5 dicas infalíveis de como motivar os funcionários

Saber como motivar os funcionários é um desafio contínuo. Muitas vezes, as empresas perdem bons talentos pela forma como tratam seus colaboradores, fazendo com que não se sintam parte importante do negócio. 

 

É fato: funcionários felizes com seus trabalhos e suas vidas rendem mais. Mas como trabalhar a motivação deles a fim de crescer o seu negócio?

 

Muitas vezes, nós optamos por uma abordagem de motivação fácil: oferecendo incentivos em dinheiro ou com benefícios gerais, como lanches diferentes, momentos de distração e uma boa xícara de café.

 

Embora essas maneiras sejam definitivamente úteis para motivar seus funcionários, também existem outras formas de encorajá-los para que todos possam obter benefícios a longo prazo, principalmente você e sua empresa.

 

Por isso, a seguir separamos 5 maneiras extremamente simples e infalíveis de como motivar seus funcionários, resultando em uma empresa mais próspera!

1. Pratique a empatia

Para utilizar a empatia no processo de liderança, precisamos primeiro entender claramente o que isso significa. Na maioria das vezes, tendemos a confundir empatia com simpatia.

 

No entanto, empatia é ser capaz de compreender as necessidades dos outros. Isso não significa que você tem que concordar com a forma que seus funcionários vêem as coisas; em vez disso, ser empático significa que você está disposto e capaz de apreciar o que a outra pessoa está passando ou sentindo.

 

Líderes que reservam um tempo para atender as necessidades de seus funcionários podem fornecer-lhes o apoio que necessitam para avançar, para lidar com os desafios ou problemas que podem estar impedindo-os de alcançar seus objetivos.

 

Se você não é nada mais do que um rosto em um porta-retrato na sala principal ou uma assinatura no final de um e-mail, quem vai motivar sua equipe a fim de alcançar suas metas? A empatia muitas vezes é esquecida.

 

Portanto, reserve um tempo para praticar a empatia com seus funcionários. Converse com eles face a face e com frequência. Dê feedback

 

Eles precisam saber que estão sendo valorizados e a presença do chefe no ambiente de trabalho é a melhor maneira de demonstrar que você está valorizando todo esse esforço diário. 

2. Comemore pequenas vitórias

Esta é uma dica simples e eficiente de como motivar os funcionários: reconhecer e recompensar pequenas vitórias. 

 

Se você motiva alguém a tomar medidas, mas não reconhece a realização, eles estarão cansados quando você abordá-los novamente no futuro para outra coisa.

 

Incentivos também são sempre bem-vindos – e eles não precisam ser caros. Para comemorar uma pequena vitória, você pode oferecer incentivos para motivar a sua equipe, como um dia de folga, ingressos para o cinema ou outras formas simples para mostrar o seu apreço por cada membro que participou da conquista.

 

Reconhecer pequenas vitórias agora será um meio muito eficaz de manter a motivação para o progresso futuro. Não fazer isso pode levar a funcionários amargurados.

3. Tenha propósito em seu negócio

Quem encontra um propósito em seu trabalho desbloqueia o mais alto nível de motivação. É como se ele se conectasse a uma causa maior que a si mesmo, que o impulsiona a uma motivação mais profunda. 

 

Isso também é o que faz um funcionário sair da cama de manhã e ir para o trabalho sem reclamar.

 

As pessoas podem ser inspiradas a atingir metas de crescimento e enfrentar desafios vistos como impossíveis. Tudo isso se elas se preocuparem com o resultado.

 

E o que você pode fazer?

 

Ajude os seus funcionários a se conectarem a algo maior do que eles mesmos. Tire-os da mera zona de conforto e conecte-os com as pessoas e trabalhos maiores.

 

Certifique-se que todos os seus funcionários conheçam o propósito da sua empresa e como cada um deles é importante para a realização desta meta maior. 

4. Para aprender como motivar os funcionários, mostre até onde eles podem chegar

Uma equipe de funcionários sempre estará mais motivada quando eles sabem que eles estão trabalhando para alcançar objetivos maiores. 

 

Se eles notam que não há nenhuma oportunidade de crescimento na empresa, a produtividade diminui bastante. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar apenas por trabalhar, todos nós temos objetivos.

 

Portanto, trabalhe essa parte de como motivar os funcionários oferecendo treinamento que lhes darão as habilidades que eles precisam para escalarem suas carreiras.

 

Formar empregados para avançar para melhores oportunidades é valioso para você, além de construir uma reputação da sua empresa, demonstrando como é um ótimo lugar para trabalhar e que oferece muitas oportunidades dentro de um plano concreto de carreira.

5. Demonstre resultados

Todos nós reconhecemos grandes líderes. Eles transmitem energia e entusiasmo, pois o objetivo principal é importante para eles. No entanto, um líder tem que liderar. 

 

Pode parecer uma expressão meio clichê, mas é a mais pura verdade. Um líder está frequentemente com você, sempre disposto a alcançar seus objetivos em equipe.

 

E os resultados de todo o trabalho mostram que, juntamente com todas as orientações vindas do líder, a equipe conseguiu alcançar seus objetivos, sem individualismo.

 

Por isso, tudo aquilo que for alcançado deve ser compartilhado com sua equipe, pois isso vai causar uma satisfação maior com o trabalho e, consequentemente, com a vida.

Conclusão

A motivação desempenha um papel chave em manter seus melhores talentos. Se você não sabe como motivar seus funcionários constantemente, você está deixando de ganhar mais e de construir uma empresa verdadeiramente bem-sucedida.

 

Nunca se esqueça disso: os seus primeiros clientes são sempre os seus funcionários. 

 

Cada funcionário tem um conjunto diferente de habilidades e um conjunto diferente de necessidades para permanecer motivado. Portanto, essas 5 dicas de como motivar os funcionários devem ser definitivamente implementadas!

Vamos avançar neste assunto? No próximo post, você vai aprender como colocar em prática a chamada Comunicação Não Violenta em sua empresa. Isso também faz parte da motivação diária dos seus funcionários. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!