Está chegando uma das épocas mais aguardadas pelo varejo: a Black Friday, que em 2022 cai no dia 25 de novembro (sempre na última sexta-feira do mês de novembro).
Esta é uma excelente oportunidade para as empresas queimarem seus estoques e oferecer grandes descontos em produtos e serviços que as pessoas desejam adquirir.
Por isso, sabemos que a concorrência é grande! Afinal, todo mundo quer vender mais nesse período.
Nesse caso, confira algumas dicas para atrair os clientes e oferecer a eles a melhor experiência possível!
1. Analise a necessidade de treinamento do atendimento ao cliente
Antes de mais nada, é hora de avaliar como está o atendimento ao cliente da sua empresa. Quais são os pontos de melhoria e os pontos fortes?
Ofereça treinamento aos colaboradores, já que durante a Black Friday, a quantidade de clientes tende a aumentar – e será preciso que eles saibam como gerenciar várias vendas simultaneamente sem comprometer a experiência.
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2. Planeje as ações promocionais desse período
A Black Friday realmente precisa de um bom planejamento para evitar situações desagradáveis – como atrasos de entrega, falta de produtos no estoque, descontos pequenos, etc.
Por isso, reúna os gestores da empresa e planeje tudo o que será feito de promoção nesse período.
Comece definindo um objetivo para a Black Friday deste ano: aumentar o faturamento? Aumentar o número de clientes? Vender os produtos parados no estoque?
A partir daí, planeje as metas de acordo com o objetivo estabelecido. Se ele for, por exemplo, aumentar o faturamento, estamos falando de quantos reais em vendas? De quantos clientes a mais? Quais e quantos produtos parados no estoque?
Com base nisso, será possível criar as ações promocionais que atraiam a atenção das pessoas. Alguns exemplos são:
- – oferecimento de cupons de desconto para compras antes do dia da Black Friday;
- – descontos progressivos a cada item comprado;
- – distribuição de brindes aos clientes;
- – sorteios;
- – cartão fidelidade com programa de pontos, etc.
3. Invista nos canais de divulgação
Aqui é importante que a empresa tenha em mente quais serão os dias de promoções referentes à Black Friday. Mesmo que a data seja apenas na sexta-feira, as lojas costumam fazer uma semana inteira de descontos.
Resolvida essa questão, pense nos canais de atendimento e de divulgação, tanto online quanto offline. Como a concorrência é grande nesse período, é importante que haja o investimento em mídia paga, principalmente na internet.
Programe as datas de divulgação e crie anúncios criativos e que estimulem a compra das pessoas.
4. Prepare a loja ou o e-commerce para a Black Friday
Depois de ter “arrumado a casa” com as dicas anteriores, é hora de pensar na experiência do cliente durante suas compras na Black Friday.
Por isso, capriche na loja física com as cores da data, os descontos bem à vista de todos e outros mimos para os clientes que forem à loja nesse período.
No estabelecimento físico, oferecer uma boa experiência de compra está diretamente relacionado a:
- – uma boa quantidade de vendedores para atender à demanda;
- – poucas filas no caixa e em provadores;
- – loja limpa, com bom aroma e com música que anime as compras;
- – produtos bem dispostos nas prateleiras e com os valores disponíveis.
Caso você tenha e-commerce, uma boa dica é criar uma página específica e com layout chamativo para reunir todos os produtos que estão com desconto.
No meio digital, oferecer uma boa experiência de compra está diretamente relacionado a:
- – site simples e de fácil navegação;
- – carregamento rápido das páginas;
- – descrição completa, fotos e avaliação dos produtos;
- – meios de pagamento diversificados;
- – bons preços de frete;
- – canais de atendimento ao cliente visíveis.
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5. Atenção ao pós-venda
A Black Friday é uma ótima oportunidade de atrair mais clientes. No entanto, é o pós-venda que irá fidelizá-los.
Portanto, pense em ações de pós-venda para que o cliente se sinta especial. Vale, por exemplo:
- – pensar em ofertas personalizadas de acordo com os seus interesses;
- – entrar em contato após a compra para saber se está tudo certo com o produto e se ele tem alguma dúvida;
- – enviar conteúdos interessantes e dicas sobre os produtos e o nicho em geral;
- – lembrar do cliente em datas importantes, como aniversário, dia das mães, dia dos pais, Natal etc. (ofereça cupons de desconto de presente).
Para que isso seja possível, é importante que os vendedores alimentem o CRM à medida que vão vendendo, preenchendo os dados dos clientes para o pós-venda.
E então? A sua loja está preparada para a Black Friday? No próximo post, confira mais dicas sobre como melhorar a experiência do cliente em todas as épocas do ano. Desejamos boas vendas!