Atendimento via chat ou telefone: qual escolher?

atendimento via chat

Uma dúvida bastante comum de gestores de micro e pequenas empresas é justamente esta: é melhor escolher o atendimento via chat ou telefone para se comunicar com o cliente?

É certo que as novas tecnologias de atendimento via chat oferecem serviços baratos e amplos, mas o famoso telefone fixo ainda conta com grandes vantagens – sendo que os modelos atuais de serviços oferecem várias melhorias e facilidades ao administrador.

Com tantas opções e preços diferentes, muitas vezes é difícil definir qual o serviço mais adequado a uma empresa iniciante. 

Por isso, detalhamos aqui quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de tecnologia e como elas podem ajudar a alavancar os seus negócios. Confira!

O atendimento via chat é uma opção barata

Entre o atendimento via chat ou telefone, vamos começar falando do chat.

O atendimento via chat atrai pela sua ampla abrangência e baixo custo. É possível conectar-se com vários clientes simultaneamente e resolver quase todo tipo de questão ou problema enfrentado pelo consumidor sem preocupar-se com gastos enormes.

Além disso, a infraestrutura para suportar o chat online não é complexa e não é preciso uma equipe muito grande para administrar a ferramenta. O uso de chatbots para auxiliar nas demandas mais simples também é um diferencial. 

Entretanto, o gestor deve saber de antemão que o diferencial desse serviço é o pronto atendimento individualizado, ou seja, alguém deve estar apto a auxiliar os clientes o tempo todo. O tempo de espera deve ser reduzido ao mínimo possível, senão o serviço torna-se praticamente inútil.

Porém, apesar da facilidade e do custo, o chat é uma opção mais impessoal e não cria vínculos fortes com os clientes. 

Seu melhor uso é para resolução de dúvidas rápidas e para suporte em tempo integral, mas é bom ressaltar que esse canal de comunicação pode sofrer com problemas de conexão ou interrupções súbitas dos dois lados.

O telefone fixo ainda é símbolo de profissionalismo

Antes de escolher entre um atendimento via chat ou telefone, vamos agora falar sobre a segunda opção. 

O atendimento via telefone fixo ainda representa um padrão de profissionalismo e solidez imbatível. É a voz de uma pessoa falando e sendo ouvida pela outra pessoa. 

Some isso aos serviços de atendimento automatizado e uma empresa passa a inspirar mais confiança em seus clientes e parceiros.

Mas não estamos falando de qualquer telefone fixo. Estamos falando dos novos tempos de telefonia, onde o número analógico dá lugar ao número fixo Voip, que funciona 100% pela internet sem a necessidade de instalação de linha na empresa.

Com um número fixo Voip, a empresa pode ligar através da internet para celulares e outros números fixos a partir de computadores, dispositivos móveis e também telefones convencionais que tenham adaptadores. 

Além disso, a empresa também passa a contar com várias possibilidades, que vão além do atendimento via chat ou telefone. Exemplos: 

  • Números Virtuais: obtenção de números em várias cidades sem a necessidade de instalações físicas e cujas chamadas custam uma ligação local.
  • Números 0800: essa opção garante credibilidade e profissionalismo para qualquer empresa, pois oferece um canal de comunicação totalmente grátis para seus clientes.
  • PABX Virtual: o PABX Virtual funciona totalmente em nuvem e oferece uma verdadeira central de atendimento a um custo reduzido. Exemplos de recursos são: transferência de chamadas, menu de autoatendimento, espera telefônica, siga-me e gravação de chamadas. 

Leia também: Como o WhatsApp Business se integra a um número fixo Voip.

Conclusão: entre atendimento via chat ou telefone, escolha os dois

Os dois modelos são complementares. Não é preciso escolher entre atendimento via chat ou telefone. 

As duas tecnologias são extremamente úteis a uma empresa e à construção de um relacionamento mais próximo com os clientes – ou seja, a melhor ideia é combinar as duas modalidades.

Para atendimentos rápidos, múltiplos e com foco em solução imediata de problemas, o chat online é uma ótima opção. 

Já o serviço de telefonia dá uma cara mais profissional e sólida para qualquer empreendimento e garante a construção de relações mais sólidas e confiáveis com os consumidores.

Vamos nos aprofundar no assunto? No próximo post, separamos diversas opções para você expandir os seus canais de atendimento e se diferenciar no mercado!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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