O que é Webphone e como funciona?

Foto de um Webphone.

O Webphone tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas físicas e empresas. Afinal de contas, um telefone que funciona 100% de forma virtual oferece muitas vantagens e praticidade.

No entanto, para aproveitar todos esses benefícios oferecidos por essa tecnologia, é preciso entender como ela funciona e quais os requisitos para a instalação de uma telefonia veloz e de qualidade.

Continue lendo o artigo para entender todos os detalhes!

O que é Webphone?

Webphone significa, como o próprio nome diz, telefone web. Em outras palavras, trata-se da tecnologia que faz e recebe ligações 100% pela internet por meio da nuvem e sem a necessidade de utilizar um aparelho de telefone convencional.

Além disso, por ser em nuvem, o webphone não necessita instalar nenhum aplicativo ou software no dispositivo que fará as ligações – embora isso também seja possível, por meio dos softphones. Basta entrar no navegador, acessar o login da conta e ter acesso à interface das ligações. 

Como funciona um Webphone?

Existem duas tecnologias por trás do funcionamento de um webphone:

  • WebRTC (Web Real-Time Communications): permite que seja possível realizar chamadas de áudio e vídeo entre dois navegadores web ou entre um navegador e outro dispositivo telefônico (e ramal), sem que nenhum deles precise instalar plugin, software ou aplicativo;
  • Voip (Voice Over Internet Protocol): tecnologia que permite que a comunicação seja feita 100% pela internet, sem a necessidade de instalar linhas analógicas de telefone. É possível ligar e receber ligações de números fixos e móveis totalmente pela internet. 

Como já dissemos, na prática, o webphone funciona assim: 

  1. a pessoa entra no navegador web instalado em seu dispositivo (computador, smartphone ou tablet), que pode ser, por exemplo, Chrome, Firefox ou Opera;
  2. em seguida, digita o endereço de uma página que fornece webphone;
  3. faz o login (ou o cadastro pela primeira vez);
  4. acessa a interface do sistema: o teclado para a discagem dos números e outras ferramentas para efetuar as ligações. 

Simples, prático e automatizado!

Saiba mais: Como fazer prospecção de clientes pelo telefone.

Quais as vantagens do Webphone para empresas?

Confira alguns benefícios que o investimento na telefonia em nuvem proporciona aos negócios:

Praticidade e produtividade

A sua equipe de atendimento pode continuar executando outras tarefas no computador enquanto mantém o ramal do telefone ativo. 

Isso facilita muito, inclusive, o próprio atendimento, já que enquanto a equipe conversa com o cliente ou fornecedor, ela consegue acessar seus dados e histórico no CRM e outros softwares de gestão.

Integração com PABX Virtual

O número de telefone via web pode ser integrado ao PABX Virtual, que também funciona em nuvem.

Para relembrar, o PABX é o sistema que divide o mesmo número de telefone em diferentes ramais, além de oferecer vários recursos, como: URA (menu de autoatendimento), espera telefônica personalizada, correio de voz, redirecionamento de chamadas, etc. 

Mobilidade

Já que no Webphone você não precisa instalar nenhum app ou software, você acessa a interface do sistema de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. 

Essa mobilidade é perfeita para colaboradores em home office ou que trabalham em funções externas, por exemplo.

Baixo custo

Além das ligações entre os ramais virtuais serem totalmente gratuitas, no webphone o custo das ligações locais e interurbanas pode representar até 60% menos do que na telefonia analógica. E você continua fazendo as ligações para fixos e móveis diretamente do seu dispositivo de acesso à internet. 

Leia também: Saiba mais sobre a exigência do Código 0303 para serviços de telemarketing

Como instalar um Webphone na empresa?

Lembre-se: o Webphone é a interface e uma página da web que permite que você disque os números para ligar ou receber ligações.

Portanto, para que isso seja possível, você também precisará dos seguintes itens:

  • uma internet de qualidade;
  • um headset (fone de ouvido com microfone embutido) – opcional, para dar ainda mais agilidade ao atendimento, já que libera as mãos dos atendentes;
  • um número Voip e uma conta Voip ativa. 

Aliás, o coração do sistema de telefonia em nuvem funciona por meio do Voip. Quer testar gratuitamente a qualidade da tecnologia Voip aqui da FaleMais? Então acesse agora mesmo a nossa plataforma de teste grátis e experimente!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!