Como criar um cartão de visitas de sucesso

Quer aprender como criar um cartão de visitas de sucesso para promover o seu negócio? Então você está no lugar certo.

 

O cartão de visitas – seja no modelo tradicional de papel impresso ou também nos modelos digitais – continua sendo uma importante ferramenta de divulgação do seu negócio, principalmente quando você está fazendo networking.

 

Essa ferramenta pode ser levada para todos os lugares, já que quando a gente menos espera, pode surgir a oportunidade de entregar um cartão de visitas a um potencial cliente.

 

Por isso, a seguir vamos dar algumas dicas básicas e essenciais de como criar um cartão de visitas atraente e com as informações mais importantes que ele precisa ter. Acompanhe!

Mas por que se preocupar em como criar um cartão de visitas?

Aqui estão algumas razões pelas quais o cartão de visitas ainda continua sendo útil.

Um cartão de visitas é:

 

  • Rápido: um cartão pode dar ao seu cliente uma visão instantânea sobre seu negócio.

 

  • Eficaz: é como um pequeno vendedor que fica com o seu potencial cliente. O cartão trabalha em seu nome muito tempo depois de ter saído da sua mão.

 

  • Universal: não há problemas de compatibilidade. Pode ser compreendido por qualquer pessoa.

 

  • Amigável: trocar cartões de visitas marca o início de uma relação de convívio.

 

  • Elegante: James Bond não diria “Eu vou lhe enviar uma mensagem de texto”, ele simplesmente lhe entregaria um cartão personalizado e elegante.

 

  • Barato: como qualquer técnica de marketing consagrada pelo tempo, cartões de visitas não vão te custar uma fortuna. Sem falar que dão um bom retorno financeiro.

O que colocar no seu cartão de visitas?

Há muitas coisas que você pode colocar no seu cartão para aumentar a sua eficácia. No entanto, ele não precisa conter tudo, pois o foco aqui é a simplicidade. Informação em excesso é tão ruim quanto informação insuficiente.

 

Portanto, basta selecionar os elementos das sugestões abaixo que se adequam ao seu negócio e adicionar o que for relevante em seu cartão. Vamos lá?

Sua identidade

Você vai colocar o seu nome e/ou o nome da sua empresa, e claro, o que você faz, mas você precisa pensar sobre como essas informações serão priorizadas.

 

A dica é colocar-se na pele da pessoa que receberá o cartão em mãos e tentar descobrir o que é mais importante para ela. 

 

Assim, por exemplo, se você é um web designer chamado Jorge Leandro, o lugar de destaque deve ser preenchido pelas palavras “Web Designer”. Isto é o que o cliente está buscando. E então, finalmente coloque o seu nome.

Informações de contato

Número do telefone celular e número do telefone do escritório, que por sinal é recomendado ser um número 0800, são extremamente importantes. 

 

Além disso, acrescente endereço de e-mail, endereço do site, endereço e as redes sociais ativas da empresa (se forem muitas, escolha as mais importantes). 

 

O segredo é incluir apenas os dados de contato que os seus clientes se interessariam em ter.

 

Para um encanador de emergência, por exemplo, apenas um número de telefone é o suficiente. Agora, para uma empresa que lida com mídias sociais, todas suas redes sociais devem estar listadas no cartão, pois é extremamente relevante para o cliente.

 

Saiba mais: Como a telefonia Voip faz a sua empresa economizar mais

Tagline

Bem como fornecer elementos essenciais, o cartão deve se diferenciar do resto da multidão. Você pode fazer isso com um slogan, mas não um slogan comum.

 

Não necessariamente você vai reproduzir o slogan da sua empresa. Seu slogan deve ser adaptado para atender o objetivo do cartão.

 

Por exemplo, uma lanchonete localizada no centro que quer distribuir cartões para empresas próximas poderia incluir a frase “Precisa de um sanduíche? Ligue agora que entregamos em 10 minutos”.

 

Já um dono de uma loja de roupas que sabe que as imagens de seus produtos são capazes de gerar mais vendas do que um slogan, poderia usar a frase “Visite lojaderoupas.com.br para modelos mais recentes”.

Disponibilidade

Dependendo da área que você atua, é importante colocar no seu cartão o horário em que você está disponível e aberto para negócios. Isto é extremamente útil se você está disponível nos momentos em que seus concorrentes não estão.

Dicas para saber como criar um cartão de visitas

Mantenha a simplicidade e a objetividade 

Menos é mais quando quando aprendemos como criar um cartão de visitas para uma empresa.

 

Há alguns anos, um cartão de visitas continha o máximo de informações possíveis, enchendo cada espaço com logotipos, cores e textos. 

 

No entanto, hoje os cartões modernos de maior sucesso seguem a tendência de design limpo, aberto e com apenas o texto suficiente.

 

 

A razão é bem simples: um design organizado e visualmente sofisticado tem um impacto maior. Ele também tende a ter uma aparência mais profissional.

 

Além disso, use uma fonte legível, pois nem todo mundo tem a visão perfeita. Pesquisas demonstraram que as fontes ideais para usar na criação de um cartão de sucesso incluem:

 

  • Helvetica;
  • Myriad Pro;
  • Glasgow;
  • Karat.

 

A 12 pt é um tamanho de fonte ideal. Além disso, não fique abaixo de 6 pt, pois isso será um problema para aqueles com problemas de visão e deixará o cartão bem “vazio”.

Cause uma primeira boa impressão no cartão de visitas

Se você pode pagar por um profissional que sabe como criar um cartão de visitas, pague por um cartão que os seus potenciais clientes não vão esquecer tão cedo. 

 

Os melhores cartões causam uma boa impressão assim que eles são entregues. Cartões feitos de plástico ou metal são excelentes, mas também há muitas maneiras de fazer o seu cartão de papel se destacar.

 

 

A maioria das empresas de impressão pode incrementar seu design com cantos arredondados e acabamento texturizado que pode dar ao seu cartão um ar 3D.

 

Então, mesmo que você queira saber como criar um cartão de visitas mais simples e objetivo, como na primeira dica, você também pode acrescentar um toque de criatividade, dependendo do seu negócio. 

Mantenha o endereço de e-mail profissional

Você pode ser uma daquelas pessoas engraçadas ou incomuns, mas mesmo a escolha do endereço de e-mail precisar ser profissional. Algo como “jorge.gatinho@mail.com” não passa exatamente uma imagem de profissionalismo, certo?

 

Além disso, fique longe de e-mails que são complicados e difíceis de soletrar, pois são difíceis de lembrar e escrever. O ideal é utilizar um e-mail personalizado de acordo com a URL (endereço) do seu site, se você possuir, é claro. Por exemplo: contato@seusite.com.br.

 

E além de saber como criar um cartão de visitas de sucesso, também é preciso saber manter o mesmo cartão. 

 

Por isso, tenha certeza que ele está sempre limpo e livre de manchas antes de entregá-lo a alguém. Isso evita de parecer que o seu cartão viveu dentro de sua carteira ou bolso durante séculos.

Use a identidade visual do seu negócio

Observe se o seu cartão de visitas coincide diretamente com sua marca. Um cartão incomum pode ser memorável, mas pode fazer mais mal do que bem se ele realmente não coincidir com a identidade visual do seu negócio. 

 

Cada elemento presente no cartão deve complementar a imagem que você quiser que a sua empresa projete. Por isso, é importante aproveitar o tempo livre para descobrir a fonte correta, a paleta de cores e materiais para a sua marca.

 

 

No entanto, isso não quer dizer que seu cartão deve parecer algo bem chato. Até mesmo a empresa mais tradicional do mercado pode adicionar um pouco de personalidade ao cartão, com a ajuda de um pouco de textura e estratégia de cores.

 

Mais uma dica: simplicidade é a chave! Evite variar design de cores e use no cartão a cor padrão da sua empresa. Se o Facebook possuísse um cartão de visitas, por exemplo, qual a cor que eles usariam no design? Azul e/ou branco, não é?

Onde encontrar designers gráficos para criar cartões de visitas?

Você pode seguir recomendações de designers gráficos de sua região, ou, ainda, encontrar um profissional na internet.

 

Existem alguns sites onde você pode acessar, publicar detalhes a respeito do que você quer em seu cartão e contratar profissionais interessados a preços bons para criar um cartão de visitas profissional para a sua empresa.

 

Entre os sites mais conhecidos e utilizados, a WeDoLogos tem se destacado por reunir profissionais que sabem como criar um cartão de visitas, orientando todos os passos até a impressão final. 

Onde encontrar gráficas para a impressão do cartão de visitas?

Se você quer investir um pouco mais em um serviço de alta qualidade, você pode contratar gráficas para todo o processo de criação e impressão do seu cartão de visitas. 

 

Existem gráficas e sites que criam a arte e imprimem o cartão por preços acessíveis. Entre os mais conhecidos e utilizados, estão:

 

Conclusão

Viu como é possível aprender como criar um cartão de visitas de sucesso para o seu negócio?

 

Lembre-se que, depois de prontos, os cartões devem estar sempre com você, seja no carro, na carteira, na empresa ou em casa. Sempre pode surgir a oportunidade de entregá-lo a um potencial cliente e fechar bons negócios. 

 

A seguir, vamos falar sobre um assunto relacionado a este. Depois que você entregou o seu cartão de visitas, é preciso treinar a sua equipe para um atendimento receptivo.

 

Por isso, confira agora 6 dicas para um telemarketing receptivo para melhorar o atendimento ao cliente

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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