Gestão de empresas: 4 dicas para melhorar o desempenho da equipe

Gestão de empresas: imagem ilustrativa mostra fluxograma de silhuetas interligadas por linhas

Melhorar o desempenho das equipes depende de uma boa comunicação e de práticas adequadas para a gestão de empresas. Saiba o que fazer.

 A gestão de empresas é um conjunto de processos e ações que garantem a fluidez das atividades realizadas em um negócio. Ela reúne todos os recursos necessários ao sucesso organizacional, como financeiros, humanos, tecnológicos e outros.

Todas as medidas adotadas servem para alcançar os objetivos estratégicos planejados. Por isso, elas devem envolver todos os setores.

Ao mesmo tempo, a gestão empresarial também deve contemplar condutas para fortalecimento da marca. Dessa maneira, o desempenho das equipes é otimizado e outras vantagens são atingidas.

Quer saber quais são elas e outros detalhes sobre o assunto? Confira, neste post.

Os benefícios da gestão de empresas

Para ter sucesso, toda organização deve aplicar os conceitos da gestão de empresas. Por meio das boas práticas, é possível perseguir os objetivos delineados, encontrar os gargalos e ter maior previsibilidade das ações futuras.

Apesar de serem importantes, esses benefícios são apenas os primeiros. Existem muitas outras vantagens alcançadas, como: 

  • maior chance de sobrevivência no mercado, com aumento da competitividade em relação à concorrência;
  • melhoria da gestão dos colaboradores, devido ao controle sobre os recursos humanos;
  • centralização das decisões, para conhecer os principais aspectos do negócio;
  • desenvolvimento de metas e objetivos, a fim de que todos estejam alinhados e saibam o que fazer;
  • redução de gastos desnecessários, para equilibrar as finanças da empresa;
  • aumento da produtividade, devido aos processos fluidos.

As consequências ao ignorar uma gestão de qualidade

Por outro lado, a empresa sofre se não efetivar uma boa gestão. Entre os principais problemas enfrentados, estão: 

  • falhas de comunicação, que comprometem o trabalho dos colaboradores e seu entendimento sobre os objetivos a serem alcançados;
  • perda de credibilidade perante clientes, fornecedores e parceiros;
  • dificuldades financeiras, porque não há controle sobre os dados e há impactos na produtividade e na qualidade dos serviços;
  • queda de produtividade, porque os trabalhadores não entendem o seu papel e, muitas vezes, nem são qualificados para o cargo que ocupam.

Os tipos de gestão de empresas

Cada empresa tem suas próprias características. Elas fazem parte de segmentos diversos e têm métodos de trabalho diferentes. Por isso, há mais de um tipo de gestão que pode ser aplicada. Veja quais são os principais modelos.

Meritocrática

É um tipo de gestão de empresas baseado na meritocracia, ou seja, que valoriza quem tem mais competência. A escolha para os cargos de diretoria e liderança são os colaboradores com melhor desempenho. Nesse modelo, a equipe tende a ser mais engajada, mas o clima costuma ser mais competitivo.

Democrática

Os colaboradores têm mais chance de contribuírem com as tomadas de decisão, porque suas opiniões são valorizadas. Por isso, há um amplo engajamento dos trabalhadores. Por outro lado, a equipe pode ter muitos atritos e o progresso da empresa é reduzido. O tipo democrático requer muita comunicação.

Cadeia de valor

É uma gestão de empresas embasada em pesquisa de mercado e no atendimento às demandas dos clientes. Todas as ações e contratações são realizadas de acordo com as expectativas dos compradores. O propósito é gerar valor a essa cadeia.

Foco em resultados

O intuito é alcançar sempre o melhor resultado final, quaisquer que sejam as ações adotadas. As metas e o planejamento de longo prazo são deixados de lado. A gestão de empresas com foco em resultados requer soluções ágeis.

Foco em processos

Aqui, a base são as metodologias e os processos, que ajudam a aperfeiçoar sempre as rotinas realizadas. Devido a essa característica, a gestão empresarial com foco em processos traz resultados mais duradouros.

Autoritária

Foca o gestor como a figura central. A equipe não participa das decisões. Por isso, é preciso ter diálogo e carisma nas relações, para que as ações sejam bem aceitas.

4 dicas de uma gestão de empresas eficiente

Qualquer que seja o tipo de gestão de empresas adotado, algumas boas práticas precisam ser aplicadas. Elas são fundamentais para o sucesso. Por isso, listamos as principais a seguir. 

1. Mantenha metas e indicadores de desempenho

O planejamento estratégico da empresa depende do acompanhamento de metas e indicadores de desempenho. As primeiras ajudam a alcançar os objetivos traçados

Os segundos, a encontrar os gargalos e os pontos de melhoria. Controlar esses números ajuda a tomar as decisões certas.

2. Qualifique a equipe

Os trabalhadores devem receber os treinamentos certos para alcançarem o máximo de eficiência. Eles devem ser capacitados tanto para as competências técnicas, quanto para desenvolverem as habilidades comportamentais.

É importante conhecer os produtos e os serviços, assim como as atividades a serem desempenhadas em cada setor. O treinamento deve ser contínuo e direcionado.

3. Automatize processos

A tecnologia permite diminuir a quantidade de processos manuais e aumentar a automação. Essa mudança é relevante para que as equipes foquem sua produtividade e as ações estratégicas.

Aqui, vale a pena contar com alguns softwares. Entre os principais estão: 

ERP: é voltado para a gestão empresarial. Armazena dados, fornece relatórios de desempenho e integra todos os setores;

CRM: é um sistema para gestão de relacionamento com clientes. Salva todos os dados para que seja mais fácil nutrir bons contatos;

PABX Virtual: consiste em uma central telefônica com recursos avançados para gerenciar todas as chamadas recebidas. A gestão ocorre por meio de um painel.

4. Use canais de comunicação claros e eficientes

A comunicação integrada é essencial para os bons resultados do negócio. No caso do desempenho das equipes, a gestão de empresas depende das ações de comunicação interna. Assim, os colaboradores passam a ficar mais engajados.

Com a comunicação interna, os colaboradores se sentem mais valorizados e preparados para enfrentar as situações cotidianas. De quebra, veem sua produtividade aumentar, com reflexos positivos no atendimento dos colaboradores.

Assim, há benefícios à comunicação externa. Em qualquer um dos casos, vale a pena adotar um bom sistema de telefonia, especialmente com a tecnologia VoIP.

Esse serviço transforma qualquer dispositivo com acesso à internet em um telefone. Isso evita que chamadas sejam perdidas e ainda traz outros benefícios, como redução de custos, mobilidade e serviços agregados.

Diante de toda essa explicação, ficou claro que a gestão de empresas é fundamental para o bom funcionamento interno e externo de uma organização. Ao aplicar essas boas práticas, todos são beneficiados.

E você, gostou de ver essas dicas de gestão e quer ampliar seus conhecimentos? Entenda mais sobre a telefonia VoIP como solução para comunicação interna da sua empresa!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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