Telefonia convencional ou Voip: qual a ideal para minha empresa?

telefonia-voip-ou-convencional

Chega um momento em que toda empresa precisa se perguntar: telefonia convencional ou Voip?

 

Estamos vivendo tempos tão digitais que parece que a telefonia analógica anda perdendo espaço e dando lugar à telefonia Voip, que é 100% digital. 

 

Mas será que vale a pena? Será que é um investimento caro e serve para pequenas empresas?

 

Vamos analisar isso agora mesmo!

Telefonia convencional: saiba por que ela está perdendo espaço

Entre a telefonia convencional ou Voip, vamos falar sobre a primeira. 

 

Um telefone convencional serve apenas para conversar por áudio, não sendo possível transmitir outros dados (como videochamadas, por exemplo). 

 

Além disso, esse sistema demanda uma rede própria para funcionamento – estrutura que acaba encarecendo o serviço por precisar investir em vários equipamentos. 

 

Em sua casa pode ser que não faça grande diferença, mas quando falamos em uma empresa, onde o volume de ligações é certamente bem maior, isso pode pesar no bolso.

 

Outra coisa em que se deve pensar é no fato de que, embora possua boa performance e poucos índices de problemas em ligações, a telefonia analógica se prende mais a números fixos, ou seja, dependem de um cabo ligado a um aparelho telefônico e não permitem muita mobilidade. 

 

Se você estiver no local fixo em que seu telefone funciona, ótimo! Caso contrário, não tem conversa — literalmente.

 

E se a gente pensar em termos de central telefônica na empresa, a estrutura fica ainda mais complexa. Afinal, na telefonia convencional, geralmente a empresa investe em um PABX também convencional – embora atualmente também seja possível investir em outros tipos de PABX.

 

Bom, você já conhece os demais detalhes da telefonia convencional, certo? Apesar das ligações terem uma qualidade já conhecida, não podemos nos esquecer que essa qualidade custa caro para as empresas – já que os planos empresariais costumam ser bem mais altos. 

 

Além disso, a gestão da telefonia acaba comprometida. Afinal, é difícil interpretar uma conta de telefone mensal de uma empresa que recebe e faz muitas chamadas. Aliás, essa é a reclamação de muitos empresários quando estão na dúvida entre a telefonia convencional ou Voip, já que eles precisam ter um real controle dos gastos.

Telefonia Voip: por que ele está substituindo a analógica?

Bom, entre a telefonia convencional ou Voip, já falamos sobre a primeira – que já teve suas vantagens no passado, mas perdeu terreno em tempos digitais.

 

Antes de tudo, vamos pensar na própria estrutura dos tempos modernos. As empresas precisam de mobilidade. Afinal, são vendedores externos, trabalhadores em home office, filiais localizadas em outras cidades e estados…É preciso que um sistema integre isso tudo!

 

E a telefonia Voip é perfeita para essa comunicação interna. Afinal, as ligações são feitas totalmente pela internet e os ramais comunicam-se gratuitamente entre si, mesmo que estejam em outros DDDs.

 

Entre a telefonia convencional ou Voip, vamos falar de outras vantagens da economia Voip::

 

  • A telefonia Voip não depende de cabos exclusivos para funcionar; basta ter conexão com a internet (uma rede IP), o que diminui custos desde a estrutura.
  • O PABX é totalmente virtual, o que já elimina outros investimentos financeiros.
  • Com o Voip, não há diferença entre chamadas locais ou interurbanas, por exemplo, e se permite ter números receptivos fixos e remotos em vários DDDs, o que aumenta a estrutura de atendimento e comunicação da empresa com custos bastante reduzidos.
  • A telefonia Voip permite um controle maior dos gastos, já que o histórico é atualizado em tempo real, permitindo uma fácil gestão de telefonia.
  • Com tecnologias como a de “Siga-me”, a flexibilidade aumenta no uso do Voip, programando o direcionamento de chamadas para seu celular quando não estiver conectado ao seu ramal voip. 
  • A telefonia Voip pode oferecer recursos como os de PABXs e Centrais telefônicas, e dessa forma o empresário pode ter recursos como: gravação de chamadas, menus de atendimento automático, espera telefônicas personalizadas e muitos outros. E isso certamente causa um enorme diferencial nos negócios.

 

E então? Telefonia convencional ou Voip?

Ok, nós não fomos nada imparciais neste artigo entre telefonia convencional ou Voip. Mas essa é uma realidade.

 

Podemos ver que em relação à telefonia convencional, o Voip não só tem um excelente custo-benefício, como também te dá um jeito mais fácil de falar, sem complicações, com maior interatividade, diversos recursos avançados – o que pode ajudar a tomar decisões mais rápidas, atender melhor os clientes e aumentar o nível de eficiência na rotina de toda sua empresa.

Por isso, no post a seguir confira 5 sinais importantes de que já está na hora da sua empresa investir na telefonia Voip.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

error: Content is protected !!