5 vantagens do Voip para o seu comércio eletrônico

Foto de uma loja virtual com um carrinho de compras.

O comércio eletrônico já reúne a principal tecnologia por trás de um Voip de qualidade: a internet.

O Voip é um recurso que vem facilitando o atendimento ao cliente desse segmento por reunir uma série de vantagens, incluindo a praticidade e a integração com outros sistemas de gestão.

Portanto, se você tem um e-commerce, mas ainda não utiliza o Voip, saiba agora mesmo os motivos de fazer esse investimento o quanto antes!

O que é Voip?

Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol, que significa Voz sobre IP. Ou seja, estamos falando de uma tecnologia que faz e recebe chamadas de áudio e vídeo pela internet, sem a necessidade de uma linha analógica de telefone.

O Voip já é um recurso muito utilizado pelas pessoas em geral. Uma simples chamada de áudio e vídeo pelo WhatsApp é um exemplo do funcionamento desse sistema.

As empresas, incluindo as de comércio eletrônico, também vêm aproveitando essa tecnologia, já que ela otimiza o atendimento ao cliente, além de contar com vários recursos profissionais – tudo em nuvem. Você economiza dinheiro com equipamentos, economiza espaço na empresa e também torna o atendimento mais ágil.

Nas empresas, o Voip funciona da seguinte forma:

  • Você entra com a sua conta Voip no aplicativo ou software em nuvem;
  • Faz a ligação para qualquer número fixo ou móvel a partir da sua conexão com a internet e do dispositivo (smartphone, tablet, computador, telefone IP ou até telefone analógico com adaptador).

Simples assim! Você precisa, portanto, de uma boa internet, de um dispositivo para as chamadas e do app ou software para ser a interface do sistema de discagem. 

5 vantagens do Voip para o comércio eletrônico

Bom, vimos até aqui que o Voip é a tecnologia que permite ligações pela internet. Mas quais as vantagens específicas para o comércio eletrônico? Vejamos:

1. Integração com CRM

O Voip pode ser integrado a sistemas de gestão do seu comércio eletrônico, como o CRM. 

Dessa forma, o atendimento ao cliente por telefone fica mais ágil, já que os vendedores terão acesso ao histórico na mesma tela da ligação e as chamadas ficam registradas no mesmo sistema. 

Aliás, por falar nisso, o Voip também pode ser integrado ao WhatsApp Business e a sistemas de gravação de chamadas.

2. Mobilidade da equipe

Outra vantagem do Voip é a mobilidade que ele gera ao comércio eletrônico. A sua equipe de atendimento e de vendas online pode estar em diferentes lugares, desde que tenha acesso à internet.

Isso enxuga custos com escritório, por exemplo, já que você pode atender ao cliente da sua casa, trabalhando em home office, ou até mesmo em viagem. 

A mobilidade também diz respeito ao dispositivo utilizado para as chamadas. O seu smartphone se transforma em uma central de atendimento otimizado e tudo fica registrado no aplicativo ou no software. 

3. Acesso a PABX em nuvem

Sem aparelhos e fios instalados. O PABX Virtual integrado ao Voip divide o mesmo número virtual em vários ramais pelos setores do seu comércio eletrônico – e esses ramais podem estar em diferentes lugares.

Com o PABX funcionando totalmente em nuvem, o seu canal de vendas e atendimento ao cliente por telefone passa a contar com os seguintes recursos:

  • gravação de chamadas: para não perder conversas importantes;
  • URAs e Menus: o cliente escolhe o departamento para falar;
  • espera personalizada: enquanto espera, o cliente ouve música ou campanhas;
  • horários de atendimento: configure os horários de trabalho;
  • relatórios de ligações: controle total em tempo real;
  • transferência: transfira ligações para qualquer ramal;
  • sala de conferência: faça reuniões com a sua equipe por telefone;
  • siga-me e Redirecionamentos: atenda ligações no seu celular.

4. Economia de custos

Fazer ligações pela internet, com sistemas integrados na nuvem e com todos esses recursos e funcionalidades, talvez leve você a pensar que o Voip é caro.

Muito pelo contrário. Justamente por conta da tecnologia digital, o Voip consegue ser mais barato do que a telefonia convencional. Aliás, o custo das chamadas pode ser até 60% menor – e as ligações entre ramais são totalmente gratuitas.

Além disso, o seu comércio eletrônico economiza em espaço e compra de equipamentos. E se o escritório já tiver telefones analógicos, não tem problema, pois não haverá desperdício: basta inserir um adaptador ATA para que as chamadas sejam convertidas para o Voip.

5. Escalabilidade do atendimento ao cliente

Por fim, outra vantagem do Voip para o seu comércio eletrônico é a escalabilidade. À medida que a sua equipe de atendimento cresce, é possível adicionar mais ramais no PABX a partir do mesmo número. 

Precisou de apenas 1 ramal? Então basta comprar apenas ele. Antigamente, no sistema convencional, você teria que comprar mais um aparelho de PABX, que já vinha com mais linhas que você nem utilizaria. Com a telefonia em nuvem, acabou esse desperdício!

Como ter Voip no e-commerce?

O primeiro passo para ter Voip em seu comércio eletrônico é encontrar um plano que mais se adapte às suas atuais necessidades.

Aqui na FaleMais, temos vários planos Voip para empresas e você pode até mesmo testar a qualidade do nosso Voip gratuitamente.
Converse agora mesmo com a nossa equipe, pois temos soluções personalizadas para o seu e-commerce!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!