Voip PABX: veja como a tecnologia Voip faz sentido para sua empresa

Voip PABX

À medida que a empresa vai crescendo, a praticidade e a facilidade de comunicação entre os setores e entre as filiais precisam ser prioridades. E é aí que entre o chamado Voip PABX.

Se você ainda não conhece todos os benefícios dessa tecnologia, então separe alguns minutinhos para entender como essa ferramenta fará todo sentido em seu negócio.

O que é Voip PABX?

Para entender o que é o Voip PABX, vamos separar esses dois termos.

Em primeiro lugar, o Voip é uma tecnologia que utiliza a internet para fazer e receber as ligações, substituindo o sistema analógico de telefone. 

Desse modo, esse sistema torna-se bem mais vantajoso para as empresas, já que é possível realizar uma chamada telefônica via dispositivos com acesso à internet, como computadores, notebooks, smartphones, tablets, e, ainda, aparelhos de telefone com adaptadores ATA.

Isso se traduz em mobilidade e praticidade – mas essas vantagens são ainda melhores com a presença do PABX.

Também chamado de PABX Virtual, o Voip PABX substitui o aparelho de PABX analógico. Na prática, essa nova tecnologia funciona em nuvem e apresenta as mesmas funções: distribuir os ramais na empresa e interligar diferentes aparelhos a uma central unificada.

Na prática, com o PABX, a empresa não precisa mais ter vários contratos de diferentes linhas telefônicas, já que o sistema interliga uma única linha e a redistribui a todos os seus ramais.

Então, o Voip PABX permite que as ligações Voip sejam feitas e recebidas de forma simultânea e por todos os setores da empresa, como vendas, SAC, TI, administrativo, financeiro, diretoria, RH, além das demais filiais da empresa. 

Quais são as vantagens do Voip PABX para as empresas?

Para início de conversa, é preciso dizer que o Voip PABX é mais do que um simples sistema de distribuição de chamadas entre ramais. Ele também proporciona uma série de recursos para o atendimento telefônico, tais como:

  • transbordo de chamadas (encaminhamento para outro ramal, caso o ramal principal esteja ocupado no momento);
  • mensagem personalizada no início da ligação;
  • URA integrada (menu automático de ligações, que permite ao usuário escolher qual ramal deseja falar);
  • gravação de chamadas;
  • possibilidade de segmentar a numeração para os ramais, facilitando a gestão deles, principalmente quando a empresa tem filiais.

Portanto, eis as vantagens do Voip PABX para a empresa e suas filiais:

  • Diminuição das despesas com telefonia, já que o custo das ligações Voip é mais barato que o da telefonia analógica – aliás, as ligações entre ramais com Voip é totalmente gratuito.
  • Aumento da produtividade da equipe e otimização da comunicação interna, já que todos podem resolver assuntos simples rapidamente por meio de uma ligação entre os ramais.
  •  Criação de ramal próprio para os funcionários que trabalham de forma remota, mantendo a comunicação estreita entre eles e a empresa.
  • Como o Voip PABX funciona em nuvem, a empresa também economiza em espaço e também custos de manutenção – tão comuns em equipamentos analógicos.
  • Se as filiais da empresa estão em outro Estado (ou seja, com um DDD diferente), dependendo da conta Voip escolhida, ela tem acesso a um número virtual, tornando chamadas interurbanas com o custo de chamadas locais.
  • A equipe consegue realizar rápidas reuniões por meio de videochamadas.
  • O Voip PABX também facilita no acompanhamento de métricas importantes para aperfeiçoar o atendimento telefônico da empresa.
  • Com o sistema, também é possível inserir uma pesquisa de satisfação do cliente no final de cada ligação – o que é essencial para a empresa sempre melhorar o atendimento de acordo com as sugestões e avaliações de seus clientes. Saiba aqui a importância de uma pesquisa de satisfação

Pabx e Voip: por que utilizar esses dois sistemas de forma integrada?

1. Porque o Voip deixa a ligação telefônica mais barata

O Voip é a tecnologia que transforma a voz em dados em endereços de IP. Ou seja, você fala e ouve totalmente pela internet. O Skype e as chamadas de áudio do WhatsApp são bons exemplos disso.

Mas muita gente não sabe é que o Voip também é mais barato de ser utilizado nas empresas. Aliás, o custo do minuto das ligações para telefones fixos e móveis pode ser até 70% menor em relação à telefonia analógica. 

Relembre aqui todos os detalhes sobre como funciona e as vantagens do Voip. 

2. Porque o PABX distribui as ligações em ramais e profissionaliza o atendimento

Se você já trabalha com PABX, já sabe a principal missão deste equipamento: distribuir uma única linha telefônica em vários ramais, que podem ser utilizados nos diversos departamentos da empresa.

Isso fez com que os empreendimentos economizassem muito, porque com um único aparelho, não foi mais necessário investir em várias linhas de telefone para suprir a demanda de atendimento. Basta um número, um PABX, vários ramais e pronto. 

Além disso, o PABX trouxe mais inovações aos negócios por conta de uma série de funcionalidades que profissionalizam o atendimento telefônico e melhoram a gestão do call center, tais como:

  • gravação de chamadas;
  • URA (Unidade de Resposta Audível), que é aquele menu automático de atendimento no início das ligações;
  • espera personalizada;
  • correio de voz;
  • transbordo de chamadas (quando o ramal principal estiver ocupado, a ligação é automaticamente transferida a outro ramal);

Conheça os tipos de PABX e como ele evoluiu com o tempo. 

3. Porque PABX e Voip juntos gera o PABX virtual

Com a evolução da internet banda larga, que proporcionou a melhor na qualidade das ligações Voip, o PABX aos poucos também foi evoluindo até chegar hoje em um modelo totalmente virtual.

Estamos falando do PABX virtual, que não requer mais a compra de um aparelho físico para interligar os telefones da empresa. Tudo é feito virtualmente, seja por meio de um hardware no computador ou pelo PABX em nuvem, bem no sistema Software as a Service (SaaS), que sequer ocupa espaço em seu equipamento.

Todos os recursos do PABX físico são aproveitados na modalidade virtual, e de forma ainda melhor: com um áudio digital de mais qualidade – e você sabe que problemas de áudio prejudicam bastante a experiência do cliente durante o atendimento, não é mesmo?

Nesse caso, PABX e Voip formam uma dupla imbatível e ajudam, por fim, a gerarem outra vantagem para as empresas.

Bom, agora que você consegue visualizar todos os benefícios técnicos e prático que um Voip PABX pode proporcionar pelo seu negócio, está na hora de falarmos sobre como ter acesso aos melhores planos: através da FaleMais.

Por isso, separamos 5 motivos para você contratar os serviços Voip da FaleMais. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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