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SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

A partir do ano de 1997 houve uma verdadeira revolução com o surgimento de diversos aplicativos de mensagens, que eram enviadas e recebidas quase que instantaneamente, porém com um problema: os protocolos (um caminho comum para objetos diferentes poderem se comunicar) eram distintos de aplicativo para aplicativo.

No entanto, não demorou a surgirem protocolos com o objetivo de facilitar a comunicação por mensagens e popularizá-las por todo o mundo. E, entre estes, estava o protocolo SIP, criado em março de 1999 e logo após revisado, cujo objetivo era permitir a comunicação entre usuários via VoIP (Voz mais IP), que significa a comunicação de participantes através de uma conexão com a internet.

De acordo com a Wind River (empresa global de fornecimento de softwares para sistemas inteligentes de comunicação), a quantidade de produtos baseados no protocolo SIP já ultrapassa a do seu principal concorrente, devido ao fato de que os provedores de telefonia através de IP estão bem mais adaptados ao protocolo SIP.

Calcula-se que mais de 50% dos produtos de comunicação de dados no mercado já utilizem o SIP, causando uma espécie de revolução na forma como as pessoas se comunicam diariamente, seja por voz, vídeo ou áudio; além de também propor uma revolução no meio empresarial muito em função das suas várias qualidades, como: velocidade, flexibilidade e mobilidade.

A previsão é de que em poucos anos o SIP, com código aberto, seja líder absoluta não só em quantidade de produtos que usam essa tecnologia, como também em número de plataformas diferentes onde ela pode ser implementada, principalmente depois que gigantes como a Google e Microsoft decidiram adotá-lo como principal protocolo para iniciação de sessões de comunicação.

 

Como funciona o protocolo SIP

A sigla SIP (Session Initiation Protocol) pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão” com código aberto (livre para ser utilizado, modificado e distribuído por qualquer pessoa) cuja função é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP (rede de conexão por voz com a internet).

Esse sistema permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos, bastando apenas que o utilizador tenha uma boa conexão com a internet para poder usufruir de todas as ferramentas otimizadas para a melhor utilização dos seus recursos, que incluem: serviços de chat, compartilhamento de dados, vídeo, áudio, texto; e muitas outras funcionalidades consideradas indispensáveis no mundo atual.

Seu alvo principal é a telefonia móvel, porém sendo bastante eficiente via desktop, para reuniões corporativas, sistemas telefônicos em computação nebulosa; com a proposta de ampliar ainda mais as plataformas para utilização do SIP via VoIP; o seu principal objetivo a ser atingido nos próximos anos.

Apesar do seu foco em telefonia, já há estudos que apontam a possibilidade da utilização do protocolo SIP em vários outros segmentos, como jogos, produtos comerciais, redes de ensino e em tudo mais que exija tecnologia de qualidade e com recursos abrangentes e variados.

 

A tecnologia por trás do protocolo SIP via rede VoIP

O protocolo SIP baseia-se na tecnologia HTTP (que permite a linkagem de várias páginas da web entre si e a vídeos, áudio e texto), com a diferença de que, enquanto a tecnologia HTTP se resume a conectar páginas da web, o SIP propõe a integração de vários conteúdos em sessões administrativas.

Além de basear-se na tecnologia HTTP, tem também como fundamento o protocolo SMTP (que permite a comunicação através de e-mails), ou seja, reúne a tecnologia que permite a transmissão de dados em várias meios de comunicação virtual, contando com a velocidade e mobilidade da rede VoIP (comunicação através da conexão com a internet).

O protocolo SIP via VoIP pretende iniciar e encerrar uma sessão telefônica, excluir participantes automaticamente (também no caso de conferências), fazer a troca de chamadas entre usuários e a passagem de uma conexão para outra instantaneamente.

Com o protocolo SIP, o utilizador terá um ganho efetivo de velocidade, podendo efetuar operações em uma quantidade maior que a do seu principal concorrente (em torno de cinco operações a mais), sem interrupções, limitações de aplicativos; além de permitir a inserção de uma interface no modo “servidor” ou como “cliente”.

Sem contar que uma ligação feita através do sistema VoIP de comunicação, por ser realizada via internet, praticamente elimina os custos exorbitantes cobrados por uma ligação a longa distância, fazendo com que toda ligação através dessa rede seja configurada como uma chamada local, garantindo até 90% de economia nas chamadas.

 

A arquitetura do protocolo SIP

Agente do Usuário: O Agente do Usuário é a estação terminal SIP que tem a função de cliente quando inicia uma sessão e servidor no momento que responde a esse pedido de iniciação.

Isso permite o armazenamento e redirecionamento de chamadas, ligações feitas tal qual o protocolo SMTP (através de um endereço semelhante a um endereço de e-mail); o que permite associá-lo ao e-mail que já possui; além de obter várias funções adicionais de forma totalmente automática e programada.

É considerado um “terminal inteligente”, pois armazena, identifica, redireciona automaticamente todas as chamadas do usuário sem exigir qualquer ferramenta ou mecanismo a mais; trazendo uma sensação de conforto e comodidade.

Servidor Proxy: O servidor Proxy ou, “aquele que procura”, está disponível com a denominação Proxy SIP. É uma espécie de servidor auxiliar que guarda informações, envia requisições de um cliente/servidor para outro servidor SIP; além de auxiliar os setores financeiros de uma empresa, armazenando informações que sejam relevantes para esse setor.

Além disso, possui o servidor proxy de redirecionamento que fornece ao cliente o nome e localização do utilizador para que possa encontrar, por seu próprio intermédio, o endereço do servidor sem a necessidade de recursos adicionais do protocolo SIP.

Registrador: A função “Registrador” recebe informações do Usuário quanto à localidade através de um sistema que reflete no endereço do Usuário a sua localização. Isso significa mais facilidade, no momento em que várias funções podem ser executadas com um mesmo endereço.

Traduzindo-se também em mais flexibilidade, pois permite a participação de vários usuários ao mesmo tempo, comunicação em grupo, exibição de outros tipos de aplicações e multimídia; favorecendo a realização de conferências envolvendo participantes de qualquer parte do mundo.

Serviços diversificados: Permite, por exemplo, que uma chamada seja recebida em um dispositivo e atendida em outro, um “stream de voz” (que é uma mensagem de voz armazenada na memória de um aparelho telefônico) seja respondida através de um acesso à internet, etc.

Ainda oferece um recurso que indica se o Usuário está ou não disponível para atender a ligação; praticamente não dando margem para que um cliente ou empresário não seja encontrado.

Permite também ao usuário gerenciar suas ligações, aceitando uma chamada recente ou cancelando a conexão da chamada (importante para eliminar ligações indesejadas), já que a conexão é imediatamente interrompida; além de iniciar um bate papo ou uma videoconferência com participantes de qualquer operadora.

 

Produtos e aplicações com o Protocolo SIP

O número de comunicações feitas com o protocolo SIP aliadas à rede VoIP já ultrapassam os 80%, garantindo-lhe o posto de líder entre os sistemas de comunicação através da internet; pois com ele o usuário é livre para escolher a operadora que lhe convier com base no seu perfil de consumo, região e menores custos por chamada.

Não se vincula à existência ou não de drivers de computador, está habilitado para Windows, Mac, Linux; além de ser hoje o protocolo de iniciação de sessão escolhido pela Microsoft; o que praticamente garante o desenvolvimento de inúmeros produtos baseados nesse protocolo.

Um dos principais produtos já com esse sistema pertence à alemã Siemens: é o “Siemens Gigaset A580IP”, considerado o melhor e mais completo aparelho telefônico com o protocolo SIP existente no Brasil.

Suas principais qualidades são: preço (considerado condizente com a realidade do mercado), tem capacidade para fazer o processamento da chamada, está adaptado a todos os sistemas operacionais; além de permitir ao usuário a configuração de vários números telefônicos em seu aparelho, com vários DDDs; o que muito favorece a microempresários e negociantes de vários setores.

Além desse aparelho, a promessa é que uma quantidade significativa de produtos e aplicações com esse protocolo através da rede VoIP sejam, aos poucos, introduzidos no mercado causando uma verdadeira revolução na área de tecnologia de dados com base no protocolo SIP.

Apesar de estar focado em telefonia móvel, uma série de aplicações idealizadas pela Microsoft já estão sendo elaboradas como: o Windows Messenger com telefonia VoIP, que possui ferramentas de áudio, vídeo e chat; além de produtos voltados para videoconferências.

Empresas como a Cisco, 3 COM, Avaya, entre outros, também prometem introduzir no mercado uma série de produtos com base nesse protocolo já para o ano que vem, em sua maioria, para empresas corporativas e instituições de ensino.

 

A importância do protocolo SIP para o mundo empresarial

As vantagens da introdução desse sistema para as empresas são várias, destacando-se a flexibilidade, mobilidade e velocidade, principalmente, por estar aliada à rede VoIP que, por meio de uma conexão com a internet, garante o envio e recebimento de chamadas em qualquer parte do mundo (onde haja uma boa conexão).

Oferece liberdade de movimento ao futuro empreendedor, que poderá usar todos os seus principais recursos onde quer que esteja, tanto dentro como fora do país. Bastando, para isso, que esteja devidamente conectado com a internet e munido de um dispositivo para acesso.

Além disso, o protocolo SIP permite, não só a realização de chamadas, como conferências através de áudio e vídeo, utilizando um padrão de “presença” que identifica a localização e disponibilidade do utilizador em atender a chamada; desviando automaticamente chamadas indesejadas.

Também possibilita que o utilizador indique a sua localização para que as chamadas possam ser repassadas, inclusive, para outras cidades. Permite o seu encaminhamento para o e-mail de voz ou para qualquer outro serviço de solicitação automática.

O protocolo SIP via Voice, além de oferecer às empresas um serviço de telefonia infinitamente mais barato (80% a 90% menor) do que suas principais concorrentes, ainda eliminam praticamente congestionamentos, quedas de ligação e oferece mais conforto ao cliente devido à possibilidade de adesão a qualquer operadora, independente da localização da empresa.

 

Ferramentas do protocolo SIP para a comunicabilidade de uma empresa

A era digital exige das empresas uma série de mecanismos e ferramentas que possibilitem uma maior agilidade no fechamento de negócios, na comunicação com clientes, interação com funcionários, economia de tempo e dinheiro.

Tudo isso passa a ser possível com a utilização desse protocolo através de uma rede VoIP, sem que haja por parte do empreendedor um aumento de custos nem transtornos com a transição para esse sistema; pois toda a operação é feita com base em protocolos já existentes como o HTTP e o SMTP, ambos já citados anteriormente.

Por meio do servidor Proxy o serviço de telefonia de uma empresa poderá guardar vários telefones de clientes de toda uma rede, fazer o cadastro de novos clientes, espelhar as mensagens de cliente para cliente; além de determinar o tempo da chamada e o seu fim.

Poderá também fazer com que uma chamada seja sinalizada por vários aparelhos: desktop, celular, aplicações de videoconferência e quando a chamada é atendida por uma dessas plataformas as demais param de sinalizar imediatamente.

O protocolo SIP também avisa quando há uma conexão sendo realizada, faz uma separação entre os dados de voz, garantindo mais confidencialidade às ligações e desvia mensagens ou chamadas para o chamado “Assistente Digital Pessoal” (uma espécie de secretária eletrônica de última geração).

Além disso, redireciona essas chamadas para um aparelho móvel ou qualquer dispositivo conectado à internet dentro do seu próprio veículo já que, com esse protocolo, o endereço de IP do utilizador não é mais fixo, pois todo dispositivo utilizado para comunicação nesse sistema terá o seu próprio endereço de IP.

Oferece também o serviço “multicast”, que permite a localização de funcionários dentro da empresa, dá prioridade a determinadas linhas telefônicas (Priority), o que permite conformidade com as regras de telefonia de outros países; evitando problemas de ordem legal quanto à transmissão de dados de áudio, vídeo e voz para outros países.

E ainda permite uma maior flexibilidade, pois uma chamada feita de um aparelho SIP pode ser desviada para um aparelho que ainda não está sob esse protocolo; dando mais flexibilidade, agilidade e melhores perspectivas com relação a fechamento de negócios.

 

O protocolo SIP no cenário mundial

Há, sem dúvida, um crescente número de produtos com esse protocolo e empresas interessadas em aproveitar as facilidades que ele oferece, fazendo com que o SIP já domine cerca de 50% do mercado mundial de produtos com a tecnologia VoIP.

Os motivos são vários: flexibilidade, mobilidade, velocidade e custos incomparáveis em relação aos atuais concorrentes.

Isso faz com que empresas como Nortel Network, Microsoft, Ping Tel, entre outros, já comecem a investir nessa tecnologia de código aberto e de fácil adaptação por já estar baseada na tecnologia de protocolos de comunicação antecessores a ele.

A empresa Wave3 Software, por exemplo, já possui um produto que vem chamando bastante a atenção, tanto pelas suas funcionalidades como pela simplicidade do seu mecanismo. Tanto assim, que sistemas operacionais como Windows e Macintosh já possuem esse software em suas plataformas e pretendem aderir, exclusivamente, ao protocolo SIP via Voice em suas futuras realizações.

A Microsoft foi uma das primeiras a anunciar a sua adesão a esse sistema, praticamente transformando um computador em um dispositivo de telefone com recursos como: chat, vídeo, áudio e texto.

E como a maioria dos componentes do SIP ainda se mantém em estágio de desenvolvimento, a promessa é que eles estejam disponíveis o mais breve possível; projetando uma verdadeira enxurrada de aquisições desse protocolo.

 

FaleMais VoIP e o protocolo SIP

A FaleMais VoIP é um serviço de telefonia cujas chamadas são feitas e recebidas via internet, com tarifas que, segundo pesquisas internas, são 90% mais baratas que o modelo de telefonia convencional.

Com a FaleMais VoIP as chamadas são realizadas em várias plataformas, sendo necessário apenas uma boa conexão com a internet e um desejo especial em inovar.

O SIP é simplesmente o protocolo adotado pela FaleMais para conectar os seus clientes aos seus servidores de telefonia VOIP; quase não havendo limites para as possibilidades que esse protocolo de iniciação de sessão, com código aberto, pode oferecer. Acesse o site da FaleMais Voip e conheça, no menu superior, nossos serviços e preços.

Agora que já conhece os meandros do funcionamento da tecnologia SIP via VoIP, deixe um comentário abaixo e aproveite para fazer um teste totalmente grátis desse recurso com a FaleMais VoIP, já disponível com todas as suas atuais funcionalidades.

Post publicado por Equipe FaleMais em 17/03/2016 | Telefonia Voip

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