O que você precisa saber sobre a tecnologia 5G

Desde 2012, nós estamos conversando frequentemente aqui no blog sobre a intensa transformação digital que estamos passando. E, mais uma vez, chegou a hora de falarmos sobre uma mudança ainda mais disruptiva: a tecnologia 5G.

Bom, prestes a ser implementada aqui no Brasil, esse novo sistema, que promete uma internet ainda mais rápida e acessível, demanda uma grande renovação em nossa infraestrutura de telecomunicações.

E se ela demanda grandes mudanças, já é possível imaginar que a tecnologia 5G vai realmente mudar a maneira como nos conectamos atualmente. Aliás, a tendência é de que a barreira entre o digital e o real se torne ainda menor.

Por isso, separe alguns minutos para entender as principais mudanças que essa nova tecnologia trará – e como ficará a telefonia Voip nessa nova era digital.

O que é e como funciona a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é chamada de 5ª geração de internet móvel no Brasil, cujas duas principais características são a alta velocidade e o longo alcance.

Para você entender a grande mudança, vamos relembrar rapidamente como eram as tecnologias anteriores? São elas:

Internet 1G

Lançada na década de 1980, a primeira geração era totalmente analógica e utilizava sinais de rádio para codificar o áudio. Apenas serviços de voz eram oferecidos.

Internet 2G

A partir de 1990, começa a chamada era digital com o surgimento do padrão único de comunicação, o GSM (Global System for Mobile Communication). A grande novidade eram as mensagens de texto que podiam ser trocadas. 

Internet 3G

Lançado em 2001, a terceira geração de internet móvel foi outro marco, por possibilitar, pela primeira vez, a conexão a partir dos próprios telefones celulares. Com a banda larga, passamos a nos conectar mais facilmente, o que explica o boom das redes sociais.  

Internet 4G

A partir de 2010, a internet 4G proporcionou um avanço com a alta taxa de transmissão de dados, que permitiram a reprodução de vídeos em alta definição, os streamings, as videoconferências e outros recursos – tudo com mais estabilidade em comparação à geração anterior.

Internet 5G

E agora, a partir de 2022, teremos a tecnologia 5G. A quinta geração passará a utilizar um padrão chamado de NR (New Radio), que proporciona um amplo alcance e uma grande redução da latência.

Em outras palavras, teremos uma internet ainda mais rápida. A expectativa é que haja um intervalo de apenas 1 a 2 milissegundos para o processamento de até 20 Gb (gigabytes) – 20 vezes mais do que na atual internet.

Quais as vantagens do 5G?

Como a tecnologia 5G será percebida no dia a dia? Entenda os principais benefícios:

  • Internet das Coisas (IoT) ainda mais forte: mais aparelhos comuns poderão ser conectados pela internet para serem operados, inclusive, de forma remota, o que significa que a vida real e a digital estarão ainda mais unidas. 
  • Internet em áreas rurais e remotas: com o longo alcance da tecnologia 5G, a internet móvel chegará com mais facilidade em áreas rurais e remotas, onde a conexão era ruim ou até inexistente.
  • Indústria 4.0 fortalecida: mais máquinas poderão ser integradas e automatizadas, tornando os processos industriais mais ágeis.
  • Mais velocidade para acessar e/ou baixar arquivos: 1 hora de música levará apenas 0,6 segundos para ser baixada; 1 filme levará 3,7 segundos; uma página na web carregará totalmente em 0,9 segundos. 
  • Mais velocidade no upload: testes já realizados com a tecnologia 5G constataram que será possível fazer o upload de 1Gb (gigabyte) em apenas 10 segundos. Imagine o quanto as empresas ficarão mais ágeis?

Leia também: O que é autoatendimento e quais as vantagens?

Como ficará a telefonia Voip com a tecnologia 5G?

A telefonia Voip (Voice Over Internet Protocol) tem como principal característica fazer e receber ligações de áudio e vídeo totalmente pela internet, sem a necessidade de uma linha analógica de telefone.

Nesse caso, podemos dizer que com a tecnologia 5G, o Voip dará um salto ainda maior em termos de velocidade e qualidade das ligações!

Quanto mais estável for a internet, mais rápidas as ligações serão conectadas. O áudio e o vídeo ficarão mais limpos, sem ruídos. Com isso, a equipe prestará um atendimento mais ágil e de maior qualidade. 

Na última ponta, temos o cliente, que ficará ainda mais satisfeito ao poder usufruir de um atendimento eficiente.

Em outras palavras: com a tecnologia 5G, o Voip será ainda melhor e alcançará ainda mais clientes, incluindo aqueles que vivem em locais mais distantes e remotos.

Gostou de saber disso? Então convidamos você a testar gratuitamente a qualidade do Voip da FaleMais e já iniciar essa grande revolução tecnológica em sua empresa!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!