Vantagens do histórico de ligações para a sua empresa

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Você sabia que manter um histórico de ligações atualizado ajuda a tomar decisões estratégicas em seu negócio?

Isso mesmo. Pode parecer algo simples apenas registrar os dados das chamadas. Mas pense bem: vamos supor que o tempo médio de cada ligação tem aumentado no setor de atendimento ao cliente.

Esse “simples” dado pode gerar muitas decisões importantes. A empresa pode detectar, por exemplo, a necessidade de melhorar algum procedimento ou eliminar algum problema recorrente que tem feito os clientes reclamarem.

Viu só? Então continue lendo o conteúdo para entender o que deve ser registrado no histórico de chamadas e quais as vantagens disso!

O que é um histórico de ligações?

Histórico de ligações é um registro de chamadas que são feitas e recebidas em um número de telefone.

Alguns dados e informações ficam registrados em um sistema oferecido pela operadora de telefonia, podendo ser acessado e atualizado em tempo real. 

O histórico de ligações permite que uma empresa acesse vários dados para que ajude a tomar decisões – tanto estratégicas quanto financeiras, de modo a otimizar o atendimento, a produtividade da equipe e a experiência do cliente.

Dependendo do histórico fornecido pela operadora, os dados podem ser reunidos e transformados em relatórios de ligações com a periodicidade que a empresa preferir: semanal, quinzenal, mensal, trimestral, etc.  

Quais as vantagens de ter histórico de ligações na empresa?

A seguir, confira os principais benefícios de manter um histórico de chamadas em seu negócio:

  • Controle da gestão da telefonia: a empresa tem maior controle sobre as ligações para ajudar na tomada de decisões.
  • Geração de informações estratégicas: tempo de cada ligação, quantidade, chamadas perdidas e outros dados podem ajudar na criação de estratégias para melhorar o atendimento.
  • Controle financeiro: principalmente com a telefonia Voip, é possível analisar em tempo real os gastos com as ligações, otimizando os recursos financeiros.
  • Coleta de leads: quando o sistema de telefonia é integrado ao CRM, permite à empresa coletar ligações de potenciais clientes, ajudando a guiá-los pela jornada de compra.
  • Melhora da produtividade da equipe: com o estabelecimento de métricas com base no histórico de ligações, é possível entender os gargalos no atendimento que reduzem a produtividade da equipe. 
  • Aumento da satisfação dos clientes: Por fim, os dados gerados no histórico e a consequente tomada de decisões para melhorar o atendimento telefônico, a empresa consegue prestar um serviço de maior qualidade, gerando a satisfação dos clientes.  

Leia também: O que é e como fazer a gestão de reclamações na empresa? 

Quais são os dados que um histórico de ligações precisa armazenar?

Bom, agora que conhecemos o que é e quais as principais vantagens do histórico de ligações, a empresa precisa saber quais dados o sistema armazena.

Essa resposta vai depender do que cada operadora oferece aos clientes. No entanto, de um modo geral, é importante que o histórico consiga manter os seguintes registros:

  • Número de telefone dos clientes;
  • Possibilidade de salvar o nome dos clientes em seus números de telefone;
  • Data e horário das ligações;
  • Duração de cada chamada;
  • Ramais que atenderam a ligação;
  • Se houve transferência entre ramais;
  • Gravação das chamadas para serem armazenadas no sistema.

Também é importante que o sistema de telefone tenha a possibilidade de ser integrado a outros sistemas de gestão, como o CRM. Assim, a equipe de atendimento consegue cruzar melhor os dados e gerar informações ainda mais estratégicas sobre cada atendimento.

Qual operadora de telefone fornece histórico de ligações?

Atualmente, o histórico de ligações é fornecido por praticamente todas as operadoras de telefonia. No entanto, cabe à empresa avaliar alguns pontos:

  • Quais dados são guardados no histórico?
  • Onde os dados são armazenados (dê preferência a sistemas em nuvem)?
  • A atualização é em tempo real?
  • O sistema permite a geração de relatórios?
  • Ele permite a integração a outros sistemas de gerenciamento, como CRM?

Saiba que aqui na FaleMais, todas as respostas para as perguntas acima são positivas! Somos uma operadora de telefonia Voip, que fornece as melhores ferramentas tecnológicas para um atendimento telefônico de qualidade.

No próximo post, conheça todas as vantagens de investir na telefonia Voip e no PABX Virtual para elevar o nível do atendimento telefônico do seu negócio!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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