SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

Foto com a pergunta "O que é SIP?".

A sigla SIP (Session Initiation Protocol) pode ser traduzida como “Protocolo de iniciação de Sessão” com código aberto – ou seja, livre para ser utilizado, modificado e distribuído por qualquer pessoa. 

 

Na prática, sua função é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede Voip, Função esta que é excelente para a rotina das empresas que realizam e recebem ligações telefônicas e precisam economizar nos custos.

 

Por isso, vamos entender na prática o que é SIP e como essa tecnologia ajuda desde as menores empresas até as grandes corporações em tempos digitais.

O que é SIP

Na prática, o sistema SIP permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. 

 

Basta apenas que o utilizador tenha uma boa conexão com a internet para poder usufruir de todas as ferramentas otimizadas para a melhor utilização dos seus recursos, que incluem, por exemplo: 

 

  • serviços de chat;
  • compartilhamento de dados;
  • vídeo;
  • áudio;
  • texto.

 

O alvo principal do sistema SIP é a telefonia móvel, mas ele também é bastante eficiente via desktop para reuniões corporativas e outros dispositivos com acesso à internet.

 

Saiba mais: Como funciona a telefonia em nuvem e quais são suas vantagens

Um pouco de história sobre o protocolo SIP

A partir do ano de 1997 houve uma verdadeira revolução com o surgimento de diversos aplicativos de mensagens, que eram enviadas e recebidas quase que instantaneamente. Mas com um problema: os protocolos (um caminho comum para objetos diferentes poderem se comunicar) eram diferentes em cada aplicativo. 

 

Mas a partir daí, foram surgindo protocolos com o objetivo de facilitar a comunicação por mensagens e popularizá-las por todo o mundo. E, entre estes, estava o protocolo SIP

 

Criado em março de 1999 e logo após revisado, objetivo do protocolo SIP era permitir a comunicação entre usuários via Voip. (Voz sobre IP), que significa a comunicação através de uma conexão com a internet.

 

E deu certo, principalmente com a expansão da internet banda larga, o que tornou o protocolo SIP mais veloz, flexível e com mais mobilidade. 

A tecnologia por trás do protocolo SIP via rede Voip

O protocolo SIP baseia-se na tecnologia HTTP (que permite a linkagem de várias páginas da web entre si e a vídeos, áudios e textos). No entanto com a diferença de que, enquanto a tecnologia HTTP se resume a conectar páginas da web. O SIP propõe a integração de vários conteúdos em sessões administrativas.

 

Além de basear-se na tecnologia HTTP, o SIP também tem como fundamento o protocolo SMTP (que permite a comunicação através de e-mails). Ou seja, reúne a tecnologia que permite a transmissão de dados em várias meios de comunicação virtual. Além disso conta com a velocidade e mobilidade da rede Voip (comunicação através da conexão com a internet).

 

O protocolo SIP via Voip realizar várias funções na telefonia, como iniciar e encerrar uma sessão telefônica, excluir participantes automaticamente (também no caso de conferências), fazer a troca de chamadas entre usuários e a passagem de uma conexão para outra instantaneamente.

 

Com o protocolo SIP, o utilizador tem um ganho efetivo de velocidade, podendo efetuar operações em uma quantidade maior sem interrupções e limitações de aplicativos. Além disso, também permite a inserção de uma interface no modo “servidor” ou como “cliente”.

 

Uma ligação feita através do sistema Voip de comunicação, por ser realizada via internet, praticamente elimina os custos exorbitantes cobrados por uma ligação a longa distância. Assim fazendo com que determinadas ligação através dessa rede sejam configuradas como uma chamada local (como no caso de números virtuais), garantindo alta economia nas ligações.

A arquitetura do protocolo SIP

Agente do Usuário

O Agente do Usuário é a estação terminal SIP que tem a função de cliente (quando inicia uma sessão) e servidor, no momento que responde a esse pedido de iniciação.

 

Isso permite o armazenamento e redirecionamento de chamadas, além de ligações feitas tal qual o protocolo SMTP. (através de um endereço semelhante a um endereço de e-mail). Isso permite associá-lo ao e-mail que já possui, além de obter várias funções adicionais de forma totalmente automática e programada.

 

É considerado um “terminal inteligente”, pois armazena, identifica, redireciona automaticamente todas as chamadas do usuário sem exigir qualquer ferramenta ou mecanismo a mais. Trazendo uma sensação de conforto e comodidade.

Servidor Proxy

O servidor Proxy ou, “aquele que procura”, está disponível com a denominação Proxy SIP. É uma espécie de servidor auxiliar que guarda informações, envia requisições de um cliente/servidor para outro servidor SIP. Além de auxiliar os setores financeiros de uma empresa, armazenando informações que sejam relevantes para esse setor.

 

Além disso, possui o servidor proxy de redirecionamento que fornece ao cliente o nome e localização do utilizador. Assim podendo encontrar, por seu próprio intermédio, o endereço do servidor sem a necessidade de recursos adicionais do protocolo SIP.

Registrador

A função “Registrador” recebe informações do Usuário quanto à localidade através de um sistema que reflete no endereço do Usuário a sua localização. Isso significa mais facilidade, no momento em que várias funções podem ser executadas com um mesmo endereço.

 

Essa função também se traduz em mais flexibilidade, pois permite a participação de vários usuários ao mesmo tempo. Comunicação em grupo, exibição de outros tipos de aplicações multimídia, além de favorecer a realização de conferências envolvendo participantes de qualquer parte do mundo.

Serviços diversificados

Permite, por exemplo, que uma chamada seja recebida em um dispositivo e atendida em outro, além de um “stream de voz” (que é uma mensagem de voz armazenada na memória de um aparelho telefônico) seja respondida através de um acesso à internet, etc.

 

O SIP também oferece um recurso que indica se o Usuário está ou não disponível para atender a ligação, praticamente não dando margem para que um cliente ou empresário não seja encontrado.

 

Ele também permite ao usuário gerenciar suas ligações, aceitando uma chamada recente ou cancelando a conexão da chamada (importante para eliminar ligações indesejadas). Já que a conexão é imediatamente interrompida –, além de iniciar um bate papo ou uma videoconferência com participantes de qualquer operadora.

A importância do protocolo SIP para as empresas

As vantagens da introdução desse sistema para as empresas são várias, destacando-se a flexibilidade, mobilidade e velocidade, principalmente, por estar aliada à rede Voip, que garante o envio e recebimento de chamadas onde haja uma boa conexão de internet.

 

O SIP também oferece liberdade de movimento ao futuro empreendedor, que poderá usar todos os seus principais recursos onde quer que esteja, tanto dentro como fora do país. 

 

Além disso, o protocolo SIP permite não só a realização de chamadas, como conferências através de áudio e vídeo, utilizando um padrão de “presença” que identifica a localização e disponibilidade do utilizador em atender a chamada, desviando automaticamente chamadas indesejadas.

 

Também possibilita que o utilizador indique a sua localização para que as chamadas possam ser repassadas, inclusive, para outras cidades. Permite o seu encaminhamento para o e-mail de voz ou para qualquer outro serviço de solicitação automática.

 

O protocolo SIP via Voice, além de oferecer às empresas um serviço de telefonia infinitamente mais barato (80% a 90% menor) do que suas principais concorrentes, ainda eliminam praticamente congestionamentos, quedas de ligação e oferece mais conforto ao cliente devido à possibilidade de adesão a qualquer operadora, independentemente da localização da empresa.

Ferramentas do protocolo SIP para a comunicação de uma empresa

A era digital exige das empresas uma série de mecanismos e ferramentas que possibilitem uma maior agilidade no fechamento de negócios, na comunicação com clientes, interação com funcionários, economia de tempo e dinheiro.

 

Tudo isso passa a ser possível com a utilização desse protocolo através de uma rede Voip, sem que haja por parte do empreendedor um aumento de custos nem transtornos com a transição para esse sistema, pois toda a operação é feita com base em protocolos já existentes como o HTTP e o SMTP, ambos já citados anteriormente.

 

Por meio do servidor Proxy, o serviço de telefonia de uma empresa poderá guardar vários telefones de clientes de toda uma rede, fazer o cadastro de novos clientes, espelhar as mensagens de cliente para cliente, além de determinar o tempo da chamada e o seu fim.

 

Poderá também fazer com que uma chamada seja sinalizada por vários aparelhos, como desktop, celular, tablet e aplicações de videoconferência. Quando a chamada é atendida por uma dessas plataformas as demais param de sinalizar imediatamente.

 

Protocolo SIP e suas conexões

 

O protocolo SIP também avisa quando há uma conexão sendo realizada, faz uma separação entre os dados de voz, garantindo mais confidencialidade às ligações e desvia mensagens ou chamadas para o chamado “Assistente Digital Pessoal” (uma espécie de secretária eletrônica de última geração).

 

Além disso, redireciona essas chamadas para um aparelho móvel ou qualquer dispositivo conectado à internet dentro do seu próprio veículo já que, com esse protocolo. Sendo que o endereço de IP do utilizador não é mais fixo, pois todo dispositivo utilizado para comunicação nesse sistema terá o seu próprio endereço de IP.

 

Oferece também o serviço “multicast”, que permite a localização de funcionários dentro da empresa, dá prioridade a determinadas linhas telefônicas (Priority). Este serviço permite conformidade com as regras de telefonia de outros países e evita problemas de ordem legal quanto à transmissão de dados de áudio, vídeo e voz para outros países.

 

Por fim, ainda permite uma maior flexibilidade, pois uma chamada feita de um aparelho SIP pode ser desviada para um aparelho que ainda não está sob esse protocolo. Este processo dará mais flexibilidade, agilidade e melhores perspectivas com relação a fechamento de negócios.

 

Leia também: Plano Voip da FaleMais agora pode ser integrado ao CRM da HubSpot.

FaleMais Voip e o protocolo SIP

A FaleMais Voip é um serviço de telefonia cujas chamadas são feitas e recebidas via internet, com tarifas que são mais baratas que o modelo de telefonia convencional.

 

Com a FaleMais Voip as chamadas são realizadas em várias plataformas, sendo necessário apenas uma boa conexão com a internet e um desejo especial em inovar.

 

O SIP é simplesmente o protocolo adotado pela FaleMais para conectar os seus clientes aos seus servidores de telefonia Voip. Não havendo limites para as possibilidades que esse protocolo de iniciação de sessão, com código aberto, pode oferecer. 

 

Portanto, conheça agora todas as opções de planos Voip da FaleMais e comprove a qualidade dos nossos serviços de telefonia. 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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