Hoje vamos falar sobre um assunto fundamental para o crescimento de qualquer empresa: a liderança para vendas.
Nos dias atuais, não basta apenas contratar vários vendedores para que eles batam as metas. Afinal, são muitos processos a serem feitos por trás de uma boa venda que realmente fidelize o cliente.
Nesse caso, a figura de um mentor – seja um gestor de vendas que assume um papel de verdadeiro líder para seu time – é fundamental para unir todos os pontos desse desafio.
Entenda, a seguir, por que é necessário investir nesse profissional:
1. Porque um mentor define os caminhos a serem trilhados pela equipe de vendas
Na prática, isso quer dizer que o líder vai orientar os vendedores quanto aos caminhos que eles devem percorrer para baterem as metas estipuladas.
Aliás, é dele essa tarefa de definir quais são os objetivos, e, assim, criar metas que sejam realistas para a equipe e também para o crescimento da empresa. Ao menor sinal de desajuste, portanto, os vendedores sabem que podem recorrer a esse mentor para aparar as arestas.
2. Porque um mentor mantém a equipe de vendas motivada
Quando a empresa investe na liderança para vendas, significa que esse líder tem o papel de motivar a equipe, seja por meio de treinamentos, bonificações, feedback e também na criação de metas que sejam adequadas.
Portanto, além da motivação, o líder do setor de vendas também precisa promover a união entre os vendedores.
Saiba mais: Conheça 6 atitudes de vendedores de alta performance.
3. Porque um mentor sabe delegar bem as funções de cada um
Este é um dos principais desafios de qualquer gestão: saber delegar tarefas. E é exatamente isso que um líder de verdade sabe fazer.
Afinal, já que o time dele conta com profissionais capacitados e qualificados (afinal, a empresa não contrataria pessoas que não sejam, não é mesmo?), é preciso manter em dia a cultura do feedback no qual cada um sabe a sua importância e a sua função dentro do time de vendas.
Portanto, uma boa liderança para vendas é aquela que reconhece (e aproveita) os pontos fortes de cada um, entregando responsabilidades referentes a esses pontos – a produtividade agradece.
Dicas para se destacar na liderança para vendas
- Invista em seu próprio treinamento: faça cursos, workshops e participe de eventos que ajudem você a desenvolver uma liderança para vendas sadia e que traga bons resultados à empresa. E também não se esqueça de investir no treinamento da equipe.
- Conheça bem a sua equipe: saiba as aspirações, os talentos, as dificuldades, metas e as personalidades de cada um. Incentive trocas de ideias e momentos de inspiração.
- Desenvolva empatia pela sua equipe: colocar-se no lugar do colaborador é fundamental para se criar um ambiente com harmonia e trabalho em equipe. Portanto, trate cada um com a individualidade necessária, mantendo um interesse genuíno pelo que o outro tem a dizer.
- Reconheça e comemore conquistas: a liderança para vendas certamente é fortalecida com essa dica, já que reconhecer as conquistas da equipe ajuda a torná-la motiva a superar as metas. Oferecer bonificações para quem conquista e supera as metas também é uma ótima dica.
- Dê feedback: seja positivo ou negativo, é muito importante que a liderança para vendas saiba orientar o vendedor sobre como está o seu trabalho. Seja sempre objetivo, claro e dê a chance para que ele também fale sobre as dificuldades e facilidades que teve durante o período avaliado. Esteja disposto a ajudá-lo se for necessário.
- Estipule metas realistas: a partir do planejamento estratégico da empresa, estipule objetivos e as respectivas metas que a equipe realmente tenha como alcançar. Divida essas metas em metas menores para facilitar o acompanhamento dos resultados.
- Invista na tecnologia para melhorar a comunicação interna: a tecnologia facilita a comunicação com os clientes e também com a própria equipe de vendas – conheça aqui algumas ferramentas.
Bom, como vimos, a liderança para vendas é um trabalho fundamental e desafiador. Mas não deixe de colocá-lo em prática, pois os resultados logo aparecem.
Aproveite e complemente este assunto aprendendo como medir e acompanhar o desenvolvimento da sua equipe. Até a próxima!