9 dicas de livros essenciais para empresários de sucesso

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Ser um empresário de sucesso é um caminho a ser percorrido diariamente, não é mesmo?

 

Aliás, a palavra sucesso pode ter vários significados dependendo da pessoa. Para alguns, empresário de sucesso é aquele que fatura milhões por ano. Para outros, pode ser aquele que se destaca em seu mercado, mas outros podem dizer que empresário de sucesso é aquele que faz o que realmente gosta , ou pode ser a junção de tudo isso.

 

Independentemente do que sucesso significa para você, o fato é que se destacar no empreendedorismo é um desafio e requer atualização e estudo constante.

 

Pensando nisso, separamos 9 dicas de livros que podem incentivar, ajudar e inspirar a sua jornada empreendedora.

1. Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon Letcher)

 

 

A primeira dica de livro para ser um empresário de sucesso é esse best-seller. Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter falam sobre o planejamento financeiro aplicado, racionalmente, na resolução dos problemas comuns do dia a dia das pessoas.

 

A história conta a trajetória de Robert, um jovem estudante que observa o exemplo de seu pai – que tem a filosofia de instruir o filho a estudar para “conseguir um bom emprego”. Exemplo do pai de Mike, seu amigo, que opta por aconselhar o jovem a estudar para “conseguir comprar uma empresa”.

 

O livro “Pai Rico, Pai Pobre” ensina as bases sobre como ser um empresário de sucesso na atualidade.

 

No decorrer da história é possível aprender que “pais pobres” podem ser pessoas que ganham extremamente bem, porém, gastam todo seu dinheiro com despesas que, muitas vezes são desnecessárias.

 

Enquanto isso, “pais ricos” são investidores, retêm boa parte de seus ganhos e não possuem despesas descontroladas. Utilizam-se do planejamento financeiro para tudo!

 

Na maioria das vezes, são pessoas empreendedoras que fogem da “corrida de ratos” – conceito trazido pelo livro que representa o costume de seguir a ordem comum: 

 

  • entrar num emprego;
  • comprar um carro;
  • comprar uma casa;
  • endividar-se;
  • ganhar um aumento;
  • trocar o carro;
  • trocar de casa;
  • endividar-se de novo.

 

Um dos pontos mais importantes tratado no livro é sobre as leis. O livro afirma, várias vezes ao longo do enredo, que é preciso entendê-las para se abrir um negócio, meio mais fácil de fazer parte da classe econômica mais abastada.

 

Saiba mais: O que é e como se tornar um microempresário?

2. O monge e o Executivo (James C. Hunter)

 

 

James C. Hunter reuniu os princípios fundamentais da liderança neste livro agradável e convidativo de se ler. Afinal, para se tornar um empresário de sucesso, é preciso saber liderar uma empresa. 

 

Leonard Hoffman, um dos personagens principais do livro, é um empresário americano brilhante que tornou-se famoso ao abandonar sua carreira para ser monge num mosteiro distante, que auxilia pessoas através de um retiro.

 

John Daily é um executivo bem-sucedido que começa a observar que determinadas áreas de sua vida não estão bem. Por este motivo, decide procurar o mosteiro como refúgio e passa por uma longa semana de reflexão e aprendizagem.

 

Entre os muitos tópicos citados no decorrer do livro, o principal fala sobre as sutis diferenças entre o poder, a autoridade e a liderança.

 

Ser líder, na concepção de Hunter, envolve um amor ágape, uma entrega sem limites e sem espera de retorno. No entanto algo verdadeiro a ser construído e conquistado diariamente através de ações simples e rotineiras.

 

Com certeza este é o tipo de livro que muda o leitor de dentro para fora sem que ele perceba, enraizando esses ensinamentos que passam a ser aplicados, no dia a dia, pelo subconsciente da pessoa.

 

Leia também: 5 passos essenciais para motivar a equipe de vendas. 

3. A estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

 

 

Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o livro “A estratégia do Oceano Azul” fala sobre estratégia competitiva e como tornar a concorrência irrelevante.

 

Explorando novos horizontes, o enredo oferece ideias que fogem da “mesmice” com que as pessoas estão acostumadas a lidar. O chamado oceano vermelho, como são referenciados no livro, é a parcela do mercado que já foi explorada e que está abarrotada de gente.

 

Já o chamado oceano azul é o território de ninguém, lugar em que não é necessário se preocupar com empresas adversárias porque elas, simplesmente, não existem.

 

A estratégia é, justamente, ser o primeiro no lançamento de algum produto ou serviço que revolucione o mercado – e a ideia central do livro é sobre como ser um empresário de sucesso ao oferecer essas novidades e inovações para públicos que, em muitos casos, não foram alcançados ainda.

 

O livro é um manual sobre como achar oceanos azuis num mundo tão tecnológico e modernizado – afinal, você não costuma ter a sensação de que tudo já foi criado, copiado e melhorado?

 

Os autores ainda tratam de dois tópicos fundamentais em qualquer negócio: gerenciamento e liderança, características essenciais a serem encontradas nos empresários, que devem estar dispostos a enfrentar grandes mudanças para conseguirem alavancar o crescimento da empresa.

4. Sonho Grande (Cristiane Correa)

 

A jornalista Cristiane Correa foi ousada ao relatar em seu livro, “Sonho Grande”, sem concessão de entrevista pessoal, a história de três empresários brasileiros que são exemplos para novos e futuros empreendedores.

 

Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de empresas como Heinz, Burger King, Lojas Americanas e várias marcas de cervejas, são modelos de que é possível se construir um verdadeiro império através do trabalho e da dedicação.

 

Quer saber como ser um empresário de sucesso? Através do relato da vida pessoal de cada um dos personagens desse trio, há algumas lições extremamente importantes de serem aprendidas, tais como:

 

  • Construa uma equipe do tamanho do seu sonho: Para que sua empresa cresça, é preciso dispor de um grupo de sócios e funcionários que remem na mesma direção das metas e dos objetivos estabelecidos.

 

  • Copie o que está dando certo: Um bom empreendedor consegue trazer para o seu negócio aquilo que é bom e que dá certo em outros segmentos, fazendo as adaptações necessárias para a realidade da sua empresa.

 

  • Pratique a meritocracia: Estabeleça pré-requisitos para promover funcionários, mude-os de cargo de acordo com seus méritos e reconhecimentos e nunca por favoritismo ou interesses que fujam do contexto. Tenha plano de carreira em seu negócio e permita que seu funcionário saiba como ele funciona.

 

  • Crie sistemas: O trio de sucesso praticava a regra “20-70-10”, onde 20% dos melhores colaboradores recebiam premiações, 70% dos medianos eram mantidos e os 10% restantes, com pior aproveitamento, eram demitidos para dar lugar a novas caras e novas ideias.

5. A Única Coisa (Gary Keller e Jay Papasan)

 

 

Gary Keller e Jay Papasan trazem o conceito de que o foco pode trazer maravilhosos resultados para a vida de quem busca uma única coisa, um exclusivo e decisivo objetivo que deve ser perseguido com unhas e dentes.

 

A atualidade exige que as pessoas sejam multitarefas, ou seja, que se desdobrem em quantas forem necessárias para dar conta de todos os afazeres do dia a dia.

 

Porém, se observarmos, a multiplicidade de atividades a serem concluídas acaba complicando a ordem das tarefas, fazendo com que em muitos casos, algumas sejam deixadas pela metade ou, até mesmo, concluídas de maneira insatisfatória.

 

O livro “A Única Coisa” propõe que, tanto na vida profissional como na pessoal, o empresário de sucesso elenque o que é mais importante a ser realizado, dando preferência para as atividades que contribuirão com o alcance e cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos.

 

Perguntar-se, diariamente, sobre qual é a tarefa mais importante do dia e, posteriormente, planejar-se para cumpri-la, garante uma otimização da rotina e o ganho de um desafio.

 

A regra sobre como ser um empresário de sucesso pode ser baseada na seguinte premissa básica: Uma coisa por dia. Afinal, de que adiantará ter dezenas de coisas para cumprir se nenhuma delas for realizada de maneira adequada e satisfatória?

6. Feitas para Servir (Frances Frei e Anne Morriss)

 

Sua empresa oferece o melhor atendimento possível ao cliente e ainda consegue economizar dinheiro mesmo oferecendo produtos e serviços de altíssima qualidade? 

 

Se sua resposta foi sim para as duas perguntas, parabéns! Você está trilhando os caminhos sobre como ser um empresário de sucesso.

 

Porém, se a realidade do dia a dia do negócio não é a mesma transcrita acima, pare e repense suas estratégias – afinal, é fato que sua empresa está em desvantagem se comparada às outras, que constroem uma organização sustentável, angariando, assim, maiores lucros.

 

Frances Frei e Anne Morriss, autoras do livro “Feitas para Servir – Como lucrar colocando o cliente no centro do seu negócio”, atribuem o alcance do sucesso a práticas rotineiras, como por exemplo, na prestação de ótimos serviços aos clientes da empresa.

 

As principais prestadoras de serviços tornaram-se mundialmente reconhecidas, justamente, pela excelência alcançada nos diversos setores do negócio.

 

É primordial trabalhar com o estabelecimento de metas no relacionamento entre colaboradores e organização, afinal, o funcionário é o cartão de visitas da empresa, certo? As empresas tomadas por referência no assunto são as principais responsáveis pela cultura que cria incentivos e motivações para que o funcionário se supere mês a mês.

 

Por fim, o livro baseia-se em teorias e casos de sucesso real de empresas como Magazine Luiza, Walmart, entre outros, e subdivide-se em 4 tópicos: 

 

  • Oferta de serviços; 
  • Mecanismo de financiamento do serviço; 
  • Sistema de gestão de funcionários;
  • Sistema de gestão de cliente.

 

Saiba mais: Como o Voip online ajuda no atendimento ao cliente da sua empresa?

7. A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)

 

É provável que Jeffrey Gitomer não tenha suposto o tamanho do sucesso que seu best-seller alcançaria enquanto o escrevia. Grande expert em vendas, o autor reuniu todos seus conhecimentos sobre a área num livro completo e orientador, intitulado como “A Bíblia de Vendas”.

 

Na nova versão do livro, que foi revisto e corrigido, os empresários podem encontrar os 10,5 mandamentos do sucesso em vendas. São eles:

 

  1. Pense: Qualquer negociação começa na mente do negociador e, por isso, a importância de que ele esteja sempre focado no objetivo final, que deve ser previamente pensado.
  2. Acredite: Não deixe de acreditar nos quatro pilares responsáveis por fazer a venda acontecer: Acredite na empresa; no produto ou serviço oferecido; acredite em você mesmo e, principalmente, acredite que aquilo que você está oferecendo é o melhor para o cliente.
  3. Envolva-se: Seja amigo do seu cliente, dê preferência por iniciar diálogos descontraídos e favoráveis para uma negociação mais simples, busque sempre o envolvimento pessoal e a compatibilidade com o cliente.
  4. Descubra: Para suprir a necessidade do consumidor você precisa, primeiramente, saber o que ele quer comprar e para que quer comprar – sendo assim, sempre descubra os motivos do cliente antes de iniciar a venda.
  5. Pergunte: Fazer questionamentos inteligentes aos seus clientes garante respostas que traduzem o que ele está buscando em sua empresa. É importante entender o perfil do consumidor e suas necessidades antes de negociar algo.
  6. Observe: A habilidade da observação é extremamente valiosa no mercado! Bons vendedores escutam e observam bem, garantindo, assim, excelentes resultados no desempenho, seja no pessoal ou no do setor da empresa.
  7. Atreva-se: Gitomer considera vendas e risco como sinônimos e discursa sobre a impossibilidade de se alcançar o sucesso sem uma “pitada” de atrevimento para alavancar os números.

  8. Assuma: Se a venda não deu certo, não culpe o humor do cliente, a estrutura da empresa ou a falta do produto procurado; assuma a responsabilidade e aprenda com os erros, pois é fato que algo poderá ser aprendido e melhorado para uma próxima negociação.
  9. Mereça: Não trabalhe apenas pela comissão do mês; vendedores que pensam exclusivamente no próximo salário deixam de ter acesso a verdadeiras fortunas, além disso são aquelas conquistadas quando se cativa clientes, tornando-os fiéis. Mereça o respeito e a amizade dos seus consumidores.
  10. Prove: Converse com seus clientes e obtenha testemunhos, casos de sucesso como, boas experiências que eles tiveram com seus produtos e serviços. Nada melhor do que provar, através do conhecimento, o tamanho do impacto que suas mercadorias causam na vida das pessoas.

 

10,5 – Torne-se: De acordo com as palavras do autor, “Você não se torna um excelente vendedor em um dia. Você se torna um excelente vendedor no dia a dia” (J. Gitomer).

8. Reinvente sua empresa (Jason Fried e David Hansson)

 

 

Na direção contrária da cultura atual, em que é imposto fazer mais com menos, este livro revoluciona o mundo dos negócios discursando sobre opções que mostram aos empresários de sucesso como se fazer menos e, ainda assim, obter um maior lucro.

 

Em “Reinvente sua empresa”, Jason Fried e David Hansson provam que workaholics e sistemas tradicionais de promoção são paradigmas a serem quebrados ou seja oferecem dicas revolucionárias para se administrar empresas que buscam um real aumento de sua eficiência, através de um trabalho otimizado e visto como inteligente.

 

Entre as filosofias citadas no livro, destacam-se algumas que ensinam como ser um empresário de sucesso:

 

  • Acerte no básico antes de partir para a melhoria das especificidades do negócio e do produto ou serviço oferecido;

 

  • Sempre que possível, simplifique processos e remova tudo o que for desnecessário;

 

  • Recorde-se que nem sempre a empresa deve oferecer o que o cliente quer, mas sim o que ele precisa e, que em muitos casos, não sabe;

 

  • Seja traficante dos seus produtos! Ofereça amostras grátis e permita que seu público-alvo conheça e vicie em seu produto;

 

  • Não economize, jamais, na contratação dos melhores colaboradores de cada área, afinal, eles serão os responsáveis pelo crescimento do negócio.

9. O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi)

 

Legado do administrador e consultor Vicente Falconi, o livro “O Verdadeiro Poder” compila em suas páginas diversos casos de sucesso a que o autor esteve ligado no decorrer de sua vida profissional.

 

Através de uma escrita dinâmica e didática, Falconi esclarece quais são os principais pontos a serem analisados e melhorados quando se busca respostas ao questionamento de como ser um empresário de sucesso.

 

As experiências relatadas na obra são reais e foram vividas entre 1997 e 2009, período em que o autor esteve a frente de empresas, nacionalmente reconhecidas, como conselheiro.

 

Entre as muitas dicas trazidas pelo livro, uma das principais apresentadas, que é tratada logo no primeiro capítulo da obra, que, determina qual o foco a ser seguido pela empresa. Apesar das ondulações e especificidades de cada negócio, deve ser baseado na satisfação de 4 essenciais stakeholders:

 

  1. os clientes;
  2. os funcionários;
  3. a sociedade;
  4. os acionistas.

 

Falconi dá continuidade às suas explicações disponibilizando modelos para o estabelecimento das métricas responsáveis pela avaliação da empresa, tanto de seus setores como em sua totalidade.

 

E, para concluir com chave de ouro, explica que os maiores motivos de fracasso das empresas, e, por consequência, de seus administradores. São as metas inalcançáveis estabelecidas erroneamente e, também, os planos de ação que não possuem bases sólidas em sua elaboração.

Conclusão: mantenha-se atualizado para ser um empresário de sucesso

Em um mercado que sofre constantes mudanças, é importante sempre se atualizar. Os livros da área, lançados de tempos em tempos, são importantes ferramentas que contribuem com esse processo de aprendizado.

 

Portanto, para ser um empresário de sucesso, fique sempre de olho em seu mercado. 

 

E para complementar esse assunto, confira a seguir, 5 passos essenciais para motivar a sua equipe de vendas

 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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