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Como criar um cartão de visitas de sucesso

Como criar um cartão de visitas de sucesso

Dentro dos primeiros 10 segundos, o seu potencial cliente vai criar uma opinião duradoura sobre você e seu negócio. Parece exagero, mas é um fato que as pessoas costumam julgar um livro pela capa, e você só tem uma chance de causar uma grande primeira impressão.

Felizmente, existem alguns truques que você pode utilizar ao seu favor, como desviar a atenção do fato de que você esqueceu de passar a sua camisa, empurrando para o potencial cliente um cartão de visitas original e bonito sob o seu nariz.

É sempre uma ótima ideia levar algum material autopromocional em seu bolso, se você está participando de uma conferência onde o relacionamento com o cliente é a chave, ou para casos em que você topa com um velho amigo que agora é um possível parceiro de negócios.

Atualmente, nessa era digital, você pode pensar que o cartão de visita de papel é uma relíquia remanescente de uma era antiga. Embora seja verdade que não o utilizamos funcionalmente da mesma maneira que costumávamos usar, eles ainda podem ser úteis para você e sua empresa, pois são uma extensão da sua identidade profissional.

No entanto, a escolha do estilo de cartão deve ser pensada de acordo com seu negócio, indústria e estilo pessoal. Se você é um agente funerário, por exemplo, você não pode sair distribuindo cartões coloridos com figuras e desenhos.

Tendo esse objetivo em mente, o seu cartão de visitas deve ser projetado bem o suficiente para deixar uma boa impressão. Portanto, acompanhe-nos agora e veja algumas dicas de como criar um cartão de visitas de sucesso! Vamos lá?

 

Mantenha o simples

Menos é mais quando se trata de cartão de visita para empresas. Há alguns anos atrás, um cartão de visita continha o máximo de informação possível, enchendo cada espaço com logotipos, cores e textos. No entanto, os cartões modernos de maior sucesso seguem a tendência de design limpo, aberto e com apenas o texto suficiente.

A razão é bem simples: um design organizado e visualmente sofisticado tem um impacto maior. Ele também tende a ter uma aparência mais profissional.

No extremo, algumas pessoas optam por incluir apenas o nome, logotipo, endereço de e-mail e redes sociais. Você não necessariamente precisa seguir a simplicidade ao extremo, mas pense duas vezes antes de colorir e adicionar imagens no seu cartão.

“Quando você olha para os cartões de visita que foram espalhados nos últimos 8 ou 10 anos, parece que o objetivo era preencher cada canto do cartão com imagens, títulos e slogans”, disse Rucchin, chefe da Jukebox Print. “Agora, as pessoas estão saindo dessa fase. Perceberam o quanto era brega e hoje só querem simplificar as coisas”.

Use uma fonte legível, pois nem todo mundo tem a visão perfeita. Pesquisas demonstraram que as fontes ideais para usar na criação de um cartão de sucesso incluem Helvetica, Myriad Pro, Glasgow e Karat.

A 12 pt é um tamanho de fonte ideal. Além disso, não fique abaixo de 6 pt, pois isso irá ser um problema para aqueles com problemas de vista e deixará o cartão bem “vazio”.

Ao manter o seu cartão de visita simples, você pode demonstrar através dele claramente quem você é, o que está fazendo e o que você deseja alcançar.

Enfim, mantenha o seu cartão limpo e pense duas vezes sobre quais informações você pode incluir no mesmo, bem como a forma de incluir.

Você não precisa fazer coisas complicadas com o seu número de telefone e endereço, pois isso é bem desagradável e as pessoas precisam acessar essas informações.

 

Torne-o memorável

Se você pode pagar, pague por um cartão que os seus potenciais clientes não vão esquecer tão cedo. Os melhores cartões causam uma boa impressão assim que eles são entregues. Cartões feitos de plástico ou metal são excelentes, mas também há muitas maneiras de fazer o seu cartão de papel se destacar.

A maioria das empresas de impressão pode incrementar seu design com cantos arredondados e acabamento texturizado que pode dar ao seu cartão um ar 3D.

Pense no seu cartão de visita como um investimento futuro que realmente pode valer a pena para você e sua empresa.

Um empresário contratou um designer para criar um cartão de visita para sua empresa especializada no ramo da moda. O designer criou um cartão simples, mas com uma flor em alto relevo bem no centro. Resumindo, o cartão saiu “caro”.

O designer disse que o preço poderia parecer alto, mas que através do cartão o cliente iria faturar muito mais, pois o cartão parecia ser de uma empresa de milhões de dólares, o que faria com que as pessoas a levassem muito a sério.

Dito e feito! O cartão aparentemente saiu caro, mas o cliente recuperou o investimento em pouco tempo e ainda aumentou absurdamente os lucros.

Se você quer investir pesado na criação de um cartão para sua empresa, pode valer muito a pena pagar por um design exclusivo. E lembre-se: o barato sai caro!

 

Mantenha-o profissional

Um item que muitos se esquecem de aplicar o profissionalismo é no endereço de e-mail. Você pode ser uma daquelas pessoas engraçadas ou incomuns, mas mesmo a escolha do endereço de e-mail sendo pessoal, você tem que ser profissional. Algo como jorgegatinho@hotmail.com não passa exatamente uma imagem profissional.

E-mails do Outlook e Gmail até são aceitáveis, mas fique longe de e-mails que são complicados e difíceis de soletrar, pois são difíceis de lembrar e escrever. O ideal mesmo é utilizar um e-mail personalizado de acordo com a URL (endereço) do seu site, se você possuir, é claro. Por exemplo: contato@seusite.com.br

Outra maneira de manter o seu cartão de visita profissional é ter certeza que ele está sempre limpo e livre de manchas. Isso não faz parecer que o seu cartão viveu dentro de sua carteira ou bolso durante séculos.

 

A marca é tudo!

Observe se o seu cartão de visita coincide diretamente com sua marca. Um cartão incomum pode ser memorável, mas pode fazer mais mal do que bem se ele realmente não coincidir com a sua marca.

Cada elemento presente no cartão deve complementar a imagem que você quiser que a sua empresa projete. Por isso, é importante aproveitar o tempo livre para descobrir a fonte correta, paleta de cores e materiais para a sua marca.

É extremamente importante ter um cartão que conversa com o cliente. O cartão ideal para a sua empresa tem que ser único, mas não pode apresentar uma imagem totalmente diferente da sua marca. Lembre-se disso!

No entanto, isso não quer dizer que seu cartão deve parecer algo bem chato. Até mesmo a empresa mais tradicional do mercado pode adicionar um pouco de personalidade no cartão, com a ajuda de um pouco de textura e estratégia de cores.

Mais uma dica: simplicidade é a chave! Evite variar design de cores e use no cartão a cor padrão da sua empresa. Se o Facebook possuísse um cartão de visitas, por exemplo, qual a cor que eles usariam no design? Azul e/ou branco, não é?

 

Por que se preocupar com um cartão de visita?

Aqui estão algumas razões pelas quais o cartão de visita ainda continua sendo útil, uma das maneiras mais modernas de se dizer “Olá”.

Um cartão de visita é...

Rápido: um cartão pode dar ao seu cliente uma visão instantânea sobre seu negócio.

Eficaz: é como um pequeno vendedor que fica com o seu potencial cliente. O cartão trabalha duro em seu nome muito tempo depois de ter saído da sua mão.

Universal: não há problemas de compatibilidade. Pode ser compreendido por qualquer pessoa.

Amigável: trocar cartões de visita marca o início de uma relação de convívio.

Elegante: James Bond não diria “eu vou lhe enviar uma mensagem de texto”, ele simplesmente iria lhe entregar um cartão personalizado e elegante.

Barato: como qualquer técnica de marketing consagrada pelo tempo, cartões de visita não vão te custar uma fortuna. Sem falar que dão um bom retorno financeiro.

 

O que colocar no seu cartão de visita?

Há muitas coisas que você pode colocar no seu cartão para aumentar a sua eficácia. No entanto, ele não precisa conter tudo, pois o foco aqui é a simplicidade. Informação em excesso é tão ruim quanto informação insuficiente.

Portanto, basta selecionar os elementos das sugestões abaixo que se adequam ao seu negócio e adicionar o que for relevante em seu cartão. Vamos lá?

Sua identidade

Você vai colocar o seu nome e/ou o nome da sua empresa, e claro, o que você faz, mas você precisa pensar sobre como essas informações serão priorizadas.

O truque é colocar-se na pele da pessoa que receberá o cartão em mãos e tentar descobrir o que é mais importante para eles. Assim, por exemplo, se você é um web designer chamado Jorge Leandro, o lugar de destaque deve ser preenchido pelas palavras “Web Designer”.

Isto é, basicamente, o que o cliente está buscando. E então, finalmente o seu nome.

Informações de contato

Número do telefone celular e número do telefone do escritório, que por sinal é recomendado ser um número 0800, são extremamente importantes. Endereço de e-mail, endereço do site, endereço, Facebook, Instagram, Twitter...

Hoje em dia, você pode usar uma folha de caderno apenas listando suas informações de contato. Você precisa minimizar a confusão no seu cartão, então pense: será que alguém se preocupa com o seu Twitter abandonado?

O segredo é incluir apenas os dados de contato que eles vão querer.

Para um encanador de emergência, por exemplo, apenas um número de telefone é o suficiente. Agora, para uma empresa que lida com mídias sociais, todas suas redes sociais devem estar listadas no cartão, pois é extremamente relevante para o cliente.

Tagline

Bem como fornecer elementos essenciais, o cartão deve se diferenciar do resto da multidão. Você pode fazer isso com um slogan, mas não um slogan comum.

Não necessariamente você vai reproduzir o slogan da sua empresa. Seu slogan deve ser adaptado para atender o objetivo do cartão.

Por exemplo, uma lanchonete localizada no centro que quer distribuir cartões para empresas próximas poderia incluir a frase “Precisa de um sanduíche? Ligue agora que entregamos em 10 minutos”.

Já um dono de uma loja de roupas que sabe que as imagens de seus produtos são capazes de gerar mais vendas do que um slogan, poderia usar a frase “Visite lojaderoupas.com.br para modelos mais recentes”.

Depoimentos

Se o seu negócio é dependente de recomendações, reproduzir o depoimento de um cliente bem conhecido na região lhe trará bons resultados. Se você não tem um bom testemunho pronto para usar, escreva o seu próprio, peça ao cliente a permissão para relacionar a ele. Provavelmente ele vai apreciar a publicidade gratuita para ele.

Disponibilidade

Dependendo da área que você atua, é importante colocar no seu cartão o horário em que você está disponível e aberto para negócios. Isto é extremamente útil se você está disponível nos momentos em que seus concorrentes não estão.

 

Onde encontrar designers?

Existem alguns sites onde você pode acessar, publicar detalhes a respeito do que você quer em seu cartão e contratar profissionais interessados a preços bons para criar um cartão de visita profissional para a sua empresa.

Entre os sites mais conhecidos e utilizados, estão WedoLogos, Logovia e Workana.

 

Onde encontrar gráficas?

Se você quer investir um pouco mais em um serviço de alta qualidade, você pode contratar gráficas para todo o processo de criação e impressão do seu cartão de visita. Existem gráficas e sites que criam a arte e imprimem o cartão por preços acessíveis.

Entre os mais conhecidos e utilizados, estão ZocPrint, Papira e Printi.

 

Conclusão

Embora focar na simplicidade pareça ser uma dica óbvia, ela é muito esquecida. Inclua no seu cartão de visita apenas o essencial. Isso significa o seu nome, nome da empresa, endereço, número de telefone (celular ou fixo), e-mail e endereço do site.

Ande sempre com alguns cartões de visita em seu carro e, principalmente, cerca de 5 ou mais dentro da sua carteira. Os cartões devem estar com você a todo instante, mesmo quando você estiver fora do horário de serviço.

 

Aprendeu a como criar cartão de visita? Deixe seu comentário!

Post publicado por Equipe FaleMais em 29/02/2016 | Gestão e Estratégia

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