Código 0303: entenda o que é e como funciona

Já está em vigor a chamada Lei do Telemarketing, que estabelece a inclusão do código 0303 em todas as ligações deste setor.

Esse fato tem gerado algumas dúvidas em empresas que trabalham com vendas pelo telefone, conhecidas como telemarketing ativo.

Afinal, todas elas estão obrigadas a incluírem esse código em seus números de atendimento? Isso significa que as empresas que trabalham com telemarketing serão prejudicadas? O que fazer para se adequar à lei?

Confira todos os detalhes neste post.

O que é o código 0303?

Criado em 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ato nº 10.413/2021, conhecido como Lei do Telemarketing, está em vigor.

Ele define, entre outras medidas, a inclusão obrigatória do código 0303 em todas as ligações de telemarketing ativo, sendo que as redes de telecomunicações deverão providenciar a identificação do prefixo de forma clara no visor do aparelho de telefone dos usuários.

É importante lembrar que o telemarketing ativo é o oferecimento de produtos e serviços por telefone, sejam eles feitos ao vivo ou previamente gravados por mensagens.

Dessa maneira, cria-se um padrão para que as pessoas consigam identificar, imediatamente, se uma ligação se trata de um telemarketing, evitando chamadas indesejadas.

Quais empresas precisam adotar o prefixo 0303?

Todas as empresas que prestam um serviço de telemarketing ativo, ou seja, que oferecem produtos e serviços por telefone, estão obrigadas a adotar o código 0303.

Exemplos de empresas que devem adotar o prefixo são:

– Empresas que oferecem produtos por telefone;
– Empresas que oferecem serviços por telefone, incluindo serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos – bancários, consignados, etc.;
– Empresas que fazem prospecção ativa de clientes (pré-vendas).

Por outro lado, não estão obrigadas a adotar o código 0303:

– Entidades sem fins lucrativos em busca de doações;
– Empresas de cobrança de dívidas;
– Empresas que realizam pesquisas para órgãos privados e públicos (SUS, IBGE, etc).;
– Retorno de ligações comerciais.

Como funciona na prática o código 0303?

Com o código 0303, o novo formato dos números de telemarketing ativo contará com 11 dígitos e ficará assim:

0303 + sete dígitos do número da empresa

Portanto, sempre que a empresa que fará o telemarketing ativo ligar para um cliente ou prospect, o prefixo 0303 aparecerá na frente dos demais números de contato.

Vale lembrar que esse formato não inclui o DDD, como já ocorre com as ligações com o prefixo 0800.

Além disso, estamos falando de um prefixo específico para telemarketing ativo e, por isso, o número não recebe ligações.

É obrigatório que o código 0303 apareça no identificador de chamados dos usuários. Assim, eles podem atender já sabendo que se trata de telemarketing ou podem bloquear a chamada.

A empresa que descumprir a inclusão do prefixo está sujeita a advertência, multas e outras sanções, como a suspensão temporária do número.

As empresas de telemarketing ficam prejudicadas com o código 0303?

As empresas que fazem um mal telemarketing sim – elas ficarão prejudicadas. Empresas que não respeitam a decisão do cliente de não mais receber ligações de televendas – e ainda assim, insistem nas chamadas, são bons exemplos de empresas que serão prejudicadas.

Já até abordamos este assunto do televendas aqui no blog. Ele continua sendo eficaz, porém, é necessário se adequar aos novos tempos.

Os novos tempos pedem um planejamento melhor das vendas e, ainda, uma jornada do cliente melhor construída.

Os clientes que receberão o contato da equipe de vendas para um telemarketing ativo são aqueles já qualificados (ou seja, que demonstram interesse) – e que sabem que a sua empresa pode entrar em contato.

Outro fato que mostra que as empresas que se preocupam com um bom telemarketing não devem se preocupar com a inserção do código 0303 é este: agora, os usuários identificarão rapidamente do que se trata a chamada antes de atenderem. Ou seja, ao atenderem, eles serão mais receptivos às ofertas das empresas.

Em outras palavras, se cai o número de pessoas que atendem ao telemarketing, aumentam as chances de converter as ligações em vendas.

Como incluir o código 0303 nas ligações de telemarketing?

O código 0303 deve ser adquirido da mesma forma que um número 0800. Caso a empresa simplesmente adicione o prefixo sem o procedimento de aquisição, ocorrerá um erro pelo padrão STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) e a ligação não será completada.

Primeiramente, a empresa precisa reservar o número com o prefixo 0303 no portal nSAPN (Sistema de Administração do Plano de Numeração).

É importante dizer que a aquisição do prefixo 0303 está limitada a 1 (um) número por CNPJ. Se a empresa possuir filiais, ela pode ter até 20 números atribuídos ao prefixo adquirido – o que, em outras palavras, ficará 1 número para a matriz e 19 atribuições do mesmo número para as filiais.

Feita a reserva do número com o código 0303, a empresa precisará contratar o encaminhamento de seu novo número a uma prestadora de serviços de telecomunicações, como aqui na FaleMais.

Quer uma dica de ouro? Aqui na FaleMais, podemos ajudar você em todos esses procedimentos, caso você deseje adquirir o seu número específico para telemarketing com todas as vantagens que só a tecnologia Voip oferecem.

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe agora mesmo!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!