mesmo que eles estejam em outras localidades. 
  • Gestão da telefonia: acompanhamento de métricas, KPIs e relatórios de ligações em tempo real. Chega de contas de telefone difíceis de serem entendidas!

Bom, agora que você já conhece tudo o que a tecnologia Voz sobre IP pode fazer pelo seu negócio, eis a pergunta que não quer calar: os planos Voip cabem no bolso de todos os empreendedores –– mesmo os que ainda estão dando os primeiros passos no mercado?

A resposta é: sim –– pelo menos aqui na FaleMais! Descubra agora mesmo as principais características e valores de todos os nossos planos e serviços, que certamente cabem no bolso de todas as empresas. Confira!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!