Vale a pena contratar uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp?

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Será que uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp é útil para todas as empresas? Vale a pena o investimento?

Este é o tema do nosso post. Com a crescente era da otimização e da automatização dos processos, muitos empreendedores acreditam que as ferramentas automáticas de atendimento são possíveis apenas para grandes negócios.

No entanto, já adiantamos que essas tecnologias já são acessíveis a todos os tamanhos de empresas, incluindo até mesmo para o atendimento de pequenos negócios individuais que apresentam demanda de crescimento. 

Por isso, confira todos os motivos de investir em ferramentas de atendimento pelo WhatsApp. 

O que é uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp?

Uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp é um software projetado especificamente para melhorar a gestão do atendimento ao cliente por meio do aplicativo de mensagens.

Ela oferece recursos avançados que vão além das funcionalidades básicas do WhatsApp, permitindo que as empresas melhorem a eficiência de suas operações de atendimento. 

Essas ferramentas geralmente oferecem recursos como automação, rastreamento de métricas, respostas rápidas e a possibilidade de escalar o atendimento.

Leia também | Atendimento online via WhatsApp: 16 segredos para melhorar o seu

Quais os sinais de que é hora de investir em uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp?

Embora o próprio WhatsApp seja uma ferramenta valiosa para o atendimento ao cliente, algumas empresas podem começar a enfrentar desafios à medida que aumentam sua base de clientes ou desejam aprimorar a qualidade do atendimento. 

Por isso, existem alguns sinais de que é hora de considerar a adoção de uma nova ferramenta de atendimento pelo WhatsApp.

São eles:

Aumento da quantidade de mensagens

Se a sua empresa recebe um grande número de mensagens no WhatsApp diariamente, a gestão manual vai ficando insustentável. 

Por isso, uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp permite lidar com um grande volume de solicitações de maneira eficiente, garantindo que nenhum cliente fique sem resposta.

A equipe não consegue responder as mensagens rapidamente

Responder rapidamente às consultas dos clientes é essencial para a satisfação do cliente. 

Se a sua equipe está lutando para manter um tempo de resposta aceitável, uma ferramenta de atendimento pode automatizar respostas simples e organizar as solicitações de forma mais eficaz.

Dificuldade em rastrear métricas

Para melhorar o atendimento, é crucial acompanhar métricas, como o Tempo de Resposta, a Taxa de Resolução e a Satisfação do Cliente. 

Uma ferramenta de atendimento oferece recursos de análise que permitem avaliar o desempenho e identificar áreas de melhoria.

Necessidade de escalabilidade

À medida que sua empresa cresce, o atendimento ao cliente também deve crescer – e não é preciso esperar que surjam os primeiros problemas para tomar uma providência. 

Uma ferramenta de atendimento permite dimensionar facilmente suas operações, já que o chatbot e as mensagens automáticas conseguem realizar diversos atendimentos simultâneos, acionando o atendente humano apenas se for realmente necessário. 

Complexidade nas interações

Se as interações com os clientes envolvem tarefas complexas, como agendamento de compromissos, processamento de pagamentos ou suporte técnico avançado, uma ferramenta de atendimento pode automatizar essas tarefas e melhorar a eficiência.

Leia também | Como ter o WhatsApp Business em dois celulares ou mais?

Quais as vantagens de uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp?

Agora que discutimos os sinais de que é hora de investir em uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp, é importante entender as vantagens que essa decisão pode oferecer para o seu negócio:

Automatização eficiente

Uma das maiores vantagens é a capacidade de automatizar respostas para perguntas comuns. Isso economiza tempo para sua equipe e garante que os clientes recebam respostas rápidas, melhorando a satisfação do cliente.

Rastreamento de métricas

Com uma ferramenta de atendimento, você pode medir o desempenho do atendimento ao cliente de forma detalhada. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a tomar decisões baseadas em dados.

Integração com outros sistemas

Muitas ferramentas de atendimento podem ser integradas com outros sistemas, como CRM (Customer Relationship Management) e software de análise. Isso permite que você tenha uma visão completa do relacionamento com o cliente.

Padronização de respostas

Uma ferramenta de atendimento permite criar respostas padronizadas para perguntas frequentes. Isso garante consistência nas comunicações com os clientes e evita erros.

Agilidade no atendimento

Com a capacidade de atender a múltiplas consultas simultaneamente, sua equipe se torna mais ágil e capaz de atender a um número maior de clientes de forma eficaz.

Melhor experiência do cliente

Em última análise, uma ferramenta de atendimento pelo WhatsApp melhora a experiência do cliente. Respostas rápidas, atendimento eficiente e resolução de problemas eficaz contribuem para a satisfação do cliente e para a fidelização.

Vem aí: WhatsApp Enterprise da FaleMais!

Além de contar com toda a qualidade da nossa telefonia Voip empresarial, em breve a FaleMais lançará o WhatsApp Enterprise para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.

O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas, proporcionar um atendimento simultâneo e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente.

Disponibilizaremos uma série de recursos no app, como menus e fila de atendimento, múltiplos setores e usuários, dashboard de Tempo Médio de Atendimento (TMA) Tempo Médio de Espera (TME), entre outros. 

Gostou da novidade? Então aguarde! 
Enquanto isso, confira o nosso próximo post: Como criar um número virtual para WhatsApp Business?

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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