Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Cliente no balcão X Cliente no telefone: quem tem prioridade no atendimento?

Cliente no balcão X Cliente no telefone: qual a prioridade

Se você é comerciante e acredita que o balcão deva ser priorizado sempre, você não está errado. Nem certo. É preciso observar a situação e entender que, em determinadas circunstâncias, pode ser mais simples lidar com o cliente no balcão do que com o cliente ao telefone.

Vamos explicar como focar a prioridade no atendimento de clientes e as ideias mais importantes para que o seu negócio satisfaça a todos tanto ao telefone como no balcão! Acompanhe!

 

Por que priorizar o telefone

Antes de tudo, devemos ressaltar que é indispensável que a sua empresa tenha ao menos dois responsáveis pelo atendimento ao cliente dentro da loja: um para atendimento voltado ao balcão e outro para dar prioridade ao telefone.

E aqui chegamos ao ponto polêmico da questão: o telefone é mesmo prioritário. Mas por que? Simples, porque é impossível pedir que o cliente, uma vez atendido, espere um minuto ou mesmo que ligue em outra hora de forma compreensível. E não é só isso. Até mesmo demorar a atender a chamada pode passar uma impressão negativa, de descaso com o seu consumidor.

Enquanto isso, no balcão, é menos complicado contornar situações como essa. Basta solicitar gentilmente que o cliente aguarde um minuto — e não passe disso, ok? — enquanto termina o atendimento via telefone.

Portanto, é interessante identificar a razão da chamada e verificar se é possível concluí-la em poucos minutos. Caso a demanda seja complexa, pode ser mais eficiente atender o telefone, seguir as regras de etiqueta, anotar o número e dizer que retorna em instantes — e cumpra sempre essa promessa!

 

Não abandone os clientes no balcão

Assim que o telefone tocar, é fundamental que os funcionários saibam comunicar ao cliente no balcão que aguarde um instante enquanto finaliza a chamada. É preciso muito cuidado para não causar má impressão ou aparentar descaso.

Gerir essa situação não é simples e exige profissionais capacitados. Portanto, escolha muito bem os seus atendentes. Eles são o último canal de comunicação entre empresa e público.

 

Atenda aos dois sempre que possível

Lembrando mais uma vez: não deixe de ter em sua loja no mínimo dois funcionários para atender seu público. Essa medida vai evitar muitos problemas, acredite.

Ainda assim, haverá momentos em que a rotatividade de clientes dentro do estabelecimento será maior e que a divisão de tarefas não dará conta do recado. Nesse momento, você poderá notar a importância de escolher muito bem os profissionais que contrata e o quanto treinamentos e simulações podem ser cruciais.

 

Equilíbrio: palavra-chave para a prioridade no atendimento de clientes

Apesar de o telefone ter prioridade, não é devido à importância, mas sim às circunstâncias do atendimento, conforme explicamos. A palavra-chave deve ser equilíbrio. Todos os seus clientes devem saber e sentir que não existe diferenciação entre os atendimentos. Até porque se os consumidores pensarem que terão preferência por telefone, não se deslocarão até o seu estabelecimento, o que pode gerar um problema para as suas vendas.

Então, mesmo quando um atendente estiver ocupado em uma chamada, certifique-se de que o outro cliente esteja sendo bem tratado e vivendo uma boa experiência em sua loja.

 

Planeje a quantidade de atendentes

Outra forma eficaz de evitar esse dilema é fazer um planejamento. Observe os horários de pico no atendimento e aumento o número de profissionais para dar conta da demanda sem afetar a qualidade do serviço.

Gostou do artigo e quer ler mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao atendimento da sua empresa? Assine a nossa newsletter e aproveite para conhecer também a solução ideal da FaleMais para o seu negócio!

Post publicado por Equipe FaleMais em 30/09/2015 | Atendimento e SAC

Não deixe de ler também...

Atendimento Telefônico profissional para empresas

Sua empresa realmente possui um atendimento telefônico profissional?

Ter um atendimento telefônico profissional é essencial para qualquer emp...

Como atender clientes que NÃO tem razão

Como atender clientes que NÃO tem razão?

Você pode se espantar ao pensar que um cliente NÃO tem razão. Afi...

Como melhorar o atendimento ao cliente de sua empresa com baixo investimento?

Como melhorar o atendimento ao cliente de sua empresa com baixo investimento?

Que o atendimento ao cliente afasta a crise e conserva os bons resultados do fim do m...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis