Diferença entre FXS e FXO na Tecnologia VoIP

Foto de um diagrama mostrando as diferenças entre FXS e FXO.

As siglas FXS e FXO são muito comuns de aparecerem quando falamos de instalação de linhas de telefone analógicas e até no uso da telefonia Voip.

Entender as suas diferenças e como elas atuam no sistema de telefonia é essencial para você conhecer o funcionamento de todo o sistema, que pode ser usado de forma comercial ou residencial.

Por isso, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto agora mesmo!

O que é e qual a diferença entre FXS e FXO?

Bom, vamos lá. FXS e FXO são duas portas responsáveis pelo fornecimento de linhas analógicas de telefone a casas e empresas.

No mundo das telecomunicações, porta é um processo ou um software específico que atua como um ponto final de comunicação em um sistema operacional. 

No caso da telefonia analógica, por exemplo, uma porta transmite o sinal de telefonia e a outra o recebe por meio de um cabo, conectando as duas portas e permitindo a comunicação telefônica. 

Ficou mais claro?

Agora, vamos falar sobre a diferença entre FXS e FXO. Sempre que você utilizar uma telefonia analógica, será preciso dessas duas portas.

A porta FXS é a sigla de Foreign eXchange Subscriber e também é conhecida como porta RJ11

Ela é a interface da própria empresa de telefonia, que instala um aparelho no poste de telefone perto da sua casa ou empresa para transmitir o necessário para a telefonia funcionar: corrente de energia, tom de discagem e som, por exemplo.

Em outras palavras, o FXS transmite o sinal analógico para o telefone, além de outros aparelhos como PABX e roteador de internet. Ele chega ao seu estabelecimento por meio de um plug instalado na parede – é ele que fará a conexão com o sinal da companhia de telefone ao seu aparelho. 

Já a porta FXO é a sigla de Foreign eXchange Office e nada mais é do que a interface que recebe a linha analógica que a porta anterior transmite. Ele também é chamado de dispositivo FXO.

Essa porta – ou seja, esse plug – pode estar localizado no aparelho de telefone, no modem ou em outros aparelhos. A função dele é indicar quando o telefone está no gancho ou quando está fora dele. 

Em outras palavras, o FXO é o próprio aparelho de telefone que recebe o sinal transmitido pela porta FXS – que é a porta da própria companhia de telefone. 

A conexão ocorre por meio de um cabo, que é ligado no plug da porta FXS e no dispositivo FXO.

Saiba mais: Por que você deveria adotar um telefone corporativo?

O que é a tecnologia Voip?

Avançando um pouco mais no assunto FXS e FXO, hoje temos acesso a um sistema mais moderno de telefonia: a tecnologia Voip.

Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol e nada mais é do que a tecnologia responsável por fazer e receber ligações telefônicas totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas analógicas.

O Voip revolucionou o sistema de telefonia ao permitir a realização de chamadas em áudio e vídeo em aplicativos e softwares digitais, como o WhatsApp e o Skype, por exemplo. 

E para as empresas, elas contam com um sistema de PABX totalmente em nuvem, 100% digital, tornando a comunicação mais eficiente, profissional, ágil, barata e de qualidade. 

Portanto, para ter acesso à telefonia Voip, é necessário:

  • – uma conexão de internet;
  • – dispositivos com internet (como smartphones, tablets, computadores etc.);
  • uma conta Voip;
  • – um software (que pode ser em nuvem) ou aplicativo para ser a interface do sistema (fornecendo, entre outros dados, o discador para a realização das ligações). 

Ok. O Voip é a telefonia “sem fio”, realizada totalmente pela internet. Então o que as portas FXS e FXO têm a ver com essa tecnologia?

Veremos agora!

Qual é a relação entre FXS e FXO com a telefonia Voip?

Vamos supor que você tenha uma empresa que já tenha um sistema de telefonia analógico instalado e funcionando há tempos. Mas você decide modernizar o sistema e aproveitar todas as vantagens da tecnologia Voip.

Talvez você ache que seja necessário se desfazer de todos os equipamentos, inclusive dos próprios aparelhos de telefone, o que significaria desperdício de recursos.

Mas, eis a grande vantagem de entender a relação entre FXS e FXO com a telefonia Voip: você pode continuar utilizando todos os seus equipamentos analógicos enquanto usufrui das ligações pela internet!

A explicação é simples. Você tem duas opções para continuar utilizando o seu sistema tradicional de telefonia:

Opção 1: apenas substituir os aparelhos de telefone analógicos por aparelhos de telefone IP, que já vêm com a tecnologia digital integrada permitindo as chamadas Voip;

Opção 2: investir em dispositivos ATA (Adaptador Telefônico Analógico), que são adaptadores que transformam os seus aparelhos de telefone comuns em dispositivos prontos para as ligações digitais.

Tanto o telefone IP quanto o adaptador ATA funcionarão como as portas FXO do sistema Voip e são chamados de gateway Voip. Eles capturarão os sinais analógicos recebidos pela porta FXS da companhia de telefone e os converterão em dados digitais para a sua chamada Voip.

Viu só? 

No próximo post, vamos te explicar detalhadamente como funciona a telefonia Voip, as vantagens e como instalar o sistema. Até lá!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!