Ouvidoria interna: o que é e quais os benefícios para a empresa

Ouvidoria interna

Pressão por resultados, metas a serem cumpridas, novos processos, distanciamento entre diferentes setores. Pensando nisso, você já parou para pensar na necessidade das empresas investirem em ouvidoria interna?

Muitos empreendedores imaginam que instalar uma ouvidoria deve ser uma tarefa apenas para os clientes que desejam fazer algum tipo de reclamação ou sugestão. Mas a verdade é que atualmente é extremamente necessário que haja uma ouvidoria interna para atender aos colaboradores. 

Portanto, separe alguns minutinhos para entender o que é, quais são os benefícios e como implementar uma ouvidoria interna em sua empresa. 

O que é ouvidoria interna?

Bom, vamos voltar ao conceito de ouvidoria para, então, entendermos o que é ouvidoria interna. 

Ouvidoria pode ser entendida como um departamento criado na empresa que tem o objetivo de defender os direitos individuais e coletivos de um grupo de pessoas.

Na prática, quando um cliente tem oportunidade de entrar em contato com a ouvidoria de uma empresa, ele recebe uma mediação na solução de demandas e conflitos que não puderam ser resolvidos nos setores comuns.

Ou seja, a ouvidoria é um canal estratégico e independente, funcionando como uma verdadeira segunda instância no atendimento ao cliente. O que ele não conseguiu resolver com os colaboradores da empresa, ele precisa conseguir na ouvidoria. 

Nesse sentido, o conceito de ouvidoria interna é semelhante, pois ela tem o papel de receber reclamações, denúncias, sugestões e feedbacks dos colaboradores da própria empresa. 

Ao ouvir essas demandas, o setor de ouvidoria passa a mediar esses conflitos entre os colaboradores e seus gestores e diretores. O objetivo é melhorar o relacionamento entre a equipe e a empresa, ao levar as demandas aos setores específicos e prezando pelo sigilo entre os envolvidos.

Quais benefícios uma ouvidoria interna traz para as empresas?

Uma ouvidoria interna proporciona, ao menos, quatro objetivos:

A empresa conquista a confiança dos colaboradores

Nem sempre a cultura do feedback e uma boa avaliação de desempenho conseguem suprir certos acontecimentos e demandas de um colaborador. 

Mas quando uma empresa disponibiliza um canal de ouvidoria interna, no qual os funcionários podem recorrer para mediar conflitos, isso aumenta a confiança depositada na empresa. 

A corporação, então, passa a ser vista como uma empresa mais empática, que se importa com o bem-estar de seus contratados. E essa é uma excelente maneira de melhorar o engajamento de todos. 

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Uma ouvidoria interna também tem relação com o aumento da produtividade da equipe.

Com funcionários mais valorizados e sabendo que podem contar com um setor onde é possível resolver certas situações, eles se sentem parte de uma equipe e isso ajuda a despertar o sentimento de dever dentro dessa equipe – o que aumenta a produtividade. 

Lembre-se: colaboradores confiantes tornam-se mais produtivos para a empresa. 

A ouvidoria interna une a empresa e seus funcionários

Pode parecer estranho falar de união, já que todos fazem parte de uma mesma empresa, mas, na prática, sabemos o quanto pode ser desafiador manter todos integrados, com seus diferentes temperamentos, personalidade e níveis de responsabilidades.

Por isso, quando surgem conflitos sérios e que não podem ser resolvidos de forma comum, a ouvidoria interna entra em ação para evitar que haja deterioração das relações, mantendo a união necessária para o crescimento da empresa. 

A ouvidoria interna mantém os gestores atentos ao clima da empresa

Esse é um grande benefício de uma ouvidoria interna. Na agitação diária e imersos em inúmeros afazeres, nem sempre os gestores e diretores conseguem perceber exatamente como anda o clima organizacional.

Por mais que as pesquisas possam indicar que está tudo dentro dos limites, quando a ouvidoria interna é acionada é porque algo importante e que não pode ser negligenciado está ocorrendo na empresa. 

Dessa forma, os ouvidores internos trabalham em parceria com os gestores, já que eles alertam sobre o clima da empresa de forma transparente e propondo soluções. 

Como estruturar uma boa ouvidoria interna na empresa?

Investindo em comunicação interna. 

Em outras palavras, além de montar uma equipe específica de ouvidoria interna e organizar a forma como serão colhidas as sugestões, comentários, denúncias e críticas, é preciso investir nas bases de uma boa comunicação interna para integrar todos os setores.

Como fazer isso? Investindo em recursos tecnológicos que tornam possível uma comunicação eficiente, e, ao mesmo tempo, que respeite o sigilo entre a ouvidoria e os colaboradores.

Na prática, estamos falando no investimento na telefonia Voip, que oferece uma infinidade de recursos profissionais que ajudam a manter a comunicação eficiente. E o melhor: a um custo bem menor em relação ao sistema tradicional de telefonia.

Nesse caso, saiba agora como melhorar a comunicação da empresa e a ouvidoria interna com a tecnologia Voip.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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