Por que sua empresa precisa de credibilidade para vender mais?

Foto de um telefone com a frase "Credibilidade para Vender Mais".

O processo de compra realizado por um cliente possui diversas variáveis. Por exemplo, como a pessoa se sente em relação à empresa tem bastante influência nessa decisão. Quanto mais segura ela se sentir, maiores as chances de você vender mais. 

 

Por isso, confira por que a sua empresa precisa construir credibilidade, principalmente na internet, para vender mais – e saiba como conseguir transmitir essa sensação.

Vender mais também é uma questão de gatilho mental

A credibilidade ajuda a vender mais pelo simples fato de que ela é responsável por disparar dois dos gatilhos mentais mais poderosos: o de autoridade e o de prova social.

 

O gatilho mental nada mais é do que um mecanismo que ativa determinados comportamentos no cliente. 

 

O gatilho de autoridade é conseguido quando a empresa se posiciona de maneira precisa como a melhor do seu segmento. Com a credibilidade, esse gatilho é disparado mais facilmente, já que as pessoas confiam em seus serviços e em sua qualidade. 

 

Já o gatilho de prova social diz respeito ao fato de que existem muito mais chances de uma pessoa comprar algo baseado na opinião de outras pessoas. Ou seja, quanto mais pessoas comprarem e estiverem satisfeitas, mais pessoas se sentirão inclinadas a comprar.

 

A credibilidade é muito importante nesse momento porque somente uma empresa que inspira confiança é capaz de gerar volume de vendas e, com isso, atrair mais e mais clientes.

 

Saiba mais: Como vender bem usando técnicas de persuasão

A credibilidade não se constrói apenas no off-line

Algumas empresas pecam na hora do conceito de credibilidade porque acreditam que dominar o mundo off-line fará com que instantaneamente possuam credibilidade on-line. 

 

Mas em tempos pós-digitais como os que estamos vivendo (onde a tecnologia já está inserida em nosso cotidiano), a credibilidade é muito importante e também precisa ser construída e fundamentada em princípios básicos. 

 

Uma empresa que fornece serviços de qualidade fora do ambiente digital, mas que escreve errado ou não usa as redes sociais corretamente no mundo virtual, por exemplo, não conseguirá bons resultados nesse cenário.

 

Por isso, para se tornar uma empresa confiável também no ambiente on-line e até mesmo expandir seus negócios — afinal, o e-commerce é uma possibilidade —, é preciso fazer investimentos para construir uma reputação no mundo virtual, o famoso posicionamento web.

 

Na hora de fazer uma compra on-line, o consumidor fica muito mais preocupado, pois ele sabe que a internet é constantemente ambiente de fraudes e de empresas que não existem. 

 

Por isso sua empresa deve saber trabalhar gatilhos que inspirem credibilidade para que o consumidor se sinta confortável em fazer negócios com você.

Mas como conseguir credibilidade on-line?

Sabendo a importância da credibilidade on-line é preciso começar a investir em soluções para construir uma boa reputação e vender mais. 

 

Atualmente, as principais e mais importantes maneiras de conseguir credibilidade online incluem:

Ter um site de qualidade

Não existe presença web realmente boa sem um site de qualidade e esse deve ser o primeiro passo para conseguir atingir o objetivo e vender mais. 

 

O seu site deve ser simples, prático e extremamente funcional para o cliente, que precisa encontrar facilmente aquilo que precisa para decidir pela compra. 

 

Invista no design do site, pois leva segundos para o usuário perceber se o seu site é confiável ou não, e o design do seu site tem um papel fundamental na construção dessa percepção no visitante.

 

Além disso, é essencial que as informações estejam organizadas e bem legíveis. Pode ser muito bom conseguir depoimentos de clientes atuais ou mostrar casos de sucesso que inspirem e mostrem ao visitante que a empresa é confiável.

Ter um blog

Dentro de uma estratégia de marketing digital, ter um blog também ajuda na credibilidade on-line, já que permite que a marca produza conteúdo relevante. 

 

Essa abordagem é a principal responsável por transformar a empresa em uma autoridade, já que além de vender, ela também oferece informações relevantes por meio de seu conteúdo. 

 

Aqui na FaleMais, por exemplo, utilizamos o blog como uma estratégia que realmente gera resultados para vender mais. 

 

Quando sua empresa escreve conteúdo de qualidade, você está mostrando para o visitante que realmente entende do assunto. Esse tipo de conteúdo auxilia as pessoas na tomada de decisão para contratação de um serviço ou compra de um produto.

 

O conteúdo do blog deve ensinar o usuário sobre o seu mercado ou o que você faz de forma mais aprofundada, e além disso, deve tirar as dúvidas do visitante de forma mais abrangente.

Ter presença nas redes sociais

Ir onde o público está também ajuda na presença web, na conquista de credibilidade e em vender mais. 

 

Por isso, estar nas redes sociais também é importante para a credibilidade on-line, mas isso não significa que a presença deve ser feita desassistida ou de maneira amadora. Estar nas redes requer conhecimentos específicos para saber lidar com cada público e, com isso, melhorar os resultados.

 

As pessoas não estão nas redes sociais para comprar, e sim para se relacionar com amigos e conhecidos. A abordagem de empresas nas redes sociais não precisa ser chata, tentando vender a todo o custo e o tempo todo.

 

As redes sociais da sua empresa devem divulgar conteúdo interessante, que dê vontade de compartilhar. Usar mais fotos, vídeos e conteúdos ricos ajudam a chamar atenção para sua marca nas redes sociais. Invista nisso, pois você pode vender mais nas próprias redes sociais e de forma menos invasiva. 

Adquira um número 0800 e um PABX Virtual

Visitantes, clientes e futuros clientes também podem querer falar diretamente com a empresa para fazer um orçamento ou tirar uma dúvida. 

 

Nesse caso, oferecer formas alternativas de contato é fundamental e, por isso, adotar um número 0800, que é facilmente relacionado a empresas de credibilidade, pode fazer a diferença em seu negócio, já que o cliente não paga nada pela ligação. 

 

Já o PABX Virtual nada mais é do que uma central de atendimento baseada em conversação Voip (Voz por IP). 

 

Um PABX Virtual pode proporcionar recursos que antes só eram possíveis com grandes investimentos, tais como: 

 

 

Conclusão

A credibilidade é um fator-chave para vender mais, pois as pessoas procuram comprar de quem confiam. Além disso, esse fator também deve estar presente no mundo virtual, garantindo melhores resultados. 

A seguir, vamos continuar falando sobre este assunto. No próximo post, confira 5 dicas essenciais para você vender pelo WhatsApp, utilizando o ambiente on-line a favor da construção da sua credibilidade!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!