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Dicas de vendas para empresários iniciantes

Dicas de vendas para empresários iniciantes

Entrar no mundo de vendas pode ser gratificante e um pouco assustador, tudo ao mesmo tempo. Sem um plano, é fácil ficar desanimado e desiludido.

Mas, centenas de milhares de pessoas encontraram seu nicho no mercado e hoje vivem a vida que sempre imaginaram, e você pode conseguir o mesmo!

Está bem. Agora que você já decidiu mergulhar de cabeça no mundo do empreendedorismo, qual é o próximo passo?

Planejamento é a chave para aumentar as suas chances de sucesso e essas dicas de vendas vão ajudá-lo em seu caminho.

Aqui estão algumas dicas de vendas para empresários iniciantes. Portanto, prepare-se para trabalhar duro e fazer seus sonhos se tornarem realidade! Vamos lá?

 

1. Conheça seu produto

Isto pode parecer muito óbvio, mas você ficaria supreso...

Muitos empresários se concentram em técnicas de venda e nas características de seus produtos e serviços, quando deveriam se concentrar em quais problemas o seu produto/serviço resolve para o cliente.

Ter domínio sobre essas informações fazem o cliente perceber que o vendedor possui realmente autoridade sobre o que está falando e oferecendo, e isso facilita muito a venda.

Outro ponto a se observar é: como o seu produto está (e se é melhor) em vista dos concorrentes.

Informações sobre sua empresa podem ser recolhidas apenas com uma rápida pesquisa no Google. Portanto, certifique-se de que sua reputação não atrapalhe uma venda com um potencial cliente, afinal isso seria bem ruim, não é mesmo?

 

2. Defina seu público-alvo

Identificar um público-alvo específico irá ajudar a refinar sua estratégia de venda e obter resultados melhores e maiores. isso porque sabendo o perfil básico dos clientes que compram de você, fica mais fácil ser certeiro na forma de abordar.

Digamos que sua empresa vende máquinas de costura usadas. O seu público-alvo são as costureiras? Escritórios corporativos? Escolas?

Muitas vezes as pessoas não conseguem vender seus produtos ou serviços por que eles estão tentando vender para as pessoas erradas.

Você tem que segmentar seu público, entender os problemas que eles enfrentam no dia-a-dia e como seu produto/serviço podem ajudá-los nessa situação.

 

3. Bajule seus primeiros clientes

Quando você está começando, você deve fazer o (im)possível para agradar seus primeiros clientes, mesmo que isso signifique que você não vá ganhar tanto dinheiro como gostaria.

O pensamento aqui é fazer o máximo para ter o cliente para a vida toda e não pensar num lucro máximo de imediato. E pra conseguir isso é preciso proporcionar uma primeira impressão mais do que fantástica.

Os seus primeiros clientes vão ajudar a criar a reputação da sua empresa e por isso a necessidade de criar um impacto positivo logo de início. Você vai precisar de depoimentos e é muito importante ter essas referências desde o início, além de propaganda boca-a-boca, que é a mais efetiva e que proporciona melhores resultados.

 

4. Apresente seus sucessos

Seu site e seus materiais impressos, muitas vezes serão o primeiro e único contato que o cliente terá com sua empresa. Ele não deve ser apenas bem organizado, mas também deve ajudar a construir a credibilidade do seu negócio.

Portanto, depois de conseguir os seus primeiros clientes, é recomendado incluir o logotipo e depoimento de seus clientes em seus materiais.

Em psicologia isso se chama Prova Social, e essa regra nos diz que ficamos muito mais seguros para comprar ou adquirir algo se soubermos que outras pessoas/clientes já compraram antes de nós e tiveram sucesso na compra.

 

5. Venda com perguntas, não respostas

Esqueça a parte de tentar vender o seu produto ou serviço para qualquer pessoa e foque-se em saber o por que seus potenciais clientes querem comprar. Para descobrir isso, você vai ter que fazer algumas perguntas como quem não quer nada.

Há alguns anos atrás, um ambulante estava vendendo CDs em um festival de música. Não levou muito tempo para ele perceber que não estava se saindo muito bem na venda de CDs, mas em contrapartida, ele vendeu muitos fones de ouvido.

Quando ele oferecia um CD as pessoas, imediatamente elas criavam uma espécie de barreira, fazendo de tudo para contornar a situação e não levar o CD.

A partir daí ele começou a perguntar sobre os gostos musicais de seus clientes e logo em seguida colocava músicas novas para quem quisesse colocar os fones de ouvido e ouvir. Ele não tentou “vender”, mas fez mais dinheiro nessa semana do que qualquer outro vendedor ambulante de CD no mesmo festival.

Esse ambulante é Paul Friedericks, que naquela época não sabia nada sobre vendas, mas hoje é referência na área e faz palestras sobre vendas em todo o mundo.

Procure descobrir o que os seus potencias clientes procuram e se estão felizes com os serviços/produtos atuais, e dessa forma, desenvolva os diferenciais de sua solução.

Tendo essas informações bem claras na mente fica muito mais fácil argumentar.

 

6. As mídias sociais

Amando ou odiando, as mídias sociais estão aqui para oferecer uma enorme (bem enorme mesmo) oportunidade para promover o seu novo negócio.

O Facebook é o rei das mídias sociais, mas você vai querer explorar outras opções também. Devido ao grande volume de usuários no Facebook, você pode não atingir o público esperado, a não ser que você invista em posts patrocinados.

Twitter e LinkedIn são outras escolhas populares, bem como Instagram e Google+. Dependendo do que você está compartilhando, uma rede social poderá gerar mais resultados do que a outra. O Instagram, por exemplo, é uma ótima mídia social para posts relacionados a suplementos e musculação, pois é uma rede social de fotos.

Portanto, certifique-se de preparar tudo antes de começar a divulgar seus produtos ou serviços nas redes sociais. Você vai conhecer várias pessoas e, mesmo eles não sendo potenciais clientes, podem recomendar você para amigos e familiares.

Ps: caso queira conseguir clientes mais rápido, invista em anúncios nas redes sociais.

 

7. Fique no radar

Uma vez que você realizou uma venda para um cliente e estabeleceu um relacionamento com ele, encontre maneiras de ficar conectado a ele, como através de uma lista de e-mails, por exemplo.

O relacionamento com seu cliente é muito importante, pois a primeira coisa que você está vendendo é você mesmo. Se eles não gostarem de você, a venda não vai acontecer. Portanto, envie e-mails personalizados para cada cliente, em vez de uma mensagem padronizada. Coisas simples assim também conquistam um cliente.

Enfim, separe um tempo para construir um bom relacionamento com seus clientes, mesmo que você já tenha vendido ou concluído o serviço para ele, afinal quem não gosta de se sentir importante ou lembrado? Uma boa interação pode fazê-lo voltar a comprar com você ou contratar seus serviços novamente.

 

Conclusão

Enfim, trabalhar com vendas é uma função crítica que é mais arte do que sorte. Portanto, com essas dicas de vendas para empresários iniciantes, com certeza você vai conseguir os seus primeiros clientes e colocar seu negócio para decolar.

 

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Post publicado por Equipe FaleMais em 22/01/2016 | Gestão e Estratégia

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