4003 e 4004: qual a diferença para o 0800

Empresária pensativa: 4003 ou 4004

Dos prefixos de números especiais existentes no Brasil – ou seja, que têm políticas de cobrança específicas – os números 4003 e 4004 vêm se destacando. Mas será que vale a pena utilizá-los na empresa?

Hoje você vai descobrir as principais diferenças entre eles e os demais números – incluindo o famoso 0800. Qual será a melhor opção em termos de economia e prestação de um bom atendimento ao cliente?

O que são os números 4003 e 4004?

Os números 4003 e 4004 carregam a nomenclatura de Número Único Nacional (NUN). Os dois cumprem o mesmo objetivo: possibilitar o atendimento de ligações em todo o território nacional, sendo que os custos das chamadas recebidas são divididos entre a empresa e o cliente.

Portanto, os números 4003 e 4004 são muito utilizados por empresas que querem prestar um atendimento telefônico mais profissional, mas não querem arcar sozinhos pelos custos das ligações (como ocorre com o número 0800). Nesse caso, o valor das chamadas é o mesmo que uma ligação local, o que ajuda na economia da empresa.

O problema é que atualmente não há mais a possibilidade de adquirir um número 4004, pois ele está esgotado no Brasil por não permitir mais combinações possíveis. Foi aí que a Embratel disponibilizou os números 4003 e 3003, que cumprem as mesmas funções e funcionarão exatamente como o 4004. 

O que são os números 0300, 0500 e 0900?

Bom, já que estamos falando sobre as características dos números 4003 e 4004, vamos explicar brevemente o que significam os demais números especiais existentes no Brasil.

Número 0300

O 0300 foi criado para ser uma tarifa única nacional. Isso significa que, independentemente do horário, do local e do destino da ligação, o valor a ser pago pelo minuto da chamada é o mesmo em todo o Brasil. 

Nesse caso, o valor arrecadado com o número 0300 não vai para a empresa, mas para a prestadora do chamado Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Por isso, os valores de cada ligação devem ser divulgados para a empresa e para os clientes. 

Vale lembrar que a liberação do número 0300 foi suspensa pela Anatel. 

Número 0500

Assim como os números 4003 e 4004, o número 0500 é muito utilizado aqui no Brasil. Trata-se de número específico para doação a instituições de utilidade pública – como é o caso da Unicef, durante as ações do Criança Esperança.

O custo das ligações é estabelecido pela Anatel, tendo valores diferentes para chamadas originadas de telefone fixo e telefone móvel. Nos dois casos, o valor da ligação é pago junto aos valores doados. 

Número 0900

O número 0900 foi muito popular nos anos 1990 e início dos anos 2000; eles ficaram conhecidos como “disque alguma coisa”, utilizado por empresas que comercializavam serviços, como bate-papo, amizade, jogos, serviços esotéricos, etc. 

Na prática, trata-se de um número utilizado pelo Serviço de Valor Adicionado (SVA), ou seja, o usuário paga pela ligação e também pelo serviço oferecido. Caso não haja pagamento, o cliente pode ter a linha de telefônica cancelada ou bloqueada.

Qual utilizar na empresa: 4003 ou 0800?

Bom, até agora entendemos que, entre os número 4003 e 4004, é a primeira opção que continua sendo oferecida às empresas, assim como o prefixo 3003. Mas e quanto ao número 0800? Será que ele é a melhor opção entre todas as demais?

O número 0800 tem se tornado cada vez mais acessíveis às pequenas e médias empresas graças à tecnologia Voip, o que na prática torna o número virtual, ou seja, sem a necessidade de contratar uma linha analógica. 

Nesse caso, o número 0800 é a melhor opção para empresas que desejam oferecer um serviço de atendimento ao cliente, onde seus usuários não precisam arcar com os custos das chamadas. Isso traz muitas vantagens aos negócios, pois aumenta a satisfação e a experiência do cliente com a sua marca. 

Além disso, o Voip também proporcionou outra substituição aos números 4003 e 4004: o número DID, que é um número virtual que transforma o custo de determinado DDD em uma chamada local.

Bom, agora que já estão esclarecidas todas as diferenças entre os números 4003 e 4004, está na hora de você entender a diferença entre o número 0800 e o 0800 Voip. Aliás, já adiantamos: a segunda opção certamente é a melhor para a economia da sua empresa e a satisfação dos seus clientes. 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!