SMS marketing: saiba como atrair mais clientes com essa estratégia

Atualmente, existem tantos canais de comunicação e atendimento ao cliente que muitas empresas acreditam que ele não é necessário. Mas hoje, falaremos sobre o SMS Marketing.

Isso mesmo: o sistema de envio de mensagens de texto para telefones móveis continua sendo eficiente para cumprir vários objetivos. Aliás, existem até mesmo tecnologias que otimizam essa tarefa e torna a estratégia ainda mais assertiva.

Portanto, neste artigo vamos explicar como funciona a estratégia de SMS marketing e como aplicá-la em seu negócio!

O que é SMS marketing?

Bom, vamos relembrar o significado da sigla SMS: Short Message Service, traduzido como Serviço de Mensagens Curtas. Trata-se daqueles famosos torpedos que surgiram no início da era da internet móvel, em meados dos anos 1990.

Portanto, SMS marketing nada mais é do que uma estratégia de criação e envio de mensagens de texto para seus clientes, promovendo seus produtos e serviços. 

Mas eis a dica: é uma estratégia – e, por isso, precisa de planejamento para que não vire apenas um canal que cause incômodo para os clientes, ok? 

No SMS marketing, é possível planejar o envio periódico de:

  • – cupons promocionais;
  • – avisos de promoções e ofertas;
  • – pesquisa de satisfação;
  • – promoção de eventos;
  • avisos de vencimento de faturas;
  • – avisos de lançamentos e reposição de estoque. 

Por que utilizar SMS marketing em seu negócio?

A seguir, confira algumas vantagens do SMS marketing para ser aplicado em empresas de modo geral.

  • Praticidade: com os sistemas tecnológicos adequados, a programação de disparos de torpedos pode ser feita de modo simples e automatizado;
  • Escalabilidade: o disparo de torpedos acompanha o crescimento dos seus contatos, sem que isso ocasione altos custos; 
  • Efetividade: a taxa de abertura de um SMS costuma chegar a 98%, tornando-se uma estratégia realmente eficaz;
  • Alcance positivo: mesmo os aparelhos celulares mais simples contam com a tecnologia de receber SMS, tornando-se um excelente canal para alcançar diferentes perfis de clientes.
  • Possibilidade de personalização: com os sistemas tecnológicos de envio de SMS marketing, é possível personalizar o envio de acordo com a segmentação predefinida, aumentando as chances de sucesso. 

Leia também: O que é e como funciona a Telefonia Cloud? 

Como funciona a estratégia de SMS marketing?

Bom, antes de tudo, você precisa saber que como estratégia de marketing, o envio de SMS precisa ser autorizado pelos seus clientes – caso contrário, o torpedo cairá nas temidas caixas de spam.

Por isso, envie apenas para clientes e leads (potenciais clientes) que já forneceram seus telefones de contato. 

Desse modo, o SMS marketing deve ser enviado em horário comercial, cujo disparo deve ser programado de modo que não haja muitos envios na semana e nem poucos a ponto da marca ser esquecida.

Além disso, como toda boa estratégia de marketing digital, o seu torpedo precisa finalizar com um CTA (Call To Action), levando o leitor a alguma ação – no caso, clicar em um link que levará a outra página, por exemplo, ou responder ao torpedo com algum número ou alguma palavra. 

Na prática, você pode investir em softwares específicos de SMS marketing, que já contam com os recursos e funcionalidades para você programar as mensagens, tais como:

  • – envio da lista de contatos em um arquivo direto para a plataforma;
  • – envio dos dados dos clientes e potenciais clientes, o que ajudará na segmentação e personalização;
  • – criação do texto do torpedo, que deve ter no máximo 160 caracteres;
  • – análise dos resultados: taxas de abertura, taxa de respostas e cliques nos links dos CTAs. 

Um lembrete importante: sempre identifique a sua empresa no remetente, pois isso proporciona credibilidade, aproximação e evita que o SMS seja confundido com spam ou tentativa de golpe – aliás, capriche no português!

Bom, no quesito planejamento da estratégia, ela dependerá dos seus objetivos. Aliás, o ideal é que o disparo de mensagens de texto seja combinado com outros canais, como e-mail e WhatsApp. 

Por isso, no planejamento, pense nos seguintes itens:

  • – objetivo da divulgação por SMS;
  • – periodicidade (quais dias da semana e horários);
  • – perfil dos clientes que receberão os torpedos;
  • – textos a serem disparados;
  • – métricas de monitoramento e avaliação de resultados.

À medida que os resultados forem positivos ou negativos, analise o que pode ser melhorado ou deve ser mudado. Você pode começar disparando apenas um tipo de SMS marketing (envio de ofertas, por exemplo) e com o tempo, segmentando melhor a sua base de clientes e disparando torpedos personalizados de acordo com seus históricos e preferências.


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