Entenda o funcionamento e as diferenças entre VoIP e SIP

relação entre VoIP e SIP.

Quando se deparam com as siglas Voip e SIP na hora de definirem os canais de atendimento ao cliente, muitas empresas ficam em dúvida quanto aos seus significados. 

Enquanto o Voip é a tecnologia que permite ligações realizadas totalmente pela internet, é justamente a tecnologia SIP a responsável por tornar isso possível. 

Portanto, continue lendo o artigo para entender as diferenças, como elas funcionam e como elas influenciam no aumento da performance no atendimento de sua empresa!

O que é Voip?

Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de IP. É a tecnologia que permite que você faça e receba ligações em áudio ou vídeo totalmente pela internet, sem a necessidade de uma linha analógica de telefone.

Uma ligação de áudio pelo WhatsApp ou pelo Skype são exemplos do Voip em pleno funcionamento. 

Em planos empresariais, o Voip também permite que a empresa tenha vários ramais divididos por meio de um PABX que funciona em nuvem. Com ele, é possível acessar vários recursos para otimizar o atendimento telefônico, tais como:

Ggravação de chamadas: não perca conversas importantes;
URAs e menus: o cliente escolhe o departamento para falar;
Espera personalizada: enquanto espera, o cliente ouve música;
Horários de atendimento: configure os horários de trabalho;
Relatórios de ligações: controle total em tempo real;
Transferência: transfira ligações para qualquer ramal;
Sala de conferência: faça reuniões por telefone;
Siga-me e Redirecionamentos: atenda ligações no seu celular;

Integração com CRM: para agilizar o atendimento.

Agora, vamos entender melhor o que é Voip e SIP. Continue a leitura!

O que é SIP?

SIP é a sigla de Session Initiation Protocol, traduzido como Protocolo de Iniciação de Sessão. Como já dissemos no início do post, trata-se da tecnologia que está por trás de todo o sistema que possibilita a comunicação por áudio e vídeo em todo o tipo de mídia pela internet.

Isso quer dizer que o protocolo SIP é o responsável pela telefonia Voip também! Voip e SIP, portanto, são inseparáveis

O SIP é um protocolo de código aberto, ou seja, livre para ser utilizado, modificado e distribuído por qualquer indivíduo.

Mas o que é esse protocolo? Na prática, o SIP é o “caminho” que leva a comunicação via Voip através da internet. 

Portanto, se você quer investir em Voip, o protocolo SIP também vem “no pacote”.

Como funciona Voip e SIP?

Vimos que o Voip só funciona por meio da tecnologia SIP. Ou seja, Voip e SIP são interligados. O SIP é o que abre o caminho e permite a comunicação via áudio e/ou vídeo pela internet.

E por ser pela internet, o protocolo SIP baseia-se na tecnologia HTTP – essa mesma, a responsável por abrir as páginas web quando digitamos o endereço do site (htttp://www…).

E é justamente por isso que o Voip funciona em nuvem: basta você acessar uma página específica da web em seu navegador (ou baixar um app ou software no dispositivo) para ter acesso à interface da comunicação, que inclui o discador das chamadas e o histórico das ligações.

No Voip, você pode se comunicar por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), computadores (desktops e notebooks), por telefones IP (que já vem com a tecnologia integrada) e até mesmo por telefones analógicos (nesse caso, basta adquirir um adaptador chamado ATA). 

Por isso, as tecnologias Voip e SIP revolucionaram a comunicação tanto pessoal quanto corporativa. Hoje, é possível que uma empresa consiga ter mobilidade, agilidade, otimização e redução de custos com esses dois sistemas.

Leia também: Confira as principais vantagens da telefonia em nuvem.

Como começar a utilizar Voip e SIP na empresa?

O primeiro passo para investir em Voip e SIP para o atendimento telefônico da sua empresa é se certificar de que você possui os seguintes equipamentos:

internet;
dispositivos para as ligações.

Só isso? Por enquanto, sim! Depois, basta adquirir uma conta Voip com PABX Virtual de acordo com a sua demanda.

É com o plano Voip que você poderá baixar um app/software ou acessar a página web para ter acesso à interface do sistema de telefonia em nuvem, além de possibilitar a divisão do número Voip e vários ramais por meio da PABX.

Ah, e um detalhe: a ligação entre os ramais Voip é totalmente gratuita! É por isso que as tecnologias Voip e SIP são ideais para empresas que possuem filiais, trabalhadores remotos ou vendedores externos. Todos se comunicam entre si gratuitamente.

Gostou? Então que tal conferir gratuitamente (e sem compromisso) como funciona a telefonia Voip na prática? Acesse o teste grátis da FaleMais e confira a qualidade dessa tecnologia! 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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